Do que se trata o artigo:

Neste artigo veremos a importância de integrar um Firewall com uma Política de Segurança da Informação. Para isso, será explicado o que é, qual a funcionalidade e a importância de cada um.


Para que serve:

Uma Política de Segurança da Informação bem definida é a base para garantir o correto uso da informação. A soma dessa política com as políticas de um Firewall serve de apoio ao responsável pela Segurança da Informação da organização junto à alta direção.

Em que situação o tema útil:

Considerando a informação como o maior ativo de uma empresa, pode-se dizer que essa integração entre Firewall e Política de Segurança da Informação serve para proteger os dados que serão acessados, impedindo que os façam de forma indevida.

Considerando o cenário globalizado atual onde os negócios são suportados cada vez mais pela tecnologia, é de extrema importância requisitos mínimos de segurança da informação, para que informações estratégicas não sejam disseminadas de forma indevida, o que pode impactar de forma significante nos negócios da organização.

Para que essa disseminação dos dados não aconteça de forma indesejada, é importante a adoção de mecanismos de segurança da informação voltados aos processos, pessoas e tecnologia. Dois deles podemos dizer que são essenciais: uma política de segurança de informação, direcionada na sua essência às pessoas e um firewall, recurso provedor de segurança no meio tecnológico, sendo configurado com base na política de segurança da informação.

Neste contexto, esse artigo tem como objetivo discutir como as políticas de segurança da informação podem ser usadas como uma parte ativa do esforço de uma organização para proteger os seus ativos de informações valiosas, juntamente com uma ferramenta importante e indispensável como o firewall.

Segurança da Informação

A Segurança da Informação tem como objetivo proteger as informações de uma determinada pessoa ou empresa, ou seja, não é uma preocupação somente corporativa. Mas à medida que as empresas geram informações, armazenam e as distribui para gerir seus negócios, aumentam os riscos a que os dados ficam expostos.

A segurança de uma determinada informação pode ser afetada por fatores comportamentais e uso de quem se utiliza dela, pelo ambiente computacional que a cerca ou por pessoas mal intencionadas que têm o objetivo de furtar, destruir ou modificar tal informação.

Garantir a proteção da informação e mitigar os riscos, não são somente desafios técnicos, de responsabilidade de analistas e engenheiros, mas desafios que envolvem a gestão como um todo.

Os princípios básicos da segurança da informação que atualmente norteiam na análise, planejamento e na implementação da segurança dos dados, são:

...
Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo