Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo

Neste artigo destacamos a medição de software como uma área fundamental na melhoria de processo, abrangendo conceitos e suas abordagens para implantação no programa MPS.BR.


Para que serve

O processo de medição de software ajuda na identificação de pontos positivos e falhos da organização, na tomada de decisão baseada em fatos e a prever melhor a entrega de produtos, assim como no ciclo da melhoria de processo.

Em que situação o tema útil

Para obter melhor entendimento dos processos aplicados e dos produtos desenvolvidos utilizando medição de software, o que influencia na tomada de decisões baseado em informações reais da organização e na implantação de programas de melhoria de processo de software.

Autores: Bernardo Estácio e Kaio Valente

A sobreposição e o sucesso de uma organização são determinados pelo serviço ou produto apresentado. A qualidade é então o grau de variação, a qual pode ser analisada durante o processo de desenvolvimento e produção. Em organizações de TI, é necessário que se use dados para determinar boas práticas, melhorar modelos de processos, analisar tendências, melhorar estimativas, estabelecendo um conhecimento sobre a organização que vai de gerentes a desenvolvedores.

A partir desse contexto, percebe-se a importância da qualidade do produto por ser um fator que influencia diretamente na competitividade de mercado e prima, sobretudo, em satisfazer as necessidades e requisitos do cliente, da melhor forma possível. Entretanto, alcançar determinados graus de qualidade é uma tarefa árdua, e deve ser almejada desde o processo de desenvolvimento de software.

Este artigo aborda a medição como uma área fundamental na melhoria do processo de software, abrangendo conceitos do processo de medição, suas abordagens para implantação de um processo consistente e seu contexto no programa MPS.BR.

Medição

A medição é um componente chave de qualquer engenharia, portanto, com o amadurecimento da engenharia de software ela tem se tornado fundamental na coleta de dados significativos, na identificação de pontos positivos e falhos da organização, assim como no ciclo da melhoria de processo.

O processo de medição ajuda a organização a gerenciar e tomar decisões baseadas em fatos, a prever melhor a entrega de seus produtos, a melhorar seu processo de desenvolvimento e a utilizar recursos com maior eficiência. Sua importância pode ser evidenciada nas palavras de Tom de Marco: ”Você não pode gerenciar o que não pode medir” [3].

Dessa forma, a medição pode ser considerada como o ato de determinar uma indicação quantitativa da extensão, quantidade, dimensão, capacidade ou tamanho de algum atributo de um produto ou processo [9]. Várias são as razões que podem influenciar o uso da medição no âmbito organizacional, entre elas:

• Obter melhor entendimento dos processos aplicados, dos produtos, recursos e ambientes, e poder comparar em futuras avaliações;

• Avaliar o andamento do projeto em relação aos planos;

• Direcionar ações, baseado nas informações coletadas e analisadas;

• Identificar gargalos no processo que possam vir a causar impedimentos ou queda na qualidade do produto final.

Terminologia e Conceitos

O processo de medição de software é caracterizado pela existência de vários termos, entres os mais conhecidos pode-se citar: medida, métrica e indicador.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo