Java no Desktop

 

Olá a todos. Meu nome é André Casteliano e, a partir deste mês estarei publicando artigos aqui na DevMedia, abordando o tema “Java no Desktop”.

 

Sempre ouvimos falar que “Java não presta para aplicações desktop” e outras coisas do gênero de nossos colegas e outros profissionais da área. Isto já foi repetido tantas vezes ao longo dos anos que já se tornou senso comum. Pretendo mostrar como estão errados. O Java é sim viável para aplicações desktop, possui uma série de facilidades que tornam prazeroso este tipo de desenvolvimento, mas que, infelizmente, é muito pouco explorado pelos desenvolvedores.

 

Trabalho com programação a mais de seis anos, primariamente com aplicações desktop; sou analista chefe numa pequena empresa focada em soluções para o setor público e, recentemente, “descobri” a plataforma RCP (Rich Client Platform) do Eclipse. É um maravilhoso mundo novo.

 

O que mais me atraiu nesta nova plataforma com certeza é o efeito que provoca nas pessoas ao ver uma aplicação sendo executada. Algo do tipo: “Eu não acredito que isso é Java”.  Por usar SWT e não Swing, as aplicações se parecem nativas, fornecem todas as facilidades da plataforma a custo mínimo em termos de memória/processamento. Obviamente não existe uma solução que atenda a todos com perfeição e, por isso, procurarei mostrar também as falhas do SWT, deixando a decisão a seu critério.

 

Para aqueles ainda não estão familiarizados com o Eclipse, ou que ainda pensam se tratar apenas de mais uma IDE para Java (talvez a melhor delas, mas ainda uma IDE) sugiro que revejam seus conceitos. O Eclipse é muito mais do que uma IDE. É uma plataforma para desenvolvimento de software. Várias empresas estão utilizando esta plataforma em seus novos projetos, se aproveitando das capacidades multiplataforma do Java e das facilidades providas pelo framework do Eclipse.

 

Se você se interessou pelo tema, e pretende utilizar Java no seu próximo projeto de aplicação desktop, experimente a Rich Client Platform. Faça o download do eclipse SDK 3.2.1 (a última versão estável no momento em que este artigo estava sendo escrito) e também dos Language Packs (Apenas o NL1, para o suporte ao nosso idioma). Há versões para praticamente todos os sistemas operacionais/arquiteturas de computador existentes. Se o seu computador pode executar uma JVM, muito provavelmente o eclipse estará lá.