Por que eu devo ler este artigo:Este artigo é útil por apresentar os principais conceitos, na prática, da nova plataforma de desenvolvimento móvel da Linux, Samsung e parceria: o Tizen. Ao final deste estaremos aptos a configurar seu ambiente, entender como a arquitetura do framework é composta, localizar as funções do SDK e da IDE, bem como criar suas primeiras aplicações. Saberá também como distinguir entre código web (que são os tipos de aplicações mais criadas no Tizen), as principais APIs JavaScript que o mesmo faz uso; e código nativo (que se baseará nas linguagens C/C++). Além disso, aprenderemos a importar bibliotecas externas aos projetos Tizen, como o jQuery Mobile e o Phantom.js, incorporando assim mais funcionalidades e deixando suas aplicações ricas, flexíveis e responsivas. Também verá como prosseguir seus estudos para criar aplicativos focados em relógios ou TVs inteligentes, bem como demais dispositivos aceitos.

A Fundação Linux anunciou, em 2011, um projeto que promete ser revolucionário no universo de desenvolvimento móvel com enfoque geral não somente em aplicativos para smartphones e tablets, como também para quaisquer tipos de dispositivos móveis. A plataforma é moderna, poderosa, flexível e abraça os últimos padrões web, como HTML5 e tecnologias relacionadas, para fornecer a construção de aplicativos robustos, responsivos e adaptáveis.

O framework é totalmente open source, baseado em padrões e tem um ótimo suporte da comunidade. Com ele é possível criar aplicações totalmente web, totalmente nativas ou híbridas, com direito a comunicação direta com outros frameworks web como o jQuery Mobile, Phantom.js, etc. Além disso tudo, com o uso de gears é possível integrar os aplicativos ao ambiente Android, como uma forma de atingir a todos os públicos.

Neste artigo trataremos de expor as principais facetas do projeto, com alguns exemplos práticos, instalação e configuração, criação de emulador, bem como principais recursos do SDK e da IDE, os módulos básicos que vêm junto do arquivo de download. Veremos também implementações exemplo com código web e nativo (usando a linguagem C).

Arquitetura da Aplicação

Um dos princípios considerados quando da construção da arquitetura do Tizen foi disponibilizar a plataforma como um todo de forma livre e amigável para desenvolvedores web tanto quanto para desenvolvedores de sistemas embutidos, focando na adaptação da tecnologia aos diversos tipos de dispositivos passíveis de recebê-la. Ele consegue isso através de uma API nativa que fornece todos os benefícios para construir software para sistemas embedded em C e C++.

Existe três tipos primários de aplicativos que podem ser construídos no Tizen:

· Aplicações Nativas: são aplicações desenvolvidas de modo similar às tradicionais aplicações Linux usando C ou C++ (apesar da implementação ser bem diferente entre ambos os modos) e podem acessar recursos específicos e mais avançados do dispositivo como câmera, GPS e acelerômetro, por exemplo; como consequência ganha-se em configurações e funcionalidades mais avançadas.

· Aplicações Web: são essencialmente aplicações de websites armazenadas no seu dispositivo que são construídas usando linguagens web-nativas como HTML5/CSS e JavaScript. Elas usam o Tizen Web Framework para interagir com subsistemas nativas e o Kernel Linux. Consequentemente, são bem mais simples de desenvolver em relação às nativas, porém mais limitadas em funcionalidades.

· Aplicações Híbridas: como a maioria dos frameworks multiplataforma móveis, o Tizen também permite a criação de aplicações que usam ambos os modelos: nativas e web.

Veja na Figura 1 uma representação do modelo que detalhamos. Observe a forma como as APIs são divididas dentro da arquitetura geral da plataforma. Na parte de Subsistemas Nativos temos a representação dos principais recursos que o framework provê em detrimento do hardware e kernel do dispositivo.

Figura 1. Arquitetura da plataforma do Tizen.

Configuração do ambiente

O primeiro passo para ter nosso ambiente configurado é instalar o SDK (Software Development Kit) do Tizen na nossa máquina. Faremos uso da versão 2.3, a mais recente quando da escrita deste artigo. Para efetuar o download do arquivo .exe acesse o endereço disponibilizado na seção Links e clique na opção “Download Tizen 2.3 Rev3 SDK” ou o equivalente caso uma versão mais recente já exista (a página apresenta ainda uma segunda opção Wearable que veremos mais adiante). Após isso, a página habilitará as opções na tabela logo abaixo. Clique na opção referente ao seu sistema operacional (incluindo os bits) e aguarde o arquivo ser baixado. O Tizen disponibiliza versões para Linux, Windows e Mac OS X, com links de download localizados nos EUA, Brasil, Índia e China.

Após isso, execute o arquivo e na janela que abrir clique na opção “Install > Install the latest version of Tizen”. A próxima janela trará as opções “Mobile-x.x” e “Wearable-x.x”, marque a primeira opção e clique em Next. Aceite os termos de condição e, na tela que aparecer, verifique os caminhos de instalação e de alocação dos dados que por padrão serão salvos nas pastas tizen-sdk e tizen-sdk-data no disco C (certifique-se de selecionar um caminho de diretório sem caracteres especiais nem espaços em branco, pois senão o Tizen não o reconhecerá). Para finalizar, clique em Install e aguarde até o processo todo terminar. É necessário ter um espaço livre de cerca de 2GB em disco para essa instalação. Se desejar visualizar os logs clique no botão Show Detail na mesma janela.

Nota: É necessário ter uma JRE (Java Runtime Environment) na versão 6 ou superior instalada na máquina como pré-requisito para o Tizen SDK funcionar. Evite instalar somente o JDK (Java Development Kit), pois a ferramenta de instalação do Tinder não reconhece o caminho padrão da JRE que vem dentro dele.

Quando o processo finalizar, veremos uma tela igual à da Figura 2 indicando onde o executável do programa se encontra e solicitando o reinício do computador para que todas as alterações sejam assimiladas. Após reiniciar, abra o programa.

Figura 2. Instalação completada do Tizen.

O SDK, por sua vez, é composto de duas partes: o Tizen IDE e a imagem do Tizen SDK. O primeiro se refere ao ambiente que usaremos para desenvolver os aplicativos que é totalmente baseado no Eclipse IDE, porém com mais recursos de desenvolvimento focados no Tizen; já a ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo