Importando arquivos texto para o SQL Server 2000

Paulo Sérgio Pereira

 

Neste artigo vou mostrar como importar dados contidos em arquivos texto para o SQL Server 2000. Este tipo de importação é muito útil principalmente na integração entre sistemas diferentes já que os arquivos texto são compatível com qualquer plataforma/sistema. Para fazer a importação utilizamos um utilitário do SQL Server chamado DTS (Data Transformation Services). Veja na figura 1 como carregar este utilitário.

 

12-09pic01.JPG 

Figura 1 – Carregando o DTS

 

12-09pic02.JPG 

Figura 2 – Janela de apresentação do DTS

Para exemplificar o uso deste utilitário montei um arquivo texto simples com 4 colunas (Código do Cliente, Nome, Data, Tipo). Na figura 3 você pode ver este arquivo. Vou agora descrever as colunas contidas no arquivo, veja a tabela 1.

 

 

Coluna

Inicio

Final

Codigo

1

3

Nome

4

10

Data

11

20

Tipo

21

21

Tabela 1 – Descrição das colunas no arquivo

 

 

12-09pic03.JPG 

Figura 3 -  O arquivo texto a ser importado

 

 

Como diria Paulo Ribeiro vamos agora colocar a mão na massa e importar os dados para o nosso banco. Após a tela de apresentação do DTS você terá a tela para seleção dos dados a serem importados, veja na figura 4 a seleção do Data Source, no nosso caso devemos escolher a opção Text File. Na figura 5 você pode ver os nossos dados contidos no arquivo texto selecionado.

 

12-09pic04.JPG 

Figura 4 -  Selecionando tipo de dados a serem importados


12-09pic05.JPG 

Figura  5 – Os dados contidos no arquivo texto

 

Na figura 6 você pode ver a configuração dos dados a serem importados, observe a separação das colunas contidas no arquivo texto, veja que podemos colocar um separador na posição que quisermos.

Na figura 7 temos a seleção do servidor/banco de dados destino.

 

12-09pic06.JPG 

Figura  6 – Configurando os campos a serem importados


12-09pic07.JPG 

Figura 7 – Selecionando um servidor/banco de dados destino

 

Vamos agora a ultima fase da importação, definiremos o nome das colunas e os tipos de dados a serem importados. Na figura 8 devemos clicar no botão “...” que está na coluna “Transform”. Feito isso você verá que o SQL Server irá apresentar uma tela com as colunas a serem importadas e seus devidos tipos de dados, veja a figura 9.

 

12-09pic08.JPG 

Figura  8 –  Configurando a ultima fase da importação


12-09pic09.JPG 

Figura  9 –  Mapeando as colunas a serem importadas

 

Na figura 9 podemos ver a sugestão dos nomes e tipos de dados do SQL Server. Nesta janela podemos selecionar algumas opções de importação, vamos escolher a opção “Drop and recreate destination table”, esta opção ira fazer o drop antes de importar os dados caso a tabela já exista. Para os casos onde você vai importar dados para uma tabela já existente você deveria selecionar a opção  “Append rows to destination table”. Configure agora as colunas e os tipos de dados a serem importadas conforme a figura 10.

 

12-09pic10.JPG 

Figura  10 – Configurando as colunas a serem importadas

Agora estamos prontos para efetuar a importação dos dados. Clique no botão “OK” apresentado na figura 10. Na figura 11 você pode perceber que esta importação de dados pode ser agendada para ser executada posteriormente. Vamos executar já selecionando a opção “Run immediately”. Na figura 12 você pode ver que a importação  foi executada com sucesso.

 

 

12-09pic11.JPG 

Figura  11 – Configurando a tarefa para executar imediatamente

 

 

12-09pic12.JPG 

Figura  12 – Importação executada com sucesso

 

Vamos agora ver o resultado da importação pelo query Analyser, veja na figura 13 a query executada, você pode perceber que a importação foi feita com sucesso verificando o conteúdo da tabela.

 

12-09pic13.JPG  

Figura  13 – Verificando a tabela importada pelo Query Analyser

 

 

Conclusão: Apresentei neste artigo como importar dados contidos em arquivos texto para seu banco de dados SQL Server, este tipo de importação é muito útil em casos de integração de sistemas que rodem em plataformas diferentes ou utilizem bancos de dados diferentes. Os arquivos texto sempre foram utilizados nestes casos. Qualquer dúvida você pode me escrever. Até a próxima.