Por que eu devo ler este artigo: Interagimos com os bancos de dados SQL Server escrevendo queries com a linguagem T-SQL. Para consultar dados utilizamos o comando SELECT que é um dos mais usadas com bancos de dados.

Vamos conhecer a sintaxe desse comando e apresentar exemplos de queries para auxiliar o entendimento de seus diversos aspectos.

Sintaxe básica

A sintaxe básica de um comando SELECT conforme a Listagem 1.


  SELECT (COLUNAS QUE SERÃO EXIBIDAS) 
  FROM (NOME DA TABELA)
  
Listagem 1. Query com a sintaxe básica do comando SELECT

A forma mais básica de consultar uma tabela no banco de dados com o comando SELECT é definindo as colunas da tabela que queremos retornar com SELECT e o nome da tabela com FROM.

Vamos utilizar em nossos exemplos o banco de dados LOJA e a tabela PRODUTO que foram criados no artigo Introdução ao SQL Server.

Para consultar a tabela PRODUTO com a sintaxe básica do comando SELECT podemos escrever uma query conforme a Listagem 2.

1 SELECT ID, NOME, QUANTIDADE FROM PRODUTO
Listagem 2. Query para consultar a tabela PRODUTO

Explicando a linha de código da query:

Iniciamos a consulta com SELECT seguido dos nomes das colunas que queremos exibir no resultado da consulta. Depois a palavra FROM e o nome da tabela que é a fonte da consulta.

Para retornar todas as colunas de uma tabela em uma consulta podemos apenas escrever o caractere * ao invés dos nomes das colunas. Ex.: SELECT * FROM PRODUTO

Vamos abrir o Azure Data Studio, conectar o banco de dados LOJA e no Editor de Query executar a query SELECT da Listagem 2, conforme a Animação 1.

Executando a query SELECT com a sintaxe básica, no Azure Data Studio
Animação 1. Executando a query SELECT com a sintaxe básica, no Azure Data Studi ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo