Quando estamos no colégio, é comum nos perguntarmos que carreira devemos seguir e o que podemos fazer para conquistar uma profissão com a qual podemos nos identificar. Nesse momento, muitas dúvidas podem surgir e é comum nos sentirmos perdidos diante de tantas opções. Mas, o mais importante é que possamos encontrar, entre elas, aquela que mais nos fará feliz.

Hoje, com o avanço das tecnologias, muitas profissões passaram a ser mais procuradas, como a de programador, por exemplo. Essa área é muito abrangente e os profissionais podem atuar nas redes sociais ou sites de busca, no desenvolvimento de jogos e softwares, entre outras inúmeras possibilidades.

Pensando nisso, criamos este artigo que mostrará a você por que a programação é a carreira mais legal que existe. Confira a seguir!

Afinal, qual a função de um programador?

Frequentemente ouvimos falar sobre o trabalho e a importância de um programador — também chamado de desenvolvedor — em diversas empresas, mas você sabe quais trabalhos esse profissional executa?

A tarefa dos programadores é escrever códigos capazes de oferecer comandos para computadores. Essas instruções são decodificadas pela máquina, que, por sua vez, realiza o que foi solicitado por meio de um fluxo de funcionamento.

Ou seja, quem programa é aquela pessoa encarregada em fazer com que ideias sejam convertidas em produtos digitais. E, apesar de a codificação ser algo essencial para que esse trabalho aconteça, existem outros pontos igualmente importantes, como a segurança dos dados e a experiência do usuário.

Como costuma ser a rotina de um programador?

A rotina de quem é programador é baseada em desenvolver ações diversas, que podem compreender a composição de um programa, um site, um jogo, entre outros produtos virtuais. Assim, na sua rotina não vão faltar reuniões com as equipes da empresa, ou com clientes, para alinhar os objetivos e estabelecer as atividades que serão realizadas, por exemplo.

Outro ponto interessante no dia a dia do programador é a realização de testes na aplicação, correção de erros (bugs) e atualização de ambientes. Ou seja, as atividades podem ser várias e abrangem diversas áreas, utilizando-se sempre das linguagens de programação.

O que são as linguagens de programação?

Podemos dizer que as linguagens da programação são a matéria-prima do trabalho de um programador. Elas são códigos que são compreendidos no idioma comum, possuindo normas e termos especiais capazes de arquitetar lógicas e dar formas a sistemas.

As linguagens mais comuns são: C, Java, JavaScript, Python, C++ e C#. Cada uma delas guardam muitas semelhanças umas com as outras, variando em sua síntese e nas estratégias de codificação. A linguagem C é uma das mais tradicionais e, por isso as demais conservam os seus princípios fundamentais.

 linguagem escolher

O que um programador precisa ter para ser um ótimo profissional?

Como todo profissional, as pessoas que atuam na área de programação também precisam ter ou desenvolver certas habilidades a fim de que o seu trabalho seja realizado da melhor maneira. Veja algumas delas a seguir.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é um requisito muito importante para qualquer pessoa, mas para o programador é essencial, pois ajuda a lidar com os desafios comuns de serem encontrados nos projetos. Como precisa trabalhar sob pressão, será necessário saber controlar as emoções, mantendo uma boa relação com a equipe e com os clientes.

Boa capacidade de raciocínio lógico

A programação é voltada para a lógica, por isso é fundamental ao programador ter uma excelente capacidade de pensar logicamente. Ou seja, raciocinar levando em consideração as relações de causa e consequência, buscando entender as relações entre variáveis e características do mundo físico, priorizando a resolução eficaz de problemas.

Boa comunicação

A comunicação é a base das relações humanas e buscar aprimorá-la no ambiente de trabalho é crucial. Nesse sentido, saber falar de maneira objetiva e escutar atentamente engloba essa habilidade. Na área da programação, isso é muito importante, já que validar requisitos constantemente, para que eles sejam executados da forma mais eficaz constitui uma das suas tarefas principais.

Conhecimento em linguagens de programação

Como vimos, existem uma quantidade significativa de linguagem. Por isso, é preciso que o profissional de programação busque sempre estudá-las e ampliar o seu repertório teórico e prático, aplicando-os em cada situação específica.

Quais as principais áreas em que o programador pode atuar?

Como vimos, a profissão de programador é bastante abrangente e a área de atuação dependerá das particularidades do produto a ser desenvolvido, já que cada um deles utilizará regras e tecnologias próprias. Confira algumas das principais áreas da programação e suas funções:

Engenharia de Software

O profissional que trabalha com engenharia de software é aquele que, além de desenvolver novas aplicações tecnológicas, efetua manutenção em sistemas que já existem. Para ser um bom engenheiro de software é necessário experiência em programação e também ter uma excelente comunicação e capacidade de negociação, pois atuará diretamente com os usuários.

Desenvolvimento Mobile

Já se imaginou trabalhando no desenvolvimento de sistemas específicos para dispositivos móveis, como tablets e smartphones? É isso que faz um desenvolvedor mobile, adaptando as informações e estrutura desses sistemas para que a sua leitura seja ajustada para as respectivas telas.

Programação Desktop

Aqui, o desenvolvimento do sistema é voltado para computadores pessoais, como notebooks, por exemplo. Dessa forma, o programador cria um produto que rodará nesses dispositivos, e o usuário terá acesso a ele por meio de arquivos instalados na máquina. Tais programas são dependentes de sistemas operacionais.

Programador Freelancer

Para aquelas pessoas que não desejam ter vínculos empregatícios rígidos, preferindo trabalhar de modo autônomo e flexível, existe a opção de se tornar um programador freelancer. Um freelancer é aquele que presta serviço a uma pessoa física ou jurídica por um determinado período.

Optando por essa possibilidade, o programador poderá trabalhar em vários locais, podendo se mudar ou viajar com frequência, por exemplo.

Desenvolvedor de Jogos

Por trás de cada jogo existe uma lógica que é desenvolvida por programadores. Unindo códigos a gráficos e sons que serão interpretados pela plataforma responsável pela distribuição, os programadores fazem chegar na casa de cada usuário jogos como Call of Duty, Fortnie e Free Fire.

Além dos programadores, inúmeros profissionais fazem parte desse trabalho, como roteiristas, produtores designer de áudio e game designer.

Por que a programação é a carreira mais legal do mundo?

Como vimos até aqui, a carreira de programação oferece inúmeras possibilidades e o profissional pode atuar nas mais diversas áreas. Hoje, é possível trabalhar nas empresas mais incríveis, como a Google, Instagram, TikTok e Facebook, ou no desenvolvimento dos melhores jogos.

Além disso, a área de programação não exige diploma de nível superior e oferece a possibilidade de empregos na modalidade Home Office. Ou seja, o desenvolvedor pode exercer suas funções de qualquer lugar do mundo e de maneira totalmente flexível.

É importante dizer também que esse mercado está em constante expansão, já que os avanços tecnológicos não param de acontecer e fazem parte da rotina de todo mundo. Por isso, a demanda por desenvolvedores cresce bastante a cada ano.

Como se tornar um programador?

Agora que você já sabe o quanto a área de programação é importante e muito promissora, daremos algumas dicas mostrando como começar nesse mercado e se tornar um profissional de destaque.

Escolha uma linguagem

Como vimos, a programação possui várias linguagens, cada uma para ser utilizada com um propósito específico. E, apesar de o desenvolvedor precisar conhecer algumas delas, é importante escolher uma para se especializar, de preferência, aquela que seja mais facilmente compreensível, como o Phyton.

Essa é uma linguagem mais versátil, com muitos recursos possíveis de serem aprofundados, além de facilitar o desenvolvimento de aplicações para plataformas variadas.

Outra opção é se aprofundar nas linguagens mais usadas dentro da área escolhida. Por exemplo, se você escolhe trabalhar com programação na Web, pode optar por estudar o JavaScript, que é muito popular.

Se dedique ao estudo da lógica de programação

A lógica da programação é o principal fundamento do desenvolvimento de códigos. Ela oferece mais facilidade para o programador implementar soluções e entender profundamente o comportamento dos códigos em andamento. A lógica permite que os profissionais passem a lidar com os problemas partindo das partes menores, ou seja, de maneira segmentada.

Quanto mais estuda, menor o tempo

Por isso, é muito importante que você se dedique bastante ao estudo da lógica, sempre buscando resolver os problemas da melhor maneira, economizando tempo e se destacando como um excelente programador.

Aprenda inglês

Aprender inglês é um diferencial para qualquer profissão, mas para os programadores é algo essencial. Quando você começar a compreender o universo da programação, vai perceber que grande parte do seu conteúdo — comandos, artigos, fóruns — são em inglês. No entanto, não é necessário ser fluente no idioma, o básico já consegue ajudar bastante.

Portanto, busque dicas e aulas gratuitas na internet, ou faça o uso de aplicativos que oferecem boas bases para o aprendizado da língua.

A prática é sempre grande aliada

Na programação, assim como em qualquer ramo, apenas a teoria não é o suficiente. Não adianta você saber como funciona um código, sem que tenha executado os seus comandos na prática. Além disso, os cenários para a sua execução podem mudar constantemente e se preparar para cada um deles depende de um exercício prático constante.

Assim, será possível aprimorar um raciocínio voltado para o desenvolvimento de soluções, fazendo com que você se torne cada vez mais preparado para os desafios que pode encontrar na sua carreira. Para isso, realize pequenos projetos pessoais, como o desenvolvimento de jogos, por exemplo, e explore todo conhecimento que essa área oferece.

Participe de cursos

Como você já sabe, para se tornar um programador, não é obrigatório um diploma de nível superior. Mas, como em toda profissão, você precisa dominar o conteúdo teórico e prático da área. Desse modo, é fundamental que a pessoa que deseja trabalhar com programação realize cursos presenciais ou EaD.

O estudo constante possibilita o contato com profissionais atuantes, além de oportunizar trabalhos em equipe e contato com pessoas de outras áreas. Outra dica interessante é a leitura. Ler sobre seu trabalho torna você um profissional atualizado e ajuda a estruturar o aprendizado.

A carreira na programação oferece muitas possibilidades de atuação e crescimento profissional. As pessoas que escolhem essa profissão podem trabalhar nas empresas mais importantes da atualidade, como a Google, Facebook, Instagram ou TikTok, ou ainda, no desenvolvimento dos jogos mais legais do mercado. Por esses e por outros motivos que ser programador é a profissão mais legal do mundo!

Gostou do nosso artigo? Então, continue por aqui e saiba quanto tempo leva para que uma pessoa aprenda a programar!