Que o Python vale a pena não temos a menor dúvida. Mas será que para o programador iniciante também vale? Aqui na DevMedia não recomendamos essa linguagem como sua primeira opção de estudo e vamos argumentar sobre isso a seguir.

O que é Python?

O Python é uma linguagem de programação que está em alta. Principalmente, devido às áreas de atuação em que ele pode ser aplicado, como por exemplo: Big Data, Internet das Coisas, Data Science e Inteligência Artificial. Ou seja, o que há de mais novo em tecnologia pode ser desenvolvido, também, através do Python. Mas com tanta coisa incrível que ele pode fazer você deve estar se perguntando cada vez mais porque a DevMedia não me indica o Python pra quem quer começar.

Então se prepare e vamos aos 4 argumentos pra você não iniciar seus estudos pelo Python.

A sintaxe não é tão simples como parece

Uma das atrações mais fortes que o Python exerce sobre os iniciantes é o fato dele ter uma sintaxe simples, dando a impressão que a curva de aprendizado será muito menor do que em outras linguagens.

Para ilustrar, trazemos no Código 1 um exemplo de como imprimir na tela “Olá, mundo”, usando o Java e na sequência um “Olá, mundo”, usando o Python.


  //exemplo em Java
  public class Ola{
    public static void main(string args[]){
      System.out.println("Olá, mundo!");
    }
  }
   
  //exemplo em Python
  print ("Olá, mundo!")

Curtiu, né? Mas cuidado, tem um golpe ai!

Ao aprofundar na codificação, o aluno vai se deparar com um grande desafio: o paradigma da orientação a objetos. Pois é… o Python é uma linguagem orientada a objeto e o iniciante vai precisar aprender a aplicar esse conceito para programar com o Python.

A orientação objeto não é nenhum bicho de sete cabeças e faz parte do dia a dia dos programadores experientes, mas quando se está iniciando o ideal é diminuir as barreiras e adotar uma linguagem que te dá liberdade na codificação. Deixando os conceitos complexos um pouco mais para frente.

Muito estudo

É necessário ter outros conhecimentos agregados

Além do paradigma da orientação a objetos, outros conceitos sempre estão atrelados à linguagem Python. Como vimos anteriormente, o Python pode ser utilizado em aplicações como Machine Learning, big data, internet das coisas, entre outras.

Porém, essas tecnologias de ponta utilizam outras ciências em seu desenvolvimento. Não basta saber Python para trabalhar com elas. Pode ser necessário conceitos avançados da matemática, como álgebra linear e matrizes; conhecimentos aprofundados em banco de dados; experiência na área de mecatrônica e robótica. Enfim, o Python sozinho não vai resolver o problema.

A não ser que você já tenha conhecimento nessas outras áreas, ter que estudar programação e ainda agregar matemática, robótica e/ou banco de dados, vai aumentar muito o seu tempo de aprendizado e pode acabar te desestimulando no meio do caminho.

Vale ressaltar, é claro, que o Python também pode ser utilizado para o desenvolvimento Web, construção de sites e coisas assim. Porém, para esse tipo de aplicação, existem linguagens melhores e mais indicadas do que o Python.

Projetos em Python costumam ser complexos e os experientes ganham a preferência

Como já foi dito, os projetos em Python são mais complexos e exigem mais conhecimento. Mesmo que você seja esforçado e esteja estudando todas as matérias que envolvem o projeto, ainda assim você será um candidato que está iniciando a carreira, sem nenhuma experiência.

Somado a isso, no Brasil, são poucas as empresas que estão desenvolvendo projetos com essas tecnologias. Ou seja, haverá poucas vagas, exigindo muito conhecimento e com pessoas mais experientes concorrendo com você.

Poucas vagas no mercado de trabalho em relação a outras tecnologias

Numa busca geral por vagas de programação no site Infojobs, o Python é a quinta tecnologia com mais vagas. Veja:

Vagas de programação

A coisa mais importante para quem está começando a carreira de programação é entrar o mais rápido possível no mercado de trabalho para ganhar experiência. Ao escolher uma linguagem com poucas vagas disponíveis, você está reduzindo muito suas possibilidades de conquistar uma vaga imediatamente.

Conclusão

Python é uma linguagem top, incrível, mas não para ser sua primeira linguagem no nosso ponto de vista. Você pode escolher Python, mas para quando você já estiver dentro do mercado de programação.

Aqui na DevMedia, por exemplo, recomendamos você iniciar pela linguagem JavaScript. Ela não precisa de conhecimentos iniciais em Orientação a objeto; os projetos são relativamente simples; há uma imensidão de oportunidades no mercado e ela te permite desenvolver para Front-end, Mobile e Back-end. Isso vai aumentar ainda mais suas chances de se colocar no mercado de forma rápida.

Pensa nisso e vamos conversar mais sobre isso lá no Youtube:

Curtiu a ideia? Então vamos começar a programar de forma certa. Assine a DevMedia hoje mesmo e acelere sua carreira. Afinal programar é fácil, estudar sozinho é que é difícil! Pare de perder tempo.

Comece sua carreira agora