Por que eu devo ler este artigo:Em geral, executar de forma linear os comandos que compõem um programa não é o suficiente para fazer com ele seja utilizado. Por exemplo, é comum termos que avaliar uma expressão lógica antes de executar certas partes do código, fazendo com que tais partes sejam ignoradas caso a condição seja avaliada como falsa. O que nos permite controlar a execução do programa dessa forma são as estruturas condicionais e de repetição, que serão o assunto deste artigo.

Diariamente, mesmo as menores ações que fazemos requerem alguma reflexão. Uma vez que a programação reflete o mundo real, ela possui formas para executarmos comandos condicionalmente, mediante a avaliação de certas variáveis. Com isso, podemos mudar a ordem em que os comandos que compõem um programa são executados, manipulando o fluxo natural de execução, que acontece de cima para baixo, linha a linha.

Chamamos as estruturas que nos permitem realizar essas avaliações de controle de fluxo, pois permitem ao programa executar um ou outro trecho de código baseado em uma expressão lógica ou repeti-los, poupando o programador de criar essa repetição copiando linhas de código.

Escolhendo o fluxo com if e else

A primeira estrutura de controle de fluxo que veremos se chama if e ela permite executar um trecho de código caso uma expressão lógica seja verdadeira, ou ignorá-lo se ela for falsa.

Por exemplo, no artigo Linguagem Dart: operadores fomos apresentados ao operador ternário, que nos permite selecionar entre um de dois valores. A sintaxe desse operador é a seguinte:

(condição) ? (retorna um valor se o resultado da condição for verdadeiro) :
 (retorna outro valor se o resultado da condição for falso)

Veja um exemplo de uso de operador condicional na Listagem 1.


    int idade = 17;
    var eAdulto = (idade > 18) ? true : false;
    print(eAdulto);
  
Listagem 1. Exemplo de uso de operador condicional

Na linha 3 da Listagem 1 temos uma variável eAdulto, que recebe seu valor de acordo com a condição idade > 18. Após a condição temos o operador condicional ? e true será atribuído a variável eAdulto se o resultado da condição idade > 18 for verdadeiro. Ainda nessa linha temos o outro operador condicional : seguido do valor false, que será atribuído a variável eAdulto se o resultado da condição for falso.

A estrutura if else segue a mesma lógica do operador condicional, mas com uma sintaxe diferente. Vamos conhecer essa sintaxe.

if

A sintaxe utilizando apenas o if pode ser vista abaixo.


  if (condição) {
    (se o resultado da condição for verdadeiro executa um ou mais comandos)
  }

Quando queremos executar um bloco de códigos apenas se uma expressão for verdadeira, usamos o if.


  if (10%5 == 0) {
    pr ... 

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo