Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo:

Apresentar ao leitor os principais conceitos que o Liferay utiliza para organizar um portal. Explica as funções da ferramenta Painel de Controle e como ela pode ser utilizada para administrar o seu sistema. Para finalizar, ensina como desenvolver novos temas para o Liferay.


Para que serve:

Construir um portal com o Liferay pode reduzir bastante o tempo de desenvolvimento de seu projeto, haja vista os inúmeros serviços e ferramentas que o mesmo já possui. Este artigo ensina a gerenciar o portal Liferay, além de apresentar alguns portlets que acompanham a sua instalação padrão.


Em que situação o tema é útil:

Este tema é útil para os desenvolvedores que têm interesse em criar um portal corporativo usando o Liferay como base para seu projeto e necessite de informações sobre os benefícios que este software pode prover.

Resumo DevMan:

Neste segundo artigo da série sobre o Liferay, o portal é utilizado para criar um site sobre música. A partir deste objetivo e através de uma série de exemplos, alguns portlets são apresentados. Também falamos sobre a ferramenta Painel de Controle, a área administrativa do portal e, por fim, é visto como personalizar a aparência do mesmo através do desenvolvimento de um tema.

Autores: Eduardo Lundgren e Marcellus Tavares

Na primeira parte deste artigo foram abordados tópicos que envolviam principalmente o desenvolvimento de portlets para o Liferay. Neste artigo, aprofundaremos em assuntos como arquitetura e administração do portal, assim como os principais portlets que acompanham sua instalação padrão, a exemplo dos portlets conteúdo web e repositório de documentos. Mostraremos as características destes aplicativos e como eles podem ser utilizados para a construção de uma solução. Em seguida, criaremos um novo tema para apresentar ao leitor as tarefas envolvidas na criação deste tipo de plugin.

Arquitetura do portal

Antes de abordarmos os principais assuntos deste artigo, é importante conhecermos os termos e conceitos que o Liferay utiliza para organizar um portal.

Para entendê-los, considere os usuários que acessam o portal. Esses usuários podem ser agrupados em três estruturas, são elas: grupos de usuários, organizações ou comunidades. A utilização de cada uma destas estruturas depende da necessidade da solução desenvolvida. Abaixo apresentamos cada um destes conceitos com mais detalhes:

Grupos de Usuários: são simples coleções de usuários definidas pelos administradores. Eles servem para facilitar a administração do portal. Por exemplo, para atribuir uma permissão a mil usuários seria necessário acessar cada usuário e realizar as configurações desejadas. Com o grupo de usuários isto pode ser feito facilmente dando a permissão ao grupo;

Organizações: através das organizações é possível agrupar os usuários do portal de forma que estes espelhem a estrutura organizacional da empresa em que trabalham. Por exemplo, suponha que em uma empresa existam diferentes departamentos como recursos humanos, financeiro, marketing, etc. Cada setor poderia ser uma organização dentro do Liferay. Além disso, estas organizações poderiam ser relacionadas de uma maneira hierárquica. A Figura 1 mostra uma forma possível de distribuição entre os departamentos;

Figura 1. Estrutura organizacional de uma empresa.

Desta forma, cada departamento representa uma organização no Liferay, e um usuário pertencente à organização “Marketing” também faz parte de “Filial A” e “Empresa Matriz”.

Comunidades: são coleções de usuários que compartilham interesses em comum. Comunidades no Liferay são similares a comunidades do Facebook e Orkut, onde os usuários podem se associar para discutir e colaborar sobre questões relacionadas a um tema.

Existem três tipos de comunidade no portal:

Abertas: comunidades abertas permitem aos usuários se associarem sem a intervenção de um moderador. Esta associação poder ser feita através da ferramenta de painel de controle ou pelo portlet de comunidade adicionado a uma página que o usuário tenha acesso;

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