Location API (JSR-179): Utilizando GPS em aplicações Java ME - Revista Mobile Magazine 48
Este artigo apresenta a utilização da Location API (JSR-179) no desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Java ME. A Location API fornece uma interface padrão de alto nível para acesso às informações de posição de um dispositivo móvel.
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Utilizando
GPS em aplicações Java ME Aplicações baseadas em
localização fazem uso de informações de posicionamento para indicar a
localização de um determinado dispositivo e, a partir destas informações,
disponibilizar um conjunto de serviços baseados no uso de mapas. Estas
aplicações são, sem dúvida, uma das facilidades mais marcantes que utilizamos
nos smartphones atuais. Embora a maioria absoluta deles atualmente
considerarem como plataforma o Android, iOS ou Windows Phone, pode-se dizer que
tudo isso começou com o JavaME.
Neste contexto, este artigo
apresenta a utilização da Location API (JSR-179) no desenvolvimento de
aplicativos para a plataforma Java ME. A Location API fornece uma interface
padrão de alto nível para acesso às informações de posição de um dispositivo
móvel utilizando um aplicativo Java ME. Para isso, ela define as classes
básicas necessárias para solicitar, recuperar e exibir uma localização
geográfica, além de informações sobre a movimentação do dispositivo.
Como estudo de caso, foi
optado pelo desenvolvimento de um aplicativo de rastreamento, onde os dados
recuperados do GPS são armazenados localmente utilizando recursos do RMS
(Record Management System). Recursos adicionais como ocultar a aplicação e o
agendamento de tarefas utilizando a classe Timer e TimerTask são apresentados.
Ao final do artigo, o leitor está apto a desenvolver um programa de
rastreamento utilizando a Location API.
Em que
situação o tema é útil Este artigo é útil para
usuários e desenvolvedores que desejam iniciar no desenvolvimento de
aplicativos para Java ME que envolve a recuperação de dados do GPS, os chamados
geocódigos. Estes aplicativos podem ser desenvolvidos para as mais diversas
áreas, como agricultura de precisão, controle de trafego, além dos sistemas de
rastreamento.
Se esta facilidade for agregada
com recursos como persistência dos dados, utilização de dados multimídia,
recursos de rede, entre outros, é possível desenvolver aplicações complexas e
muito atrativas para os usuários.
GPS
(Global Positioning System) foi criado pelos EUA para fins militares. Desde
1960 a Força Aérea e a Marinha americana têm trabalhado no desenvolvimento de
um sofisticado sistema de navegação por satélites. A marinha patrocinou dois
programas, o Transit e o Timation. Ambos operavam em modo 2D, pois usavam
latitude e longitude. No mesmo período a Força Aérea estudou o uso 3D, através
da latitude, longitude e altitude, com o programa 612B.
Em
1973 surgiu o programa NAVSTAR GPS, por meio da fusão dos programas Timation e
621B. Em dezembro deste ano foi autorizado o início da primeira fase do
programa, que durou até 1979. Foram feitos estudos sobre a performance e real
viabilidade do sistema. Em seguida teve início a segunda fase, com
desenvolvimento e teste dos equipamentos GPS, que durou até 1985.
Na
terceira fase foram produzidos os aparelhos GPS e finalizada a rede de 24
satélites. O sistema passou a proporcionar cobertura completa, conhecida como
FOC (Full Operational Capability) graças à operação simultânea dos satélites.
O GPS
surgiu com objetivos de guerra e navegação de alta precisão para transporte
militar e mísseis. Seu uso foi testado na guerra do Golfo, facilitando a
locomoção das tropas no deserto. Os mísseis passaram a atingir seus alvos com
erros mínimos.
Em
1980 o então presidente Ronald Reagan autorizou o uso civil do sistema. Na
época, o Departamento de Defesa americano implantou um erro artificial no
sistema chamado "Disponibilidade Seletiva", para resguardar a
segurança interna do país. A Disponibilidade Seletiva foi cancelada por um
decreto do Presidente Clinton em maio de 2000, pois o contínuo desenvolvimento
tecnológico permitiu ao Departamento de Defesa obstruir a precisão do sistema
onde e quando os interesses americanos exigissem. Com o decreto, o erro médio
de 100 metros na localização do receptor ficou dez vezes menor.
O
NAVSTAR-GPS está baseado no conceito de medida de distâncias entre uma fonte
transmissora e uma fonte receptora de rádio-sinais. Três distâncias medidas e o
conhecimento da posição absoluta das três fontes transmissoras (fixos) permite
determinar a posição absoluta da fonte receptora a partir do processo de
triangulação. As distâncias são computadas a partir do tempo de propagação das
ondas eletromagnéticas no meio e a velocidade de propagação da onda no meio.
Hoje
em dia, muitos veículos utilizam o sistema de posicionamento para uso civil,
entre eles automóveis. Esses receptores são produzidos por diversos
fabricantes, podendo estes serem portáteis que custam pouco mais de 100
dólares, até os sofisticados computadores de bordo. Além de receber e
decodificar os sinais dos satélites, os receptores são verdadeiros computadores
que permitem várias opções de: referências; sistemas de medidas; sistemas de
coordenadas; armazenagem de dados; troca de dados com outro receptor ou com um
computador; etc.
Existem
dois tipos de uso dos GPS, o primeiro sendo um cliente, onde ele só recebe
sinal do satélite e apresenta localmente (no GPS) sua posição. E o segundo onde
o GPS envia através dos satélites sua posição que é armazenada e processada por
um servidor remoto.
O uso
do GPS para envio de dados para o servidor é relativamente caro, pois é
tarifado por bytes enviados para o satélite. As empresas especializadas neste
mercado costumam cobrar valores altos para fazer o rastreamento de veículos
usando o sistema tradicional.
Uma
alternativa a este sistema de GPS são os aparelhos celulares lançados hoje, que
possuem GPS integrados e permitem o desenvolvimento de softwares específicos para
este. Na tecnologia Java ME, um conjunto de classes chamadas de Location API,
também conhecidas como JSR-179, permite interagir com o receptor de GPS que
existem nos aparelhos celulares, permitindo a captura da posição do aparelho
para um posterior processamento.
Neste artigo
serão apresentados os fundamentos sobre GPS e técnicas para rastreamento, para
então apresentar os conceitos da Location API: suas características e como pode
ser utilizada. Na sequência, será desenvolvido um estudo de caso onde o celular
funcionará como um rastreador, recuperando e armazenando, minuto a minuto, o
local onde o celular se encontra, podendo este aplicativo ser utilizado para
rastreamento de veículo ou pessoa, claro, com a autorização das mesmas.
Técnicas de rastreamento
O
rastreamento tem a finalidade de manter alguém informado sobre a posição ou
percurso efetuado, geralmente por veículos de carga como: caminhão, ônibus,
etc. O rastreamento consiste em um aparelho que obtém sua posição geográfica e
as envia para um local(servidor) que as armazena e as disponibiliza para
consulta, mostrando o local que se encontra ou que passou o veículo rastreado.
Este processo necessita de aparelhos que se comunicam com satélites de GPS,
conforme ...
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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