Mentoring:Este artigo apresenta os motivos e o grande desafio de se realizar o processo de mudança do SGBD. Realça a importância da escolha do novo SGBD, propõe estratégias para avaliar as diferentes tecnologias disponíveis no mercado e mostra a importância de verificar a compatibilidade da tecnologia atual com a nova (escolhida). Enfatiza também a necessidade de planejar, documentar e homologar todas as etapas do processo de migração de base de dados entre SGBDs, além de mostrar as semelhanças e diferenças que serão encontradas em um processo de migração.
Autores: Silvia das Dores Rissino, Darlene Figueiredo Borges Coêlho e David dos Santos Oliveira

O processo de migração de um Sistema Gerenciador de Banco deDados (SGBD) é complicado e demanda grandes estudos e elaboração de bons projetos, já que é um grande desafio para a empresa. A aquisição de um SGBD em uma empresa com a finalidade de armazenar e gerenciar os dados é muito delicada, pois é necessário que diversos fatores sejam analisados com o propósito de se obter a melhor solução e escolha.

Deve-se observar, primeiramente, a necessidade e as regras de negócio da empresa, bem como o número de usuários que irão ter acesso ao banco de dados e a estrutura disponível para aquela tecnologia.

É importante realçar o cuidado na escolha do novo SGBD, de avaliar as diferentes tecnologias disponíveis no mercado e a importância de verificar a compatibilidade da tecnologia atual com a nova (escolhida). Para efetuar a migração de um SGBD, várias etapas devem ser realizadas, desde o processo de análise dos dados, os motivos para realizá-la, até a escolha da nova tecnologia e os cuidados a serem tomados com a base de dados. Essas etapas são apresentadas e discutidas neste artigo.

Motivos para mudar o SGBD que gerencia a base de dados

Quando se faz necessário realizar uma migração de base de dados, deve-se inicialmente analisar os motivos da necessidade para tornar viável a sua execução. Entre os principais motivos a serem analisados, destacam-se: