Este artigo apresenta o padrão de arquitetura chamado MVC (Model-View-Controller) utilizando a plataforma Java SE, mostrando como um diagrama de classes construído segundo esse padrão é transformado em código Java.
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Recursos especiais neste artigo: Artigo no estilo Soução Completa
Porque este artigo é útil Este artigo apresenta o padrão de arquitetura chamado MVC (Model-View-Controller),
mostrando como um diagrama de classes construído segundo esse padrão é
transformado em código Java. O foco principal é dado à camada Model, que é
implementada utilizando-se o padrão DAO e o banco de dados MySQL.
Os desenvolvedores que desejam aprender sobre o modelo MVC e estudantes
que estão iniciando em modelagem e programação orientada a objetos encontrarão
neste artigo explicações de como transformar a modelagem de um sistema
orientado a objetos em código Java funcionando.
Este artigo é direcionado a iniciantes em programação que já
aprenderam lógica de programação e conseguem implementar algoritmos simples na
linguagem Java. A partir desse ponto deve-se aprender a modelar sistemas
maiores de maneira profissional. Atualmente isso é feito através da modelagem
Orientada a Objetos, utilizando, por exemplo, a UML (Unified Modeling Language).
A atividade de modelagem de um sistema consiste em
transformar as necessidades definidas pelos clientes, documentadas nos
requisitos do sistema, em uma série de representações desses requisitos e das
estruturas de software que deverão ser implementadas para atendê-los. É comum
construirmos o Diagrama de Casos de Uso para representar os requisitos do
sistema, incluindo sua documentação para indicar os cenários de utilização. Em
seguida construímos o Diagrama de Classes, que representa a estrutura do
sistema em termos das entidades que ele deve manipular. Outro diagrama muito
importante é o de Sequência. O objetivo de se construir esse diagrama é o de validar
se as classes estão adequadas para suportar todas as interações previstas nos
Casos de Uso e consequentemente revisar e melhorar o diagrama de classes. A
construção de outros diagramas pode ser necessária dependendo do tipo de
sistema, sua complexidade e seu tamanho, no entanto, os três considerados
básicos são: casos de uso, classes e sequência.
Mesmo considerando apenas o diagrama de classes, sabemos que
aprender a modelar quando ainda temos pouca experiência com desenvolvimento de
software (principalmente com programação) não é tarefa fácil. E fica ainda mais
difícil quando não conseguimos visualizar como aquele modelo que acabamos de
construir vai ser transformado efetivamente em código. Este artigo pretende
reduzir a distância entre a modelagem e a implementação, mostrando como um
diagrama de classes é transformado em código.
Estudo de Caso: Sistema Bancário Simples
Vamos trabalhar sobre um exemplo para entender o processo de
transformação do projeto do sistema representado em um diagrama de classes para
o código fonte. Escolhemos para tanto um Sistema Bancário simples, uma vez que
ele possui requisitos amplamente conhecidos. Basicamente teremos o cadastro de
clientes e suas contas no banco, que podem ser dos tipos comum ou especial. Além
disso, serão suportadas operações de depósito e saque sobre as contas do banco.
Veja a seguir a lista mais detalhada de requisitos:
·
O sistema deve permitir que clientes fossem
cadastrados, incluindo seu nome e e-mail;
·
O sistema deve permitir que clientes possuíssem
contas no banco. Cada cliente pode ter várias contas, e pode também não ter
nenhuma conta criada;
·
Cada conta do banco deve pertencer a um único cliente,
não sendo permitidas contas conjuntas;
·
As contas são divididas em dois tipos: comum e especial;
·
As contas do tipo comum possuem um saldo e sobre
elas é possível realizar saques e depósitos. Saques que venham a superar o
valor do saldo da conta não são autorizados;
·
As contas especiais possuem um saldo e um limite,
e sobre elas é possível realizar saques, depósitos e modificação do limite da
conta. Saques que superem o valor do saldo acrescido do valor do limite não são
autorizados.
Não foi considerado, entre muitas outras coisas, que o
sistema bancário deveria incluir vários bancos e que transferências de valores
podem ser realizadas entre contas de bancos diferentes. No nosso exemplo temos
modelado apenas um banco e as contas de seus clientes. Esse pequeno conjunto de
requisitos levou à construção do diagrama de classes apresentado na Figura 1.
Figura 1. Diagrama
de Classes do Sistema Bancário (Criado utilizando ASTAH – Community Edition).
O diagrama enfatiza a camada Model, composta pelas classes Cliente,
Conta, ContaComum e ContaEspecial,
sendo apresentados os seus atributos, os principais métodos e as associações
entre classes. As duas outras camadas, Controller
e View, estão apresentadas de forma resumida
através dos estereótipos Control e View. Essa é a representação típica da
arquitetura de um sistema organizado em três camadas, como a que é utilizada no
padrão MVC (Model-View-Controller).
Ainda considerando o diagrama da Figura 1, alguns detalhes são importantes de se destacar sobre as
classes da camada Model. A classe Cliente
é bem simples, possuindo apenas dois atributos, o nome e o e-mail. A classe Conta é uma classe abstrata que contém
atributos e métodos que são comuns entre os tipos de contas manipulados pelo
sistema. Ela é abstrata porque nunca teremos nenhuma conta cadastrada no banco
que não seja ou comum ou especial. Portanto, essa classe não será instanciada
diretamente, sempre teremos instâncias de classes derivadas dela.
As classes ContaComum
e ContaEspecial, por sua vez, fornecem
as implementações e atributos específicos para cada um dos tipos de conta que
podem ser manipuladas no nosso sistema bancário. Observe que ContaEspecial tem um atributo a mais
para lidar com a definição do limite de crédito do cliente.
Essas são as classes da camada Model apresentadas em detalhes. Assim já temos um diagrama de
classes que pode suportar o início da implementação. Em uma situação real,
seria importante também fazer protótipos de telas da aplicação e revisar a
lista de requisitos para verificar se as telas e a camada de controle vão
suportar a implementação de todos os requisitos.
Implementação da Camada Model
Mesmo no nosso sistema bancário simplificado podemos ter um
grande número de clientes cadastrados, cada um com várias contas. É natural se
imaginar que essas informações estariam armazenadas em um banco de dados e não
residindo exclusivamente em memória. A implementação da camada Model deve,
portanto, suportar o carregamento de informações do banco de dados para objetos
em memória e vice- ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.