Conhecendo o WaveMaker

    Neste artigo veremos um pouco sobre essa nova ferramenta de edição e programação em Java através dessa IDE.

Sobre o WaveMaker

    Sua primeira aparição foi há um mês atrás quando a empresa Vmware anunciara a compra da ferramenta WaveMaker. Com promessas de integração de frameworks como Spring e até 96% menos código ela tem esse objetivo de ser rápida e compartilhada através de clouds.

    Baseada em Java sua IDE permite a criação de aplicações WEB com o mínimo de código e muito dos conhecidos drag-and-drop(arrastar e soltar).

    É bem verdade que trata-se de uma IDE ainda recente, criada para plataforma Web que promete o verdadeiro termo RAD(rapid application development) na prática.

    Não vamos entrar na questão se NetBeans, Eclipse ou outras IDES usam e abusam do termo RAD ou não se é melhor ou pior. Estamos aqui apenas para lhe apresentar mais uma ferramenta.

O que é o WaveMaker?

    É uma IDE visual, open source, com recursos de arrastar e soltar (drag-and-drop) que roda através de um navegador.

    Seus códigos gerados como client-side usam Ajax +Dojo JavaScript para comunicar-se com o server-side. Dados de comunicação com banco de dados são usados o Spring e Hibernate.

    Suporta HSQLDB, mas você pode usar uma variedade imensa de bancos de dados como MySQL, PostGresSQL, Oracle entre outros.

    Suporta WebServices.

    Possui duas versões: Open Source Community e a Enterprise sendo essa última paga e logicamente disponibiliza mais recursos como LDAP, recursos avançados de segurança, etc...

WaveMaker tem suporte a Cloud?

    WaveMaker te permite realizar deploys para provedores de serviços de hospedagens sem problemas e iremos mostrar isso mais adiante. Alguns desses provedores são: Amazon EC2, Rackspace Servers, Eucalyptus Cloud, etc.  Eu recomendo fortemente que você inicie projetos de porte pequeno e tenha com o tempo a sensação do que está fazendo, pois trocar IDE's num ambiente de desenvolvimento pode ser traumático.

Introdução ao WaveMaker

1) Faça o Download do instalador específico para o seu sistema operacional e instale-o.

Para Linux Debian / Ubuntu usuários, inicie aplicativo WaveMaker executando wavemaker.sh.

2) WaveMaker IDE irá abrir no navegador e mostra a tela de boas-vindas. A tela de boas-vindas lhe dará opções para criar um novo projeto ou abrir um projeto existente.

3) Siga os tutoriais mencionados no site WaveMaker para começar a por a mão na massa! Digo isso porque WaveMaker tem uma documentação muito boa e no próximo artigo veremos mais detalhes de sua programação.

E sobre a codificação, como fica?

    Pois é pessoal como cada IDE tem sua hierarquia de pastas, onde ficam imagens, scripts, bancos de dados com o WaveMaker não poderia ser diferente. Ele possui seus containers próprios. Basicamente ele possui quatro diretórios onde ficam os códigos:

lib: Esta pasta é fornecida para que você pode adicionar seus próprios JARs. Estes JARs, então estará disponível no classpath.
services: Esta pasta irá conter o código do lado do servidor, como mapeamento do Hibernate, gerado código Java e arquivos Spring Bean, controle de sessões entre outros.
src: Esta pasta contém o arquivo log4j.properties, o qual você poderá editá-lo e configurar os padrões de logs do seu sistema. Você também poderá inserir suas classes Java aqui.
webapproot: Esta é a pasta da Web de sua aplicação e contém os recursos da Web, como CSS, arquivos JavaScript, arquivos de contexto  e o arquivo web.xml.

    O código gerado pelo WaveMaker é bastante decente, limpo e organizado especialmente os arquivos de mapeamento do Hibernate. O projeto exportados também lhe dá espaços reservados onde você pode adicionar seu próprio código e estender o seus aplicativos.

Até lá e um forte abraço++