Introdução

Os Padrões de Projetos nos permitem reutilizar a experiência de outros desenvolvedores que tiveram problemas semelhantes e os solucionaram.

Os Padrões de Projetos também fornecem um vocabulário compartilhado com outros desenvolvedores. Quando temos um vocabulário, podemos nos comunicar muito mais facilmente com outros desenvolvedores e inspirar aqueles que não conhecem os padrões a começarem a aprendê-los. Quando se comunicamos com as nossas equipes usando simplesmente o nome de um padrão de projeto estamos automaticamente comunicando não apenas o nome de um padrão, mas sim um conjunto de qualidades, características e restrições que o padrão representa. Usando simplesmente o nome do padrão já comunicamos o design que temos em mente para uma determinada tarefa, além disso, não precisamos entrar em detalhes falando o que a classe faz, como se relaciona, com quem, etc, o padrão já deixa clara a ideia de como será feito, assim podemos nos comunicar mais rapidamente e com menos espaços para mal-entendidos.

O grande objetivo dos padrões de projetos é ajudar os desenvolvedores a estruturar os seus aplicativos de maneiras mais flexíveis, fáceis de entender e manter.

Abaixo será descrito um padrão de projeto bastante importante e muito utilizado, o padrão Observer. O padrão Observer é utilizado quando se precisa manter os objetos atualizados quando algo importante ocorre.

Funcionamento

O padrão Observer funciona como assinaturas de jornais e revistas, ou seja, temos uma editora que publica as edições e pessoas que assinam os jornais ou revistas dessa editora e sempre recebem as novas edições assim que elas são publicadas. Enquanto a pessoa é assinante ela continua recebendo as edições na sua casa. Se a pessoa cancelar a assinatura do jornal ou da revista ela para de receber as edições.

O padrão Observer funciona da mesma forma, no entanto, tem-se que a editora (que publica) é o chamado SUBJECT no Padrão Observer e os assinantes (que recebem as novas publicações) são os chamados OBSERVER.

Os OBSERVERs registram-se no SUBJECT para receber atualizações quando os dados do SUBJECT são alterados. Os OBSERVERs também podem cancelar o seu registro e dessa forma não receber mais nenhuma atualização do SUBJECT.

O Diagrama de classe abaixo mostra mais detalhes sobre o funcionamento do padrão Observer.

Diagrama de classe do Padrão Observer

Figura 1: Diagrama de classe do Padrão Observer

No diagrama de classe acima nota-se a presença da interface Subject e da sua classe concreta ConcreteSubject que define o comportamento dos objetos para se registrarem (Attach) e também para serem removidos (Detach). O ConcreteSubject é quem implementa a interface Subject, além de definir os métodos da interface ele ainda define o seu próprio estado. O método notify() será utilizado para atualizar todos os observadores registrados sempre que o seu estado mudar. Do outro lado do diagrama tem-se o Observer e o ConcreteObserver que tem o método update() que é chamado quando o estado do Subject é alterado. A classe ConcreteObserver implementa a interface Observer, definindo assim o método update().

Podemos notar que aqui há uma relação UM-PARA-MUITOS, ou seja, temos UM Subject para MUITOS Observers.

A definição formal do Padrão Observer é: “O Padrão Observer define uma dependência um-para-muitos entre os objetos de modo que quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente”.

Princípio da Ligação Leve

O padrão Observer adere ao principio de projeto em que se busca Designs levemente ligados entre objetos que interagem, isto é, eles interagem normalmente, no entanto sabem muito pouco um do outro.

O Subject sabe apenas que um Observer implementa uma interface comum a todos os Observers (interface Observer), apenas isso. O Subject não sabe a classe concreta que a implementa e nem sabe o que ela faz ou o qualquer outra coisa a respeito. Isto fica mais claro na implementação do padrão em que, como é de praxe dos padrões, programa-se para interface e não para classes concretas.

Essa ligação leve também proporciona mais flexibilidade ao padrão, pois como pode-se notar podemos adicionar novos Observers a qualquer momento e a única coisa que o Subject dependerá continua sendo uma lista de objetos que implementam Observer. Também podemos substituir Observers em tempo de execução ou remove-los e o Subject continuará se comportando da mesma forma e sem nenhuma alteração na sua estrutura.

Além disso, se alterarmos o Subject ou o Observer nota-se que não há nenhum impacto um no outro, eles apenas precisam continuar implementando as suas interfaces.

Implementação no Java

O Java também fornece suporte para o padrão de projeto Observer. As API’s mais gerais são a interface Observer e a classe Observable no pacote java.util. Elas são bastante semelhantes ao que foi dito aqui, porém possuem bem mais recursos que podem ajudar a vida do desenvolvedor em algumas circunstâncias.

Em geral a classe Observable é como o nosso Subject discutido anteriormente, porém Observable é uma classe e não uma interface. Alguns dos métodos do Observable são addObserver(), deleteObserver(), notifyObservers(), setChanged(). A classe Observable nada mais faz do que monitorar todos os observadores e os notificar sobre alguma alteração no estado.

A interface Observer é como se fosse a nossa classe Observer definida anteriormente, essa interface ainda possui um método update() que será chamado pelo Subject quando o estado de Subject for alterado. No método update() será passado como parâmetro o Subject (quem está fazendo a notificação) ou ainda será passado o Subject e os dados para serem processados pelo Obsever. Outra forma de trabalhar seria chamar update() passando apenas o objeto Subject e esperar que o observador “puxe” os dados da Subject, dessa maneira não passaríamos nenhum dado para o Observer e sim esperaríamos que ele pegasse os dados diretamente no Subject que foi passado.

Um detalhe importante é que antes de Subject chamar o método update() do seus assinates (Observers) deve-se chamar o método setChanged() que seta o estado interno do objeto para true, ou seja, chamando o método diz-se que o estado foi alterado e os Observadores devem ser notificados. Quando este método de Subject é chamado aciona-se o método notifyObservers() chamando o método update() de cada Observador passando o objeto e os dados alterados. Após as notificações o setChanged() é novamente setado como falso e só chamará o método notifyObservers() novamente quando for acionado.

Segue abaixo um exemplo de implementação em Java utilizando a API descrita acima.

Listagem 1:

Exemplo de implementação em Java do padrão Observer.


import java.util.Observable;
import java.util.Observer;

public class RevistaInformatica extends Observable {

	private int edicao;

	public void setNovaEdicao(int novaEdicao) {
		this.edicao = novaEdicao;
		
		setChanged();
		notifyObservers();
	}
	
	public int getEdicao() {
		return this.edicao;
	}
	
	public static void main(String[] args) {
		//poderia receber a nova edicao atraves de um recurso externo
		int novaEdicao = 3;
		RevistaInformatica revistaInformatica = new RevistaInformatica();		
		Assinante1 assinante1 = new Assinante1(revistaInformatica);
		
		revistaInformatica.setNovaEdicao(novaEdicao);
	}

}

class Assinante1 implements Observer {
	
	Observable revistaInformatica;
	
	int edicaoNovaRevista;
	
	public Assinante1(Observable revistaInformatica) {
		this.revistaInformatica = revistaInformatica;
		revistaInformatica.addObserver(this);
	}
	
	@Override
	public void update(Observable revistaInfSubject, Object arg1) {
		if (revistaInfSubject instanceof RevistaInformatica) {
			RevistaInformatica revistaInformatica = (RevistaInformatica) revistaInfSubject;
			edicaoNovaRevista = revistaInformatica.getEdicao();
			System.out.println("Atenção, já chegou a mais uma edição da Revista Informatica. " +
					"Esta é a sua edição número: " + edicaoNovaRevista);
		}
	}	
}

Acima temos a implementação do Padrão de Projeto Observer utilizando a API do Java. Nota-se que a RevistaInformatica é o Subject que está aguardando registros de cliente. Assinante1 é um assinante que se registra na RevistaInformatica para receber notificações sempre que uma nova edição for publicada. Vale ressaltar novamente que setChanged() sempre deve ser chamado antes de notifyObservers() ou o estado interno do objeto não será modificado e ao chamar diretamente notifyObserver() nada acontecerá, pois o estado não foi alterado (este estado é guardado na API). Isso ocorre porque dentro de notifyObservers() temos tipo uma condicional “if (setChanged())” para saber se o estado foi alterado.

Um detalhe a ser observado é que Observable é uma classe, o que limita o seu potencial de reutilização. Infelizmente por esse motivo alguns desenvolvedores preferem implementar o seu próprio Observable. Caso o desenvolvedor precise realmente criar o seu próprio Observable, não tem problema, a implementação é simples e prática como pode ser visto na descrição do padrão. No entanto, se Observable for útil para as suas necessidades e não tivermos problemas em estender Observable (ou seja, sua classe não estende nenhuma outra classe) sem problemas, podemos utilizar todas as suas funcionalidades que já foram bem pensadas por grandes projetistas.

Outras implementações do Java também fornecem suporte ao padrão Observer como as APIs JavaBeans e Swing. Como foi dito, esse padrão é bastante utilizado por diversas APIs. Um exemplo da sua utilização do padrão Observer na API Swing ocorre através dos eventos ActionListener e do componente Jbutton. Nesse caso a implementação do padrão se dá quando criamos um novo botão e passamos para ele como parâmetro uma classe que implementa um evento ActionListener que por sua vez define o método actionPerformed(). Cada vez que o botão é clicado (muda seu estado) os eventos registrados no botão (classes que implementam ActionListener) são chamados (através do método actionPerformed() que está no contrato da interface).

Conclusão

O padrão Observer é muito utilizado em diversas APIs do Java e de outras plataformas também. Esse padrão é extremamente importante e útil devido aos seus inúmeros benefícios e boas práticas. Entre as boas práticas e princípios fundamentais que o padrão Observer nos proporciona temos: a separação dos aspectos que variam na aplicação, a programação para interface e não para uma implementação, prioridade à composição em relação a herança, interdependência entre os objetos, entre diversos outros. Vimos no artigo que o padrão Observer define uma relação um-para-muitos, Subjects atualizam Observers que por sua vez se registram ou removem os seus registros nos Subjects, as ligações são leves, além de verificarmos na prática como podemos implementar o padrão com a ajuda da API Java que dá total suporte ao Padrão.

Bibliografia