Prosseguindo com os itens do menu veremos agora sobre o item Health que é o onde poderemos fazer o monitoramento do nosso servidor MySql. Composta por quatro abas poderemos monitorar Conexões, Memória utilizada, Status das Variáveis, o Sistema de variáveis e Monitorar Múltiplas Instancias.

 

Connection Health

 

Esta aba vai nos mostrar vários tópicos sobre as conexões das máquinas clientes com o servidor, determinando a Quantidade Atual (current), a Quantidade Mínima (min), a Qauntidade Máxima (max) e a Média (avg):

 

Connection Usage: Determina a quantidade de conexões com o servidor

 

Traffic: Determina o tráfico de dados para todas as conexões

 

Number of SQL Queries: Determina a quantidade de Queries e executadas no servidor

 

Memory Health

 

Esta aba fornece informações sobre caches de memória que afetam o desempenho do servidor MySQL. Para cada cache, existe um mostrador que exibe o atual taxa de utilização do cache, e um mostrador que exibe a taxa de utilização para os últimos minutos.

 

Query Cache Hitrate: Quando em uso, o query cache do servidor MySQL armazena o texto de uma solicitação SELECT junto com o resultado correspondente que foi enviado ao cliente. Se uma solicitação idêntica for recebida posteriormente, o servidor irá recuperar os resultados do query cache preferencialmente do que submeter e executar a mesma solicitação de novo. A taxa de utilização indica a relação entre as solicitações que foram armazenados e as que não foram. Uma taxa de utilização mais alta significa uma melhor performance do servidor.

 

Key Efficiency: A barra horizontal indica quanto do Buffer Key alocado está em uso. Se um percentual razoavelmente grande do Buffer Key está em uso você pode, se achar necessário, aumentar a configuração key_cache_size na seção Startup Variables. A linha gráfica é uma indicação do número de key_read_requests que resulta no atual key_reads. Quanto maior é a taxa de utilização mais eficiente seu Buffer Key é. Uma baixa taxa de utilização pode indicar a necessidade de aumentar o tamanho de Buffer Key.

 

Status Variables

Esta aba fornece informação sobre os variáveis de status MySQL. No menu da esquerda da área de trabalho, você encontrará categorias e subcategorias. Dê um clique-duplo com o mouse sobre um nome da categoria para expandir ou retrair suas subcategorias. Para cada categoria e cada subcategoria, as variáveis de status são mostradas na caixa direita da área de trabalho, junto com seus valores e uma pequena explicação. Use o botão Refresh para fazer o MySQL Administrator atualizar as variáveis e seus valores.Clicar com o botão direito do mouse na caixa da direita permite que você copie as variáveis para a área de tranferência.

System Variables

Esta aba fornece informações sobre as variáveis de sistema do MySQL. Na caixa da esquerda da área de trabalho, você encontrará categorias e subcategorias. Dê um clique-duplo no nome da categoria para expandir ou retrair suas subcategorias. Para cada categoria e cada subcategoria, as variáveis de sistema são mostradas na caixa da direita na área de trabalho, junto com seus valores e uma explicação resumida. Variáveis de sistema que podem ser ajustadas com o servidor rodando são marcadas como editáveis e recebem um ícone diferente das variáveis que não podem. Para editar as variáveis editáveis você deverá dar um clique-duplo para abrir uma caixa de diálogo que lhe permitirá especificar outro valor para a variável. As mudanças que você fizer terão efeito tão logo você as confirme clicando no botão OK. Clique em Abort caso queira manter os valores atuais. Mudanças feitas desta maneira somente serão válidas até que o servidor seja reiniciado. No MySQL Administrator, variáveis de sistema são definidas em nivel global somente. Você precisará de privilégios suficientes para mudar as variáveis globais. Use o botão Refresh para fazer o MySQL Administrator atualizar as variáveis e seus valores. Clicar com o botão direito do mouse na caixa da direita permite que você copie as variáveis para a área de tranferência.