A Linguagem C foi inventada e foi implementada no inicio dos anos 70 por Dennis Ritchie em um DEC PDP-11, usando o Sistema Operacional UNIX.

A linguagem C é o resultado do processo de desenvolvimento iniciado com outra linguagem, chamada BCPL, desenvolvida por Martin Richards. Esta linguagem influenciou a linguagem inventada por Ken Thompson, chamada linguagem B.

Sendo assim a linguagem C é a evolução da linguagem B.

A linguagem C se tornou uma das linguagens de programação mais utilizada, por ser flexível e ainda poderosa, sendo que ela é a responsável pela criação de alguns software famosos e a base de outros como jogos.

A linguagem C encontra seus limites quando o tamanho de um projeto ultrapassa certo ponto de 25.000 a 100.00 linhas de código. Para a solução desse problema em 1980 um estudioso chamado Bjarne Stroustrup acrescentando varias intenções na linguagem C deu origem à nova linguagem que se chamava inicialmente “C com classes”, e por volta dos anos 1983 o nome foi mudado para linguagem C++.

Mais a evolução do C++ não parou com o Bjarne Stroustrup, muitas foram as implementações, até tornarem a linguagem C++ uma linguagem que suporta Programação Orientada a Objetos. As inspirações relacionadas acima deve através de outra linguagem de programação chamada Simula67.

Atualmente a linguagem C / C++ é utilizada nas faculdades de Sistema de Informação e Ciência da Programação em aulas de Lógica de Programação e Estrutura de dados.

OBS: Nas faculdades ainda ensina-se o básico da linguagem e não todo o potencial que ela pode nos oferecer referente à criação de sistemas e de projetos.

Programas Utilizados

Bom existe na internet alguns programas que são utilizados para criar as linhas de códigos e compilar os mesmo tornando em executáveis as aplicações.

DevC++: Hoje mais utilizado pelas pessoas que estão aprendendo a linguagem e alguns mais avançados utilizam também. Lembrando que esse programa tem algumas limitações quanto ao uso integral da linguagem.

Visual Studio: Ferramenta mais completa para utilizar para o desenvolvimento de aplicações em C e C++, sendo que tem a parte de console para desenvolvimento e a porte visual. Com essa ferramenta também tem como utilizar Banco de dados para utilização da Linguagem da Programação C.

C Builder: Também ótima ferramenta para desenvolvimente de aplicações visuais.

Existem outras ferramentas que podem ser utilizadas, mais acima relacionei as mais comuns de se utilizar.

Esqueleto de um programa em C


/* Inicio do Programa, tem que declarar as Bibliotecas*/
#include<iostream.h>

int a_global /* Declaração de variáveis Globais*/
/*Declaração de funções e procedimentos caso se tiver*/

int main() /*Declaração da função principal, é sempre necessário*/
{
    float num1; /*Variáveis locais*/
    
    /*Comando*/
}

A história é maior que isso que foi escrito, mais se formos realmente falar sobre C/C++ seria em torno de uns 20 artigos pois tem muita informação sobre o mesmo.

Foi uma prévia de como é o C e por que houve a evolução do mesmo e o que ele é hoje.

Até a Próxima.