INTRODUÇÃO

O Joomla é um CMS (“Sistema de Gerenciamento de Conteúdo” ou Content Managment System, em inglês) escrito em PHP que utiliza-se de servidor web Apache e banco de dados MySQL. Esta ferramenta nos auxilia a gerenciar conteúdo na web de maneira simples e eficaz. É desenvolvido em código aberto (Open Source), ou seja, qualquer programador pode realizar melhorias no código e disponibilizar para a comunidade Joomla. Além da vantagem de ser um software que não necessita de licença e pode ser usado sem nenhum custo.

A grande vantagem deste CMS são as diversas extensões disponíveis: componentes, módulos e plug-ins atualizados constantemente, facilitando desenvolvedores que utilizam o Joomla. Além disso, os componentes auxiliam a gerar conteúdo ou agregar funcionalidades muito específicas que não seriam possíveis com as funções padrões do Joomla.

Resumindo, podemos dizer que é o CMS com maior número de usuários e de recursos disponíveis, de fácil utilização, que conta com atualizações frequentes que disponibilizam maior usabilidade.

VANTAGENS

O poder e a simplicidade do Joomla podem ser difíceis de entendermos, caso não tenhamos experiências com CMS. Entretanto, qualquer desenvolvedor pode ver que as características administrativas incluídas são convenientes.

  • Administração completa feita por meio de uma interface online.
  • Administração online das propriedades do site, tais como gráficos, arquivos e outras mídias.
  • Aprovação de conteúdo, permitindo a moderação de posts de autores remotos.
  • Gerenciamento hierárquico de grupos de usuário.
  • Gerenciamento automatizado de menu.
  • Agendamento de publicação de conteúdo e remoção de artigos.
  • Integração com outros servidores, como FTP, e-mail e LDAP.
  • Gerenciamento de postagem de colaboradores.

E o mais impressionante ainda é a habilidade de Joomla em lidar com conteúdo e interagir com os visitantes do nosso site. As capacidades de conteúdo do Joomla incluem:

  • Editores WYSIWYG embutidos.
  • Busca automática completa de texto completo no conteúdo do site.
  • SEF (Search engine-friendly URL`s) opcional ao conteúdo do artigo.
  • Suporte completo para newsfeed em RSS ou Atom.
  • Enquetes embutidas.
  • Administração de banners de propaganda.
  • Plug-ins para soluções de e-commerce, incluindo carrinhos de compra, galerias de fotos, gerenciamento de inventários, e ponto de venda.
  • Características multi-idiomas.
  • Opções de acessibilidade para deficientes.

E por fim, o Joomla nos oferece várias vantagens de sistema, incluindo:

  • Licença de código aberto com download gratuito do aplicativo e código.
  • Disponível na maioria dos sistemas operacionais (Windows, Mac OS e Linux).
  • Page Caching para um melhor desempenho.

DOWNLOAD E CONFIGURAÇÃO

A primeira coisa que necessitamos ter para a utilização do Joomla é um servidor off-line ou online, e após possuímos um servidor temos que fazer o download do Joomla no site oficial, através do seguinte link: http://www.joomla.org/download.html.

Opções de download do Joomla

Figura 1: Opções de download do Joomla

Depois de concluirmos o download, descompactamos os arquivos para uma pasta dentro do nosso servidor. Por exemplo: C:\wamp\www.

Agora, quando acessarmos nosso servidor, como fazemos convencionalmente (http://localhost), iremos ser direcionados diretamente para a página de instalação do Joomla, como podemos ver na figura 2.

Página de configuração do Joomla

Figura 2: Página de configuração do Joomla

Após preenchermos todos esses dados, pressionamos “Próximo”.

Nessa outra parte da instalação, fazemos a configuração do banco de dados para que o Joomla possa acessar nosso banco de dados na máquina.

Configurando dados do banco de dados

Figura 3: Configurando dados do banco de dados

Após terminamos de preenchermos as configurações do banco de dados, clicamos em “Próximo”.

Agora temos a tela de pré-instalação

Página de visão geral das instalações

Figura 4: Página de visão geral das instalações

No nosso caso, o Joomla indicou que a nossa configuração do PHP está fora da recomendada em dois itens, “Exibir erros” e “Output Buffering”. Pra concertarmos isso, no caso de usarmos WampServer, vamos clicar com o botão esquerdo no ícone do Wamp -> PHP -> Opções PHP e notarmos que a opção Display error está marcada. Então vamos clicar nesta opção para desabilitá-la. Com isso a configuração do PHP para a opção de exibição de erros será configurada para off. E neste mesmo menu de opções PHP desativamos também a opção “Output Buffering”. Assim deixaremos essa opção como off também. Agora, para vermos que o erro foi corrigido, basta atualizarmos a página de pré-instalação.

Página de visão geral com erros corrigidos

Figura 5: Página de visão geral com erros corrigidos

Será instalado e ao terminar a instalação teremos uma página dizendo “Parabéns! O Joomla está instalado”.

Instalação do Joomla concluída

Figura 6: Instalação do Joomla concluída

Para realmente concluirmos a instalação do Joomla, precisamos excluir a pasta “installation” de dentro do nosso Joomla. Pra isso ser feito, basta clicarmos em Remover diretório installation.

ACESSANDO O SITE

O Joomla é divido em duas partes:

Site: onde podemos ver o que pode ser acessado. Para acessarmos essa parte, usamos um link parecido com o seguinte: http://localhost/site/. Onde site é o nome da pasta que você deu para seu site.

Modo de acesso Front-end

Figura 7: Modo de acesso Front-end

Administração: essa é a parte administrativa do Joomla, onde fazemos toda a parte de atualização e modificação no nosso site. E podemos acessar essa parte com um link parecido com o seguinte: http://localhost/site/administrator.

Modo de acesso Back-end

Figura 8: Modo de acesso Back-end

Aqui o login é “Admin” e a senha é a que criamos na primeira parte da instalação do Joomla.

IDIOMA

Como podemos ver, o único idioma que temos disponível é inglês. Para podemos passar para português, vamos acessar no modo administrator e fazer login normalmente: http://localhost/site/administrator.

Agora vamos no menu Extensions -> Language Manager.

Administator menu Extensions – Language Manager

Figura 9: Administator menu Extensions – Language Manager

Ao clicarmos em Language Manager, teremos a seguinte página.

Language Manager

Figura 10: Language Manager

Como podemos ver, o único idioma disponível é inglês. Pois bem, agora precisamos realizar ao instalação do idioma português Brasil. Para isso, basta clicarmos em Install Language e abrirá uma página com uma lista de idiomas disponíveis para escolhermos. Provavelmente o português se encontrará na segunda página, como podemos ver na imagem a seguir.

Lista de idiomas disponíveis para instalação

Figura 11: Lista de idiomas disponíveis para instalação

Após marcar o português, basta clicarmos em “install” no topo da página e aguardarmos um pouco. Na mesma página da figura 11, aparece no topo a seguinte mensagem após a instalação ser concluída:

Idioma português instalado com sucesso

Figura 12: Idioma português instalado com sucesso

Porém, podemos ver que nenhuma alteração foi feita, todos os menus e texto ainda continuam em inglês. Então vamos novamente no menu extensions -> Language Manager e notamos que agora não temos apenas o inglês como tínhamos antes, o português também já está ali disponível.

Note que está com uma estrelinha na coluna default, então vamos desmarcar clicando na estrelinha do default no português. Com isso, veremos que na mesma hora todos os menus e texto da página já passaram para o português.

Idioma default Inglês

Figura 13: Idioma default Inglês

Idioma português Brasil instalado

Figura 14: Idioma português Brasil instalado

Devemos fazer esse mesmo procedimento nas duas opções do menu esquerdo

  • Instalado – site
  • Instalado – administrador
Joomla todo em português

Figura 15: Joomla todo em português

Abraço a todos até o próximo artigo.