Este artigo apresenta uma visão geral da Java 3D API, explicando a estrutura que deve ser utilizada para a criação de gráficos tridimensionais e abordando os conceitos básicos envolvidos nesta tarefa.
Por que eu devo ler este artigo:Este artigo
apresenta uma visão geral da Java 3D API, explicando a estrutura que deve ser
utilizada para a criação de gráficos tridimensionais e abordando os conceitos
básicos envolvidos nesta tarefa. Juntamente com estas explicações, alguns
exemplos demonstrando os conceitos analisados são elaborados para facilitar a
compreensão. A partir disso o leitor será capaz de criar seus primeiros
ambientes em 3D.
A Java 3D é uma biblioteca que possibilita escrever
aplicações com gráficos tridimensionais, fornecendo as ferramentas para criar e
manipular geometria 3D, e também para visualizar os elementos desta geometria,
baseada em grafos de cena, ou seja, os elementos da cena tridimensional são
organizados em uma estrutura de dados chamada de grafo de cena.
Esta API é
baseada em ideias existentes em outras APIs de baixo nível, como a Direct3D,
OpenGL, QuickDraw3D e também nos elementos de alto nível utilizados em diversos
sistemas gráficos. A estrutura do grafo de cena possibilita aplicar os
conceitos de programação orientada a objetos nas aplicações, diferentemente da
JOGL (Java OpenGL), que apenas expõe
os métodos da OpenGL para as aplicações Java por meio de chamadas às funções
nativas desta API.
O grafo de cena é uma estrutura em árvore que contém os
elementos que descrevem a maneira como a cena será construída e exibida. Estes
elementos podem ser características geométricas dos objetos, comportamentos
(como animações) e resposta a colisões entre elementos da cena e também a
comandos do usuário.
Além das funcionalidades que permitem a manipulação e
visualização de ambientes tridimensionais, a biblioteca também suporta uma
grande quantidade de periféricos, tais como headsets (óculos ou capacetes para
realidade virtual), CAVE (salas que simulam ambientes completos para uma
experiência de imersão total), telas múltiplas e visão estereoscópica (tecnologias
utilizadas para dar sensação de profundidade, como nos cinemas 3D).
Neste artigo uma introdução é feita a respeito da
organização lógica dos dados utilizados na Java 3D, e como utilizar estes
conceitos na criação de imagens a partir de primitivas gráficas 3D simples como
cubos e esferas.
Também são descritos os passos necessários para a criação de
elementos de iluminação e como eles funcionam em um grafo de cena para gerar
uma imagem.
Instalação e compatibilidade
A versão atual da Java 3D é a 1.5.1, disponível para
download no site da Oracle. É preciso se certificar que a biblioteca seja
compatível com o ambiente Java instalado, ou seja, se estiver utilizando a JVM
32 bits, instale a Java 3D para 32 bits, se estiver utilizando a JVM 64 bits,
instale a versão de 64 bits; caso contrário, a biblioteca não funcionará, e a
aplicação não conseguirá exibir os gráficos.
Para poder desenvolver aplicações
utilizando a Java 3D são necessários dois conjuntos de bibliotecas: a
biblioteca nativa para o sistema, como a DLL para o Windows; e os pacotes Java
contendo as classes da API a serem utilizadas no desenvolvimento da aplicação.
A distribuição da Java 3D consiste de um arquivo
correspondente à biblioteca nativa, com o qual são acessados os recursos de
hardware específicos de cada máquina, e três arquivos que correspondem aos
pacotes de classes da API, nos quais estão as definições das classes que são
utilizadas nas aplicações Java para criar os gráficos desejados.
Estão disponíveis dois tipos de arquivos com a distribuição
da Java 3D: um arquivo compactado e um arquivo executável. A versão executável
coloca os arquivos no diretório correspondente à instalação do Java. Já na
versão do arquivo compactado isto deve ser realizado pelo usuário.
Em ambos os
casos é necessário realizar a configuração das variáveis de ambiente
manualmente, ou seja, é preciso incluir na variável de ambiente CLASSPATH da
Java Virtual Machine, o caminho para o diretório /Java3D/1.5.2/lib/ext, e na variável PATHdo sistema
operacional, o caminho para o diretório /Java3D/1.5.2/bin
da sua instalação (estes caminhos levam em consideração a instalação padrão nos
sistemas operacionais Windows).
Com a Java 3D instalada e configurada, é possível iniciar o
desenvolvimento de aplicações ou applets que façam uso das ferramentas dessa
biblioteca, mas antes de iniciar o desenvolvimento, é preciso entender a
estrutura e os conceitos embutidos na biblioteca para que seja possível
aproveitar todo o potencial dos recursos disponíveis na Java 3D.
Com este objetivo,
nas próximas seções deste artigo será apresentada uma visão geral da biblioteca
e dos conceitos empregados no desenvolvimento da mesma, juntamente com as
explicações de alguns exemplos, nos quais serão apresentadas as características
do sistema de coordenadas, como desenhar formas geométricas básicas e incluir
iluminação ...
<Saiba por que programar é uma questão de sobrevivência e como aprender sem riscos/>
Perguntas frequentes
Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital.Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários.Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido!Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos.Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato.Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades.Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam.Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo.Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile.Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado.Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes.Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno.Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho.Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00.Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos".Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :)As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso!Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos.Temos um trato?
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.