Olá a todos(as) estou inicialmente muito feliz de retornar a escrever para meus amigos(as), alunos e colaboradores de equipe e queria agradecer todos que visitam meu blog, mandam emails e me cobram para mais assuntos e dicas de toda parte do mundo da programação.
 
Mas vamos ao que interessa... Não é mesmo?
 

Para que serve um arquivo de configuração, os chamados "arquivos".ini ?
 
Esses arquivos são extremamente úteis no dia-a-dia de um programador, quando queremos configurar algo que só poderíamos interferir no nosso código através de outra re-compilação de nossa distribuição.
 
Melhor exemplificando... Imagino o seguinte ambiente. Você criou sua aplicação para que seu banco de dados acesse sempre localmente, sempre na máquina onde está rodando o seu banco de dados, mas num belo dia, você precisa hospedar esse banco de dados em um servidor, ou buscar em outro IP da sua rede, ou o servidor mudou de nome... Enfim vários problemas surgiriam e podem acontecer e acontecem mesmo! Para que você tenha que parar tudo que está fazendo só pra liberar mais uma distribuição diferente para o seu cliente.
 
Outro exemplo, pois esse acima é o mais comum de todos, seria exemplificar por exemplo a necessidade de personalizar sua aplicação ,por exemplo, que seu Menu Principal tenha uma determinada cor, ou realce nas letras ou até mesmo de definição de tamanho na tela... Imagine ter que criar uma aplicação ou re-compilar sempre que quisesse  fazer alguma alteração tão pequena como essa?  No mínimo traumático, não ?!
 
A nossa redenção é que estamos trabalhando com Delphi e essa fabulosa ferramenta nos ajuda a ter tudo mais mão e de forma muito inteligente vamos contornar essa dificuldade.
 
Hands-on
 
Primeiramente crie um arquivo no seu editor de textos predileto, no meu caso vou usar o NotePad do Windows mesmo.
 
Dentro do arquivo você poderá criar sessões com os nomes que quiser, exemplo:
 
[Configuracoes]
nomeUsuario=CARLOS
porta=3306
ip=192.168.0.1
 
Depois de criado o seu arquivo salve-o como arquivoConf.INI.
Lembrando que a extensão do seu arquivo deve ser .INI, caso você não tenha certeza dê uma olhada como o ícone dele fica diferente, na figura abaixo:

Note a diferença dos ícones para se lembrar caso dê algo errado, ok?
 
 
Dentro da sua aplicação...
 
Na sua aplicação criaremos os campos que desejamos com visibilidade pública, assim ficará mais fácil acessarmos seu conteúdo de qualquer parte de nossa aplicação. Não vou entrar no mérito de escopo de variável se é melhor privada ou pública, pois não é esse o foco desse artigo, ok? Vamos lá.
 
Criaremos as variáveis e um método para abstrairmos o resultado, conforme ilustra a figura abaixo:
 

Legal, agora vamos ao nosso método:
 

Aí sim, agora temos a variável "arquivoINI" recebendo uma instancia de um arquivo .INI na nossa máquina local;
As variáveis "user, porta e ip" recebendo os parâmetros do arquivo, sendo uma variável por sessão por vez;
Notem que a sessão que usamos foi a sessão de [Configuracao], a mesma que está em nossa arquivo.INI e você poderia criar quantas sessões puder ou quiser, vai de cada caso, porém sugiro que use com atenção para não ficar confuso.
 
 
Por fim usarmos o método em um botão e nos retorna por uma mensagem o conteúdo lido dentro da variável "user".
 
Agora você pode ler o conteúdo dessas variáveis e usar como quiser na sua aplicação e sempre que precisar, só mude no arquivo.INI, fica bem mais fácil, não é mesmo?
 
Espero ter ajudado. Conto com seus comentários.
Um forte abraço++
 
Carlos Mazzi