Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo

Este artigo apresenta os fundamentos da arquitetura de software. São descritos a importância e o papel da arquitetura de software no processo de desenvolvimento.


Para que serve

No contexto do desenvolvimento de software, ao se analisar os requisitos visando a construção de um software várias soluções computacionais podem ser definidas para atender a esses requisitos, mas uma análise deve ser feita para definir a mais adequada ao contexto de desenvolvimento da aplicação. Para se representar essas soluções, a arquitetura de software é uma das abordagens que podem ser usadas.


Em que situação o tema é útil

No entendimento dos fundamentos da arquitetura de software. Conhecimento este fundamental na elaboração da arquitetura de aplicações em projetos reais.

Quando tentamos solucionar um problema, é possível identificar diversas soluções que poderiam ser utilizadas visando resolvê-lo. Contudo, outros fatores como custo e eficiência influenciam na escolha da solução a ser adotada. No contexto do desenvolvimento de software, o mesmo pode ser observado ao se analisar os requisitos visando a construção de um software: várias soluções computacionais podem ser definidas para atender a esses requisitos, mas uma análise deve ser feita para definir a mais adequada ao contexto de desenvolvimento da aplicação.

Para se representar essas soluções, a arquitetura de software é uma das abordagens que podem ser usadas. Com isso, para se obter a arquitetura (solução) mais adequada para atender aos requisitos do software (problema), uma avaliação dessa estrutura deve ser realizada.

A arquitetura consiste em um modelo de alto nível que possibilita um entendimento e uma análise mais fácil do software a ser desenvolvido. O uso de arquitetura para representar soluções de software foi incentivada principalmente por duas tendências (GARLAN e PERRY, 1995; KAZMAN, 2001): (1) o reconhecimento por parte dos projetistas que o uso de abstrações facilita a visualização e o entendimento de certas propriedades do software, e (2) a exploração cada vez maior de frameworks visando diminuir o esforço de construção de produtos através da integração de partes previamente desenvolvidas.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo