Este artigo apresenta os conceitos referentes ao gerenciamento de escopo para um projeto, diferenciando seus principais aspectos, e mostra também quais são os conhecimentos utilizados nos processos que o compõe, propostos pelo Guia PMBOK.
Por que eu devo ler este artigo:Este
artigo apresenta os conceitos referentes ao gerenciamento de escopo para um
projeto, diferenciando seus principais aspectos, e mostra também quais são os
conhecimentos utilizados nos processos que o compõe, propostos pelo Guia PMBOK.
O tema é útil, principalmente, para gerentes de projetos que buscam a melhoria
do processo de gerenciamento do escopo em projetos de desenvolvimento de
software. Serve também para desenvolvedores de software que trabalhem em
equipes de projeto e que visem aprimorar seus conhecimentos na gerência do
escopo e usar as responsabilidades em relação às atividades de escopo de forma
mais adequada.
Este artigo trata de uma das grandes áreas de conhecimento em
gerenciamento de projetos, o Escopo. Traz as diversas tarefas necessárias para
a boa gerência do mesmo, exemplificando como isso pode ser feito em projetos
que envolvem a Tecnologia da Informação (TI). Sejam eles, de desenvolvimento de
software, de implantação de infraestruturas, de desenvolvimento tecnológico ou
científico, de implantação de um novo procedimento ou negócio, enfim, de qualquer
projeto ligado à grande área da Computação.
A palavra Escopo pode ser definida como sendo “limite ou
abrangência de uma operação”, ou ainda como “local bem determinado que se aponte
para atingir = alvo, mira”. As duas definições nos levam a uma determinação
limite de algo que se queira alcançar, correto?
Costumo dar como exemplo aos alunos o ovo de galinha, que é
produzido, botado, chocado e tem sua casca rompida quando o animal está pronto
para se relacionar com o ambiente externo a sua casca. Pois bem, essa casca é
quem direciona o escopo referente ao nascimento do animal, tudo o que está fora
dela não corresponde ao projeto do animal de nascer.
E tudo aquilo que está
dentro dela faz parte do escopo do projeto de se fazer nascer do animal.
Para a definição de escopo, uma resposta rápida poderia ser a
de que ele é a casca do ovo, porém, explicarei de forma complementar esse
conceito. O escopo não se limita à casca do ovo, o escopo do projeto é a casca
do ovo (fronteira limitante do projeto) mais
todo o conteúdo que se encontra dentro dela (alvo, que será produzido), tudo
aquilo que se faz necessário para que no final possa ser obtido a partir da
rebenta da casca, o pintainho em questão.
Guardadas as devidas proporções, o ambiente externo ao ovo, a
galinha, o galo, pintinhos ou ainda outros ovos, não fazem parte do escopo do
projeto do pintinho se fazer nascer. Embora a galinha tenha forte influência
chocando esse ovo, ela não faz parte do mesmo e poderia até ser substituída
pelo galo ou por um ambiente em temperatura ideal.
Assim, o escopo do projeto é o conteúdo que o projeto deve
possuir e somente ele. Eliminando-se até elementos que possam estar diretamente
ligados ao projeto, porém, que não façam parte do mesmo, está do lado de fora
da casca!
O escopo no processo de desenvolvimento
de software
Em processos de desenvolvimento de software o escopo do
projeto é um dos principais elementos e o mais difícil de ser estabelecido de
forma correta. A partir de sua definição é que o projeto pode ser iniciado, desenvolvido
e gerenciado. Porém, as características do software fazem do gerenciamento do escopo
uma atividade extremamente dinâmica, que inclui além da definição dos
requisitos, o gerenciamento dos mesmos.
A tarefa de gerenciar os requisitos engloba além da
definição, a rastreabilidade dos mesmos, a adaptabilidade de mudanças ocorridas
nos mesmos, bem como o gerenciamento dessas mudanças. Um projeto que envolva o
desenvolvimento de software inclui, ainda, dificuldades em se manter os
requisitos levantados no início do projeto, por isso, a importância da uma boa
coleta de requisitos inicial; realizar o gerenciamento das diferentes fontes de
informação (stakeholders) para a definição dos mesmos; e gerenciar as
constantes adições ou mudanças nos mesmos durante todo o projeto, à medida que
novas funcionalidades são entregues.
Por isso, um cuidadoso gerenciamento do escopo é parte
substancial do desenvolvimento de um projeto que envolva a construção de
softwares. Para tanto, a tarefa de gerenciar é dividida em planejamento (que
deve ser detalhado), verificação e o controle do mesmo.
Os mecanismos necessários
para o gerenciamento do escopo
Segundo o guia de conhecimento PMBOK, são seis os elementos
necessários para o gerenciamento do escopo de um projeto. São eles: Planejar o Gerenciamento do
Escopo, Coletar Requisitos, Definir Escopo, Criar a Estrutura Analítica
do Projeto, todos eles ligados ao planejamento do escopo e Verificar o Escopo e
Controlar o Escopo que são processos ligados ao monitoramento e controle do
Escopo do projeto.
Para a execução desses processos três itens são importantes:
as Entradas, as Ferramentas e Técnicas e as Saídas.
As Entradas são os mecanismos utilizados em cada processo que
podem oferecer informações ou dados referentes ao projeto, oriundos de fatores
ambientais da empresa (ferramentas já estabelecidas e que devam ser utilizadas
para o trabalho), por exemplo, ou de fatores externos (como leis e
procedimentos) ou ainda, gerados a partir de outros processos de gerenciamento
do projeto (como o conjunto de stakeholders ou o contrato do projeto).
Já as Ferramentas e Técnicas utilizadas podem ser um padrão
(utilizadas em todos os projetos da empresa) ou ainda estarem sendo utilizadas
pela primeira vez no projeto em questão. Elas variam muito de acordo com a área
de conhecimento, mas podem ser desde software de auxílio à formulação de
modelos de desenvolvimento, até os próprios modelos utilizados para a definição
do Escopo.
<Saiba por que programar é uma questão de sobrevivência e como aprender sem riscos/>
Perguntas frequentes
Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital.Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários.Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido!Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos.Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato.Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades.Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam.Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo.Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile.Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado.Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes.Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno.Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho.Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00.Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos".Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :)As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso!Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos.Temos um trato?
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.