Programando com Grafos - Revista easy Java Magazine 29
Este artigo apresenta uma introdução à teoria de grafos, apresentando uma visão prática de grafos, mostrando as representações existentes mais utilizadas, e fornece ao leitor diretrizes para a escolha da melhor representação para sua aplicação.
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Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo: Conteúdo sobre boas práticas
Autores: Dante Moreira Zaupa e Patrícia Jaques Maillard
Programando com Grafos Este artigo apresenta uma introdução à teoria de
grafos. Um grafo é um tipo abstrato de dados, assim como listas, pilhas e
filas, que permite representar relações binárias entre dois objetos. Em um
grafo, os objetos são representados por nodos (também chamados de vértices) e
as relações entre dois objetos por uma aresta. Embora o grafo seja um dos mais
importantes tipos de dados da computação, a API padrão da JDK (até a presente
versão – 7) não apresenta uma implementação disponível para ele. Dessa forma,
esse artigo visa apresentar uma visão prática de grafos, mostrando as representações
existentes mais utilizadas, e fornecendo ao leitor diretrizes para a escolha da
melhor representação para sua aplicação.
Em que situação o tema útil Grafos são úteis para representar relações entre
diferentes elementos. Um
grafo pode ser empregado, por exemplo, para representar as relações entre
usuários de uma aplicação de rede social, como o Facebook. Nesse caso, os nodos
do grafo representam pessoas, uma ligação entre dois nodos (aresta) significa
uma relação entre elas, que poderia ser classificada em uma ou mais categorias
(ou seja, um amigo, ou um colega, ou um conhecido). Um grafo poderia também ser
empregado para representar uma malha aérea. Os aeroportos são os vértices do
grafo e cada voo é representado por uma aresta, que poderia ter um peso para
sinalizar a distância em quilômetros daquele trecho aéreo. Como abstração, grafos são bastante flexíveis, capazes
de expressar desde relações binárias simples (ou seja, uma ligação que pode
existir ou não, como no caso da existência de uma amizade entre duas pessoas em
uma rede social), quanto relações mais complexas, como, por exemplo, a
distância entre duas paradas para um trecho de linha de ônibus.
Imagine-se em um dia normal. Você resolve fazer uma pausa no
trabalho, e vai dar uma olhada no Facebook. Ao lado do seu mural, estão oito
solicitações para jogos, dois aniversários, e três “amigos recomendados”. Mas,
como assim, “amigos recomendados”? Afinal, como o Facebook recomenda amigos? A
resposta é: uma estrutura de dados chamada grafo.
As pessoas que você adicionou são organizadas em uma
estrutura chamada grafo. Usando o grafo dos seus círculos sociais e dos
seus amigos, o Facebook é capaz de determinar que outros usuários você pode
conhecer. Isso porque grafos são estruturas que representam os relacionamentos
entre objetos, e esses objetos podem ser tão diversos quanto cidades, times de
futebol ou amigos de Facebook, por exemplo. Aliás, grafos descrevem não só
amigos de Facebook, mas amigos de qualquer rede social.
Devido à importância dos grafos como estrutura de dados para
aplicações computacionais, esse artigo visa apresentar uma breve introdução ao
tema. Assim, nas próximas seções iremos mostrar um exemplo de um grafo de rede
social, fornecendo maiores explicações de como os grafos podem ser
representados tanto por diagramas quanto computacionalmente.
Uma breve história de grafos
O primeiro registro que se tem da ideia de grafos vem do
conhecido matemático Leonhard Euler, em seu artigo “The solution of a problem relating to the geometry of position”,
publicado em 1736. Esse artigo trata do problema das Pontes de
Königsberg, ilustrado na Figura 1, no qual se deve atravessar as 7
pontes da cidade em uma caminhada contínua, passando por cada uma delas apenas
uma vez. Talvez o leitor reconheça nesse problema certa semelhança com um
problema clássico de xadrez, “A Viagem do Cavaleiro”, cuja solução pode ser
vista na Figura 2.Esse problema foi desenvolvido pelos chineses
e pelos árabes, e trata de uma situação na qual um cavaleiro deve percorrer todas
as casas de um tabuleiro sem repetições. O cavaleiro quer evitar repetições
porque ele consegue ver todos os pontos turísticos em uma só visita, e ele não
gosta de perder tempo. Esse problema é muito similar ao posterior problema do
Caixeiro-viajante, no qual se procura a melhor forma de passar por um número
qualquer de cidades, sem passar em alguma mais de uma vez.
Figura 1. Ilustração
do problema das Pontes de Königsberg (Fonte: Wikipédia).
O termo “grafo” surgiu pela primeira vez em 1878, em um artigo
de James Joseph Sylvester, no qual ele propõe uma estrutura similar aos
diagramas Kekulé, usados na química. Um dos primeiros programas a usar grafos
foi escrito em 1969, por Heinrich Heesch. Ele publicou um método para resolver
o Problema das Quatro Cores, que trata de colorir diferentes setores de um
plano com quatro cores diferentes sem que duas áreas vizinhas tenham a mesma
cor. Acredite, é mais complicado do que parece.
Figura 2. Uma solução para A
Viagem do Cavaleiro em um tabuleiro 8x8 (Fonte: Wikipédia).
Descrição formal
Um grafo é, essencialmente, um diagrama composto por
vértices (tipicamente representados por círculos ou retângulos) que podem ou
não ser conectados por arestas (representadas por segmentos de retas ou arcos,
com ou sem setas). Os vértices podem ser quaisquer entidades que possam estar
relacionadas entre si. Nesse artigo, vamos usar grafos para representar
relacionamentos de amizades entre usuários, como acontece no Facebook.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.