Modelagem de classes estática: Conhecendo a análise textual
Esse artigo apresenta a técnica de análise textual no apoio à identificação das classes, seus atributos, operações e suas relações para a criação de diagramas de classes.
Suporte ao aluno
Anotações
Favoritar
Concluído
10Gostei
Compartilhar
10Gostei
Favoritar
ArtigosCanal MaisModelagem de classes estática: Conhecendo a análise textual
Por que eu devo ler este artigo:
Nesse artigo será abordada a técnica de Análise textual, a qual se encontra dentro da modelagem estática da Análise Orientada a Objetos, e como essa técnica ajuda na identificação das classes, seus atributos, operações e suas relações a fim de construir um diagrama de classes do sistema, baseado na análise de um caso de uso. A técnica de Análise textual é utilizada para produzir um diagrama de classes, a partir de diversos artefatos textuais, esse diagrama tem finalidade de facilitar o entendimento, contribuir para o vocabulário do problema e comunicação entre os desenvolvedores. Além disso, esse documento produzido será a fonte principal de informação junto com a especificação do caso de uso para os desenvolvedores durante a fase de implementação.
Os conceitos de orientação objetos podem
ser aplicados nas práticas de desenvolvimento de software para a resolução de
velhos problemas com uso de novas soluções. Nesses velhos problemas, as fases
de desenvolvimento de softwares eram aplicadas no software como um todo, mas
com esse novo conceito é aplicado em partes menores, os objetos. Esta nova
abordagem recebeu o nome de Análise Orientada a Objetos (OOA).
A OOA consiste basicamente na definição
das classes relevantes para o problema a ser resolvido, sistema a ser
construído/modificado, a relação entre as classes, seus atributos e operações.
A OOA começa com um modelo descritivo
contendo termos e entidades do domínio do problema para especificar os
requisitos do sistema. O artefato base para esse modelo é o documento de
requisitos, glossários, conhecimentos sobre o domínio, documento de uma
entrevista ou até mesmo as especificações de um caso de uso, os quais serão
traduzidos em diversos diagramas e irão auxiliar tanto na fase de análise
quanto na de projetos. Durante essa análise serão modelados os aspectos
estáticos e dinâmicos do problema.
Na modelagem dinâmica são representados
os aspectos do sistema que mudam de acordo com o tempo, devido a eventos, ou
seja, nessa modelagem podem ser identificadas as operações de cada classe. Essa
modelagem gera os diagramas de sequência, atividade e colaboração.
Na modelagem estática são representadas
as classes e seus relacionamentos relevantes ao domínio do problema. Essa
modelagem gera o diagrama de classes. A modelagem estática é uma abstração da
implementação de um software e engloba as classes e seus relacionamentos
(generalização/especialização, agregação/decomposição ou associação entre
classes).
Neste artigo será discutido o conceito
de modelagem estática dentro da Análise Orientada a Objetos para apoiar a
identificação das classes e relacionamentos entre elas. Após a definição desses
conceitos, será utilizada a técnica de Análise textual para a criação de um
diagrama de classes para um sistema de supermercado.
Análise textual
O objetivo dessa técnica é identificar
as classes, associações, operações e atributos relevantes para o domínio do
problema. Durante essa análise os substantivos, verbos de ligação, verbos e
adjetivos são destacados, pois esses podem ser possíveis classes, atributos,
relacionamentos ou operações. Após a identificação desses elementos, analisamos
os que não fazem sentido para o domínio do problema e os que não se enquadram
são eliminados. Nesse artigo, o domínio do problema pode ser entendido como a
especificação do sistema, com seus requisitos, restrições e outras
características relacionadas ao software.
Após essa breve explicação, surge a seguinte
pergunta: onde podemos aplicar essa análise? Podemos aplicá-la em diversas
fontes de informação sobre o sistema, tais como: documento de requisitos,
glossários, conhecimentos sobre o domínio, documento de uma entrevista ou até
mesmo as especificações de um caso de uso, pois esse último se baseia em
descrições textuais.
Essa técnica depende muito da clareza do
documento a ser analisado, pois de acordo com a forma em que se encontra
escrito o documento, pode ocorrer de classes identificadas nessa análise não
gerarem classes relevantes para o domínio do problema porém, por outro lado
também ocorre o risco da não identificação de uma classe relevante. Isso
depende muito da qualidade do artefato a ser analisado.
Apesar desse ponto negativo, essa
análise é útil para uma fase inicial de identificação de classes candidatas,
seus atributos e relacionamentos, finalizando com um diagrama de classes.
Conceitos
Nesse tópico iremos descrever brevemente
alguns conceitos de Orientação a Objetos (OO) e do processo de desenvolvimento
de software, apenas para apoio na parte prática desse artigo.
<Saiba por que programar é uma questão de sobrevivência e como aprender sem riscos/>
Perguntas frequentes
Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital.Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários.Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido!Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos.Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato.Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades.Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam.Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo.Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile.Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado.Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes.Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno.Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho.Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00.Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos".Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :)As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso!Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos.Temos um trato?
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.