Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

Apresenta a integração do sistema de controle de mudanças Trac e com o sistema de controle de versão Subversion (SVN).


Para que serve:

Exemplificar ao leitor como é feita a integração do Trac com o SVN, mostrando os passos para essa configuração.


Em que situação o tema é útil:

Durante o processo de desenvolvimento de um projeto, no qual há necessidade de controlar suas etapas, mudanças e sugestões, obtendo um detalhamento completo de suas versões.

Autores: Daves Marcio Silva Martins, Tadeu Moreira de Classe, Eduardo Leandro Pinto Dornelas e Guilherme de Jorge Palmeira

Controlar mudanças em projetos como inserções, alterações de código fonte e exclusões de documentos, é uma tarefa difícil devido ao grande volume de informação e complexidade de softwares que o mercado vem exigindo às empresas.

Muitas soluções para essas dificuldades foram desenvolvidas ao longo dos anos, como o CVS (Concurrent Version System - Sistemas de Versões Concorrentes) o qual permite o versionamento de projetos. Esses projetos, então armazenados em servidores, são utilizados por clientes que se conectam e copiam todo o conteúdo para as suas máquinas a fim de realizarem alterações ou melhorias.

Tudo evolui e com o CVS não foi diferente. Este abriu espaço para o SVN (Subversion), que trabalha da mesma forma que o anterior, porém, com diversas correções e melhorias.

Com a evolução tecnológica, existe também a necessidade de controlar as mudanças ocorridas durante o desenvolvimento de um projeto. Para essa gerência de mudanças existem diversas ferramentas como Mantis, Bugzilla, Trac (foco deste artigo), dentre outros. Esses softwares permitem a criação e o gerenciamento de tarefas que podem ser correção de defeitos, implementação de melhorias, e/ou implementação de novas funcionalidades.

Assim, esses sistemas permitem um registro da evolução do projeto bem como permitem um controle de mudanças ocorridas ao longo das versões do sistema. É importante atentar para o fato de que estes programas tendem a se tornar ainda mais úteis quando conseguem ser integrados aos sistemas de controle de versão, pois assim, há o controle das versões, alterações e melhorias de todo o projeto.

Softwares de controle de mudança de projetos ajudam na melhoria da qualidade do produto por permitirem manter um registro de toda mudança ocorrida, acompanhando a evolução do projeto e documentando o que é realizado através da participação da equipe de desenvolvimento. Neste sentido, este artigo apresenta a integração do sistema de controle de mudanças Trac e com o sistema de controle de versão Subversion (SVN).

O Subversion (SVN)

O Subversion é um sistema de controle de versão de código aberto que surgiu para competir com o CVS, mantendo a metodologia existente, porém corrigindo erros e falhas. O sistema faz a gerência de arquivos e diretórios, juntamente com as modificações realizadas, permitindo que um usuário recupere versões antigas de dados ou apenas visualize e se informe a partir de um histórico de atualizações.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo