Olá pessoal neste artigo veremos como dar prioridade a qualquer processo no Linux de forma transparente.

Introdução

    Por várias vezes temos que realizar a manutenção em alguns sistemas e são nessas vezes que notamos que por motivo de hardware, ou por necessidade imediata, precisaríamos de forma máxima de todo o processamento possível, para uma determinada tarefa. É nessa hora que poderíamos apelar juntando todo o processamento possível à um determinado processo, aquele ou outro.

    Por exemplo seu servidor de páginas precisa que seu banco de dados, à exemplo o MySQL, fosse mais dedicado possível, porém você tem restrições de memória, HD, tráfego e limitam o seu funcionamento num todo, o que você faz então?

    Nessa hora uma modificação de política de acesso aos dados processados pode te ajudar e muito, principalmente se houver várias reclamações quanto ao desempenho do seu banco de dados... o que ocorre normalmente em alguns servidores...

    Uma saída, paliativa é aumentar o nível de prioridade do processamento à um determinado tipo de processo que ocorre no seu servidor de dados, ou até mesmo no seu PC com linux instalado.

    Para ter uma noção do que estou dizendo, vamos acessar os processo de uma máquina fictícia para que você veja o nível de interação processamento-desempenho de um processo como o MySQL server.

    Listo o código de um comando "top" num servidor Linux rodando em CloudComputing:

Listo o código de um comando top
    Figura 1.

Note que através do comando TOP podemos ver que o processo do mysql, está em um determinado ponto que não é a prioridade dos processos como um todo, dessa máquina servidora.

Aí, o que podemos fazer?

    Podemos aumentar o seu nível de prioridade, dando assim maior processamento nesse PID. O PID, defino o número do processo no Linux, assim por esse número poderemos diagnosticar a melhor forma de tratá-lo.

    No nosso caso, suponhamos que vamos melhorar todo o desempenho do servidor MySQL, então precisamos saber o seu PID que já sabemos que é o número 28199. Caso você tenha alguma dúvida, digite o comando top novamente, ou veja de acordo com o nosso exemplo na figura1.

    Execute então o comando de acordo com o PID selecionado por você, no nosso caso é o 28199.

Comando de acordo com o PID
        Figura 2.

    A questão é que a cada -20, no comando renice, o processo ganha prioridade.

    Vale lembrar que as prioridades vão de -20 a +19, onde quanto menor o número dado na prioridade, maior será a mesma aplicado ao programa.

Para maiores informações:

$ man renice     
    Veja o resultado após esse comando do renice:

Comando do renice
    Figura 3.

    Espero ter ajudado aos administradores de sistemas e afins, um forte abraço++ e até a próxima.