[lead2]Este artigo é útil para mostrar a desenvolvedores iniciantes, vindos de tecnologias JSP ou Desktop, como desenvolver aplicações em Java para web com interfaces de usuário orientadas a componentes, de fácil compreensão e desenvolvimento focado no framework JSF 2.[/lead2]

A tecnologia Java é considerada sinônimo de robustez, segurança, estabilidade e velocidade no que se refere ao desenvolvimento de aplicações web. No entanto, para alguns desenvolvedores vindos do mundo desktop é um pouco complicado, de início, compreender as tecnologias envolvidas, frameworks utilizados e principalmente o fluxo de uma aplicação web.

Para melhorar o entendimento de como funciona a tecnologia Java neste contexto, vamos aplicar os conceitos do framework JSF 2.0 em um cadastro de currículos, bem simples, para que o leitor possa compreender com clareza o uso desse framework.

O que é JSF?

JavaServer Faces é um framework Java, criado para tratar da camada de apresentação das aplicações web. Ele possui um grupo de tags próprias que, em substituição às tags HTML, supre o desenvolvedor nas suas necessidades de formatação e padronização de código. A versão 2.0 trás mudanças significativas como: integração com Ajax, suporte nativo a XHTML, recursos, templates, entre outros.

Neste artigo, conheceremos o funcionamento básico do framework, apresentando noções fundamentais para a construção de suas primeiras aplicações. Para obter informações mais avançadas sobre o assunto, recomendamos a leitura do artigo “Aprendendo JSF 2.0 com ScrumToys”, publicado na Edição 78 da Java Magazine.

A aplicação

Hoje em dia se espalham na Internet serviços de armazenamento de currículos, alguns de graça outros não. As empresas adotam formulários para preenchimento e armazenagem em banco de dados, evitando a necessidade de envio de arquivos para o e-mail da mesma. Dessa forma, a filtragem dos dados é sem dúvida mais rápida para quem trabalha no setor de Recursos Humanos, podendo cruzar informações até chegar ao perfil mais adequado à vaga. São com esses objetivos que iremos trabalhar.

A primeira etapa consiste na criação de uma interface para inclusão dos dados cadastrais do usuário. Não ocorrerá integração com a base de dados devido ao escopo do artigo estar no desenvolvimento de nossa primeira aplicação com JSF. Será exemplificada a construção de um formulário com campos do tipo texto contendo: validações dos campos com exibição de mensagens e submissão do formulário para impressão, na tela, dos dados cadastrais do usuário.

Para este artigo, foi utilizado no ambiente de desenvolvimento o JDK 6, Eclipse IDE for Java EE Developers 3.6 (Helios) e o Apache Tomcat 7.

Preparando o terreno

Obtenha o Eclipse 3.6, Tomcat 7 e JSF 2.0 a partir dos endereços disponíveis na seção Links, de acordo com seu sistema operacional. Depois de instalados, inicie o Eclipse para configurar o Tomcat 7. Para que você possa visualizar as configurações de servidores, mude para a perspectiva Java EE (acessando Window | Open Perspective > Other). Na aba Servers, crie um servidor (New > Server) – a Figura 1 ilustra a seleção do servidor. Em seguida clique no botão Next para visualizar a tela da Figura 2, adicione o diretório onde se encontra instalado o Tomcat 7 e clique em Finish.

Configuração do Tomcat 7 no Eclipse
Figura 1. Configuração do Tomcat 7 no Eclipse
Seleção do diretório da instalação do Tomcat 7
Figura 2. Seleção do diretório da instalação do Tomcat 7

É necessário mudar uma opção na configuração do servidor Tomcat para que ele funcione corretamente. Para isso, na aba Servers dê um duplo clique em Tomcat v7.0. Em Server Locations selecione a opção “Use Tomcat installation (takes control of Tomcat installation)”. Com isso, será utilizado o diretório de instalação do Tomcat (/home/luiz/java/apache-tomcat-7), como em nosso exemplo na Figura 2, para que ele assuma a publicação das aplicações. Salve e feche a tela de configuração.

Feito isso, no Eclipse, crie um projeto Web (File | New > Dynamic Web Project) com o nome “CurriculosJSF2”. Selecione na área Target runtime a opção Apache Tomcat v7.0 e em ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo