O mercado de trabalho para desenvolvedores é amplo e possibilita a escolha entre diversas áreas, como linguagens de programação para web, games, produtos (softwares), sites, DevOps e outros. No geral, o foco da atividade é a programação em si, mas também é possível se desenvolver na carreira em um cargo de gestão e liderança, voltado para o gerenciamento e desenvolvimento de escopo de projetos.

De acordo com a Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, o Brasil vive um cenário ótimo para o mercado de tecnologia com um crescimento de até 4% para o ano de 2018. Já a Revista Exame, informa que o setor contribui para que Santa Catarina apresente a menor taxa de desemprego do país. Em junho de 2017, já existiam mais de 900 empresas na área, nas quais haviam quase 20.000 pessoas contratadas.

Andreson Medtler, Desenvolvedor Web da HostGator Brasil, está inserido nesse cenário e acredita que o mercado de Florianópolis pode ser considerado uma “Disneylândia para um desenvolvedor”, pois além de ter muitas oportunidades de oferta de trabalho em grandes empresas, a cidade ainda oferece qualidade de vida em meio a uma natureza de tirar o fôlego.

Abaixo, ele tira algumas dúvidas de quem deseja embarcar no mundo dos códigos e fala sobre os desafios e benefícios que essa carreira proporciona.

Formação necessária para ser um desenvolvedor web

Trabalhar com programação não é uma tarefa fácil. A atividade demanda investimento de tempo e muito estudo para se tornar um profissional qualificado e destacar-se em um mercado tão competitivo.

O que você aprendeu em 2015 não é exatamente o mesmo conteúdo que você usará em 2018. A tecnologia não para, por isso, o processo de aprendizado deve ser contínuo e consistente.

Acompanhar esse avanço com a rapidez necessária pode ser um ponto difícil para quem quer seguir carreira. Por outro lado, essa evolução acelerada aumenta a necessidade de aprendizado para possibilitar ao profissional desenvolver projetos fantásticos em sua área e aprender novos conceitos e linguagens.

Para quem já possui uma formação na área e não pretende parar de estudar e ampliar o seu conhecimento, é interessante continuar se atualizando com novos cursos. Para quem ainda não sabe por onde começar, uma graduação relacionada a área pode ajudar a direcionar. Hoje já existem diversos cursos de graduação, como por exemplo, engenharia da computação, ciência da computação, sistemas de informação, análise e desenvolvimento de sistemas, gestão de tecnologia e outros.

Além disso, para aprofundar seu conhecimento, aproveite a oferta de tutoriais online, livros e outros canais focados no ensino e prática do desenvolvimento. O ideal é não parar de se reciclar, seja qual for o formato utilizado para aprimorar o aprendizado. Tenha a consciência que terá que estudar e se atualizar sempre, enquanto estiver exercendo esse tipo de atividade.

Um certo dia abandonei tudo o que estava fazendo e decidi que queria ser programador, mesmo sem saber absolutamente nada, criei coragem e me matriculei em um curso. Meu primeiro contato com o desenvolvimento foi em um curso de flash/action script, no qual tive a sorte de ter um ótimo professor. Isso fez com que eu gostasse da área logo de cara. Essa era a minha especialidade, porém, pouco tempo depois essa linguagem foi depreciada e com isso tive que aprender uma nova linguagem a partir do zero. Dessa vez pesquisei bastante sobre o que gostaria de fazer e principalmente, algo que teoricamente iria perdurar firme por um bom tempo, afirma Andreson.

É necessário tempo, paciência e dedicação para começar a entender os princípios básicos da área de desenvolvimento web. É de extrema importância possuir conhecimento de lógica, CSS, HTML, JavaScript e PHP, ou então outras linguagens desejadas, qualquer que seja o foco do trabalho.

Habilidades importantes para um desenvolvedor web

Além dos conhecimentos técnicos necessários que citamos acima, é importante ter um nível elevado de organização, criatividade, pensamento racional, agilidade, paciência, persistência e habilidades de relacionamento interpessoal.

A visão que muitas pessoas possuem dos desenvolvedores é que eles preferem lidar com máquinas ao invés de pessoas. Se esse é o seu caso, é hora de mudar este mindset, pois é necessário interagir com indivíduos o tempo todo e ter a capacidade de compreender e analisar desafios e problemas para então, sugerir soluções.

Também é fundamental aprender a língua inglesa, já que as linguagens de programação geralmente são em inglês e as ferramentas utilizadas para desenvolver os softwares também. Desta forma, é necessário ao menos saber o básico nesta língua para conseguir executar suas tarefas com êxito

4 dicas para quem quer seguir carreira de desenvolvedor web

  1. Estude, pesquise e leia tudo que for interessante sobre tecnologia e linguagem de programação. Aprender nunca é demais e, quanto maior a bagagem, maiores as chances de conseguir avançar no plano de carreira.
  2. Tenha paciência e sempre teste tudo que foi criado e desenvolvido. É importantíssimo saber reconhecer acertos e erros para conseguir progredir.
  3. Procure interagir com outros setores e aprender com pessoas que possuem habilidades diferentes das suas. Dessa forma, você vai aprender na prática como funciona todo o sistema da empresa e assim poderá contribuir mais. O Andreson, por exemplo, começou na HostGator como desenvolvedor web do setor de marketing. “A experiência foi a melhor possível, sempre fui um grande admirador dessa área e pude aprender bastante sobre Marketing de Afiliados, campanhas de PPC, Inbound Marketing, etc.”
  4. As oportunidades de trabalho são muitas e a quantidade de oferta das empresas de TI melhoram a cada dia. O mercado da tecnologia da informação continua crescendo em 2018 e a demanda por mão de obra em desenvolvimento acompanha esse ritmo. As empresas estão correndo atrás para oferecer melhores produtos e melhores condições de trabalho, a fim de fidelizar funcionários e reduzir rotatividade. Continue sempre buscando atualizações, não fique parado no tempo, o processo de aprendizagem é contínuo, assim como o mercado e quanto mais você souber, mais chance de alcançar o que deseja.

Por fim, tenha uma visão do que você pretende alcançar, planeje e comece. O mercado está carente de profissionais qualificados, apontou a pesquisa da Indeed, e boas oportunidades não faltam para quem está sempre se atualizando em busca de conhecimento.

Andreson Medtler é Desenvolvedor Web Sênior da HostGator Brasil