INTRODUÇÃO
Neste artigo vamos falar um pouco sobre o objeto Math da linguagem JavaScript. Este objeto é utilizado para realizar operações matemáticas, sejam elas aritméticas, funções trigonométricas, funções de arredondamento e comparações. A sintaxe de utilização dos métodos deste objeto é a seguinte:
Math.método(valor)
PROPRIEDADES DO OBJETO MATH
- E: Constate de Euler e a base dos logaritmos naturais (próximo de 2,118);
- LN2: Logaritmo natural de 2;
- LN10: Logaritmo natural de 10;
- LOG2E: Logaritmo na base 2 de E;
- LOG10E: Logaritmo na base 10 de E;
- PI: Equivalente numérico de PI, arredondado para 3,14;
- SQRTI_2: Raiz quadrada de um meio;
- SQRT2: Raiz quadrada de 2.
MÉTODOS DO OBJETO MATH
ABS: Este método tem a função de retornar o valor absoluto de um número, isto significa que o retorno será sempre positivo. Caso seja informado um valor negativo à este método., ele retornará o mesmo como positivo. Por exemplo, caso utilizemos o valor -1234, ele será convertido para 1234.
Essa operação é chamada também de módulo, e pode ser calculada matematicamente como a raiz quadrada do valor elevado ao quadrado.
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.abs (-1234);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Neste exemplo definimos a variável "valor1" como o resultado do método abs que recebeu o valor negativo -1234, em seguida solicitamos através de uma caixa de alerta a exibição do conteúdo da variável valor1 que foi convertido em número positivo.
ACOS: Este método retornará o arco cosseno (em radianos) de um número.
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.acos (0.14);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Com isso obteremos o resultado da Figura 2.
ASIN: Este método retorna o arco seno (em radianos) de um valor.
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.asin (0.14);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
O resultado que obteremos é o da Figura 3.
CEIL: Este método retorna um inteiro maior ou igual a um número. O resultado deste método é equivalente ao arredondamento de um número. A lógica do arredondamento de um número é que se um número é um valor positivo como 14,6 o resultado do arredondamento será 15, quando o número for um valor negativo, como-14,6 o resultado é -14. Vejamos isso em um exemplo pratico.
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.ceil (14.6);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Desse modo será arredondado para 15.
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<head>
<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.ceil (-14.6);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
Veja que utilizamos o mesmo número do exemplo anterior, só que agora em modo negativo. O arredondamento será para -14, pois o retorno do método ceil é o menor número inteiro mais próximo ao valor superiormente, ou seja, o primeiro valor inteiro maior ou igual ao número informado. No caso, -14 é maior que -14,6.
COS: Este método retornará o cosseno (em radianos) de um número.
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.cos (0.14);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
EXP: Este método retornará o valor da constante de Euler elevada ao número informado, ou seja, E elevado ao parâmetro.
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<head>
<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.exp (0.0007);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
FLOOR: Este método retorna o maior inteiro menor ou igual a um número.
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<head>
<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.floor (100.25);
var valor2 = Math.floor (-100.25);
alert (valor1);
alert (valor2);
</script>
</body>
</html>
LOG: Este método retorna o logaritmo natural de um número (base E).
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.log (2.2);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
MAX: Este método retorna o maior valor entre dois números.
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.max ( 3,9);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
MIN: Este método retorna o menor valor entre dois números.
<html>
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.min ( 3,9);
alert (valor1);
</script>
</body>
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POW (base, expoente): Este método retorna a base elevada à potência do expoente. Por exemplo, 2 elevado a décima potência é 1024.
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.pow ( 1024,2);
alert (valor1);
</script>
</body>
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RANDOM: Este método retorna um número aleatório entre 0 e 1 com até 15 dígitos. Este número aleatório é definido através do relógio do computador.
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<title>...</title>
</head>
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<script>
alert (Math.random ());
</script>
</body>
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ROUND: Com este método é possível arredondar um valor. O arredondamento segue a regra de arredondamento que vimos anteriormente.
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.round (121.6);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
SIN: Este método retorna o seno de um número.
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.sin (1.4);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
SQRT: Retorna a raiz quadrada de um número.
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<head>
<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.sqrt (9);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
TAN: Retorna a tangente de um número, que é equivalente a divisão do seno pelo cosseno deste mesmo valor.
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<title>...</title>
</head>
<body>
<script>
var valor1 = Math.tan (1.5);
alert (valor1);
</script>
</body>
</html>
CONCLUSÃO
Nesse artigo tivemos como objetivo conhecer brevemente os métodos do objeto Math da linguagem JavaScript. Espero que o tema tenha sido de agrado de todos os leitores.
Abraço a todos e até o próximo.