Gerenciamento de Projetos e MPS.BR - Parte 01
Adriano Cláudio Costa Campos
Aluno do curso de Ciência da Computação do Instituto Metodista Bennett
E-mail: adriano.campos10@gmail.com
Jhonatan Boarim
Aluno do curso de Ciência da Computação do Instituto Metodista Bennett
E-mail: jboarim@gmail.com
Resumo
Estudo panorâmico sobre os principais aspectos da atividade de gerência de projetos, apontando como estas atividades são abordadas pelo modelo de Melhoria do Processo de Software Brasileiro - MPS.BR.
Introdução
As mudanças que estão ocorrendo nos ambientes de negócios têm motivado as empresas a modificar suas estruturas organizacionais e processos produtivos, saindo da visão tradicional baseada em áreas funcionais em direção a redes de processos centrados no cliente. A competitividade depende, cada vez mais, do estabelecimento de conexões entre estes processos, criando elos essenciais nas cadeias produtivas. Alcançar competitividade pela qualidade, para as empresas de software, implica tanto na melhoria da qualidade dos produtos de software e serviços correlatos, como dos processos de produção e distribuição de software. Desta forma, assim como para outros setores, qualidade é fator crítico de sucesso para a indústria de software. O presente trabalho apresenta a importância da atividade de gerenciamento de projetos dentro do processo de produção de software, contribuindo para a melhoria do produto final entregue ao cliente. Apresenta também uma noção introdutória de como o modelo de Melhoria do Processo de Software Brasileiro - MPS.BR aborda esta atividade dentro de sua proposta de trabalho.
Gerenciamento de Projetos
Um projeto é definido como um esforço temporário (com data de início e término bem definidos), em prol da criação de um serviço ou produto jamais produzido antes, para o atendimento às necessidades de um ou mais clientes em um prazo limitado. Além disso, deve possuir meios de aferir se suas metas e objetivos foram alcançados.
O gerenciamento de projetos caracteriza-se por um conjunto de práticas que visam controlar e coordenar as atividades inerentes a um projeto, buscando garantir a entrega do resultado esperado pelo cliente, de acordo com o prazo e escopo acordados e visando o maior nível de qualidade possível. Segundo HELDMAN (2005) a gerência de projetos consiste em um “Método de atender aos requisitos de projeto para a satisfação do cliente por meio de planejamento, execução, monitoração e controle dos resultados do projeto.”
O PMI - Project Management Institute - foi fundado em 1969 com o intuito de definir padrões de práticas de gerenciamentos de projetos para os mais diversos ramos de atividades. O PMI consolidou-se como a instituição de referência quando o tema é gerenciamento de projetos, ao definir as normas técnicas relacionadas ao assunto em todas as partes do mundo.
O Gerente de Projetos é o elemento articulador do processo de gerenciamento de projetos. Para desempenhar esta atividade é preciso possuir ou desenvolver algumas habilidades importantes como liderança, boa comunicação pessoal e saber conviver com riscos e incertezas.
Cada uma das etapas de um processo de gerenciamento de projeto possui atividades bem definidas que têm como saída esperada a geração de alguns documentos (artefatos). Estes documentos são de suma importância para bom andamento do processo de gerência e para o projeto em si, pois eles nortearão o curso do projeto, de acordo com: as metas e objetivos estabelecidos (Termo de abertura do projeto), os prazos acertados (cronograma), as restrições encontradas (Declaração de escopo do projeto), os riscos identificados (Matriz de Probabilidade e Impacto), etc.
Empresas do ramo de construção de software têm adequado sua estrutura organizacional, para que possam operar com maior aderência a processos que garantam maior qualidade de seus produtos, como é o caso da adoção da gerência de projetos na concepção de seus nossos produtos.
MPS.BR
Para que o Brasil possua um setor de software competitivo, nacional e internacionalmente, é essencial que os empreendedores do setor coloquem a reconhecida eficiência e a eficácia da utilização de processos em foco nas suas empresas, visando à oferta de produtos de software e de serviços, de acordo com padrões internacionais de qualidade.
Neste contexto surge o MPS.BR, modelo construído pela Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SOFTEX , que como o próprio nome sugere, trabalha para a melhoria do processo de produção de software brasileiro.
O foco principal, embora não exclusivo, do MPS.BR, está no grupo de empresas formado, em geral, pela grande massa de micro, pequenas e médias empresas de software brasileiras, com poucos recursos e que necessitam melhorar radicalmente seus processos de software em 1 ou 2 anos (SOFTEX, 2007). O intuito é que o modelo seja adequado ao perfil de empresas com diferentes tamanhos e características, sejam elas públicas ou privadas, de portes variados e que o mesmo seja compatível com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente.
Além disso, tem como pressuposto o aproveitamento de toda a competência existente nos padrões e modelos de melhoria de processo já disponíveis. Dessa forma, ele tem como base requisitos definidos nos modelos de melhoria de processo.
O MPS.BR visa atender a necessidade de implantar os princípios de Engenharia de Software de forma adequada ao contexto das empresas brasileiras, sendo compatível com as principais abordagens internacionais para definição, avaliação e melhoria de processos de software, melhoria da qualidade e construção de produtos de software e serviços correlatos, baseando-se nos conceitos de maturidade e capacidade destes processos.
O MPS.BR possui três componentes (SOFTEX, 2007):
· Modelo de Referência (MR-MPS);
· Método de Avaliação (MA-MPS);
· Modelo de Negócio (MN-MPS).