Do que trata o artigo

Apresentar a biblioteca Jedi VCL, abordando uma seleção de componentes da suíte. Conheceremos componentes que auxiliam o desenvolvimento de interfaces bem elaboradas, validação, entre mais. Tudo isso em um passo-a-passo que aborda desde instalação à utilização.


Para que serve

Agregar funcionalidades em nossas aplicações e tornar o desenvolvimento mais simples. Devido à grande quantidade de componentes que a suíte possui você encontrará praticamente tudo que necessita para lhe facilitar o desenvolvimento, dispensando a necessidade de criação de componentes ou mesmo funcionalidades que possivelmente já existem.


Em que situação o tema é útil

No Delphi possuímos uma grande gama de componentes de terceiros, porém muitas delas são pagas, o que às vezes os desenvolvedores evitam. A Jedi VCL é uma biblioteca Open-Source que possui contribuições constantes, sendo muitas vezes premiada como uma das melhores suítes de componentes para Delphi. Desta forma é possível agregarmos funcionalidades ao nosso ambiente sem custo algum.

Resumo do DevMan

Embora tenhamos uma grande quantidade de componentes disponíveis no Delphi, sempre nos surge alguma ideia sobre determinada funcionalidade ou componente que gostaríamos de ter no IDE. Se você é fã de componentes de terceiros e ainda não conhece a biblioteca Jedi VCL, eis aqui uma ótima oportunidade de conhecer um pouco sobre todo o poder de uma das melhores, senão a melhor coleção de componentes Open-Source para Delphi.

Componentes de terceiros sempre são tratados como um assunto polêmico entre os desenvolvedores. Isto porque muitos são contra a dependência que os componentes podem causar em uma aplicação, tornando a continuidade ou evolução do projeto um pouco mais difícil. Outros alegam que a adição de uma grande quantidade de componentes ao IDE pode causar uma lentidão na inicialização, o que de fato não deixa de ser uma verdade, ou mesmo tornar o executável do seu projeto maior. A verdade é que embora tenhamos todos estes argumentos, o mercado está cheio de suítes, como a famosa DevExpress e a InfoPower por exemplo, ambas pagas.

Para quem possui certa experiência muitas vezes a opção é desenvolver os próprios componentes, para quem não tem, basta uma breve pesquisa na Web para encontrar um componente que adéque à sua necessidade.

Quem geralmente é habituado a trabalhar com componentes de terceiros, e desenvolve com o Delphi há algum tempo, certamente já ouviu falar da suíte RxLib. A RxLib é uma biblioteca que acompanha a evolução do Delphi, e que ainda hoje possui sua versão disponível para o Delphi 2010. Muitos desenvolvedores ainda a utilizam para manter a compatibilidade de seus projetos. Você pode estar se perguntando por que comentar da RxLib se estamos abordando a Jedi VCL. Simplesmente porque a Jedi VCL agora inclui a RxLib.

A quantidade de componentes da biblioteca é muito grande, e selecionar componentes para descrever aqui realmente é uma tarefa difícil, porém tentarei dividir em alguns tópicos para que seja possível conhecermos um pouco sobre as principais funcionalidades que podem ser utilizadas em seu desenvolvimento cotidiano.

Iniciaremos este artigo abordando a instalação da suíte, que por sinal é muito simples, e no decorrer iremos fazer pequenos projetos para ilustrar a aplicação e funcionalidade dos componentes.

Instalando a suíte

Após ter realizado o download da biblioteca (ver sessão Links ao final do artigo), descompacte o arquivo em uma pasta de sua preferência. Por padrão teremos duas pastas denominadas JVCL e JCL. Primeiramente instalaremos o conteúdo da pasta JCL, portanto abra a pasta e execute o arquivo Install.bat. Você notará um instalador como o da Figura 1. Perceba na imagem que se você possui mais de uma versão de Delphi instalada em seu micro, você terá as versões exibidas através de abas, bastando apenas marcar/desmarcar a versão que você não deseja que seja instalada.

Figura 1. Instalador JCL da suíte Jedi

Nota: Seu Delphi deve estar fechado para realizar a instalação da suíte.

Após ter selecionado o que deve ser instalado apenas clique no botão Install e aguarde até que o instalador finalize o processo, terminando, acesse o diretório JVCL e clique no arquivo Install.bat para que o novo instalador seja executado. A Figura 2 ilustra o novo instalador.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo