LiveBindings e FireMonkey - Revista ClubeDelphi 150
Neste artigo é apresentada uma rápida introdução ao recurso de LiveBindings utilizando a plataforma FireMonkey como base, demonstrando um simples exemplo prático para conectar dois objetos através de suas propriedades.
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Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo: Contém nota Quickupdate, Conteúdo sobre novidades.
LiveBindings e FireMonkey Com o lançamento do Delphi
XE 2, os desenvolvedores puderam contar com uma diversidade de novos recursos
de suma importância quando o assunto é a elaboração de aplicações melhores
estruturadas, como é o caso do LiveBindings, um mecanismo que utiliza
expressões para a interligação entre os objetos de uma forma rápida e simples,
e o FireMonkey, a plataforma da Embarcadero que possibilita a criação de Softwares
mais ricos visualmente, além de possibilitar que a aplicação em questão seja
disponibilizada para vários Sistemas Operacionais. Embora sejam recursos bem
recentes, tais tecnologias se popularizam cada vez mais, pois trazem uma
diversidade de benefícios que podem aumentar a produtividade e possibilitam que
o desenvolvedor empregue diversos conceitos de OO em seus projetos. Neste artigo, primeiramente é
apresentada uma rápida introdução ao recurso de LiveBindings utilizando a
plataforma FireMonkey como base, demonstrando um simples exemplo prático para
conectar dois objetos através de suas propriedades, ilustrando a familiarização
com tal funcionalidade. Posteriormente, é apresentado um exemplo que emprega
este recurso em conjunto com DataSets para a elaboração de uma aplicação
conectada a um banco de dados, onde o conceito Master-Detail é utilizado para a
tabela de venda e seus itens. Para concluir, o último exemplo demonstra como
empregar LiveBindings e Generics, sendo este último uma funcionalidade importante
que possibilita a utilização de tipos parametrizados, com o intuito de
interligar objetos criados pelo próprio desenvolvedor com o mecanismo de
LiveBinding em tempo de execução, apresentando algumas das possibilidades
obtidas com o emprego de tais tecnologias.
Em que situação o tema é útil Este artigo apresenta uma
introdução ao recurso de LiveBindings e exemplos práticos de forma simplificada
para o emprego desta importante funcionalidade nas aplicações cotidianas,
possibilitando assim obter um aumento da produtividade no desenvolvimento de
softwares para o setor comercial que empregam o conceito de Orientação a
Objetos, utilizando como plataforma base o FireMonkey, mas é importante
salientar que este recurso também está disponível para a plataforma VCL.
A Orientação a Objetos trouxe de fato inúmeras vantagens para a
arquitetura de aplicações cada vez mais bem estruturadas, otimizadas e etc. São
vários os recursos que facilitam o cotidiano da equipe de desenvolvimento, não
só na elaboração, mas também durante as fases de correção e manutenção,
trazendo uma diversidade de benefícios, como é o caso do aumento da
produtividade e a fácil compreensão do código fonte. Até algum tempo atrás, o
Delphi não trazia por padrão recursos importantes dentro deste contexto para os
desenvolvedores que quisessem aplicar esta metodologia em seus softwares. Após
o lançamento da versão XE 2, novas funcionalidades foram adicionadas ao RAD,
possibilitando assim unir toda a interface de desenvolvimento rápido do Delphi
com muitos dos recursos presentes na Orientação a Objetos, onde uma
funcionalidade inserida que merece destaque é o DataBinding ou Ligação de
Dados, uma tecnologia já conhecida e muito popular em outros ambientes de
desenvolvimento, onde é possível efetuar a ligação de objetos à interface
gráfica da aplicação de uma forma simples e rápida, em outras palavras, unir as
regras de negócio a UI (User Interface). Nomeado LiveBindings na ferramenta da
Embarcadero, este recurso tem por base expressões relacionais conhecidas como
expressões de ligação, que podem ser unidirecionais ou bidirecionais, onde o
mecanismo desta funcionalidade permite que os valores das propriedades de
determinado controle final sejam alterados com base na expressão definida e um
objeto de origem, sendo este recurso também disponibilizado para a ferramenta
de desenvolvimento C++ Builder XE 2. Uma expressão dentro deste contexto pode
ser definida como uma string que contém outra propriedade do mesmo objeto, uma
propriedade de outro objeto, ou ainda ser mais complexa, possuindo operadores,
funções e etc. Diante deste fator, um objeto qualquer como um botão pode ser
facilmente interligado a outro objeto, como um label, uma fonte de dados ou
outro botão, por exemplo, empregando tais expressões de ligação e
possibilitando assim que a alteração de determinado valor do objeto em questão
reflita em outro objeto, onde não são necessários códigos fontes para esta
funcionalidade, salvo os casos onde o mecanismo deve ser notificado caso ocorra
alguma atualização das informações entre as entidades envolvidas, processo este
que pode ser realizado através de eventos e métodos específicos, por exemplo. É
importante ressaltar também que o recurso de LiveBindings não só pode ser
empregado para os objetos adicionados em tempo de Design, mas também para os
criados em tempo de execução, onde simples trechos de código podem ser
utilizados, unindo recursos interessantes como Generics, que em suma são tipos
parametrizados. Para empregar o recurso de LiveBindings em seus projetos, o
desenvolvedor conta com diversas alternativas, podendo utilizar da propriedade LiveBinding
presente em determinados controles, a opção New LiveBinding presente no menu de
contexto dos objetos suportados, inserir os componentes manualmente, dentre
outras formas.
Quanto à estrutura do mecanismo de LiveBindings, ela é
constituída basicamente pela origem, expressão de origem, controle e expressão
de controle. A origem pode ser um elemento qualquer como um objeto, um DataSet,
uma lista e etc. A expressão de origem é uma string onde o nome de determinada
propriedade do objeto de origem é informado para que a ligação seja realizada,
podendo também conter uma expressão melhor elaborada, contendo uma função, tal
como UpperCase(Text). O controle é o objeto na qual determinada informação será
visualizada, em outras palavras, o destino final da mesma. Quanto à expressão
de controle, ela também é uma string, porém, deve conter a propriedade alvo do
objeto de controle que será afetada. A ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
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Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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