Por que eu devo ler este artigo:Este artigo apresenta a modelagem da estrutura de dados para um sistema de armazenamento de informações da concorrência, tais como produtos, clientes, funcionários, campanhas de marketing, locais, fornecedores, notícias e experiências de consumo.

O modelo abordado é útil para a construção de sistemas táticos que lidem com informações da concorrência. A partir dele é possível modificar as entidades, atributos e relacionamentos para adequar a estrutura de acordo com outros tipos de sistemas e cenários onde é preciso coletar e armazenar dados das empresas concorrentes que disputam o mesmo público alvo.

O mercado empresarial está cada vez mais competitivo e demandando diversos esforços por parte dos profissionais que desejam oferecer seus produtos e serviços a clientes já fidelizados ou novos. Um destes esforços é a obtenção de informações relevantes não apenas dos clientes, mas também dos concorrentes e seus produtos/serviços que de alguma forma são adversários da empresa.

O conhecimento das informações da concorrência é importante para guiar linhas de produtos, organizar o posicionamento em diferentes mercados, fomentar campanhas de marketing/divulgação de resultados e monitorar a preferência e lealdade do público alvo.

Em geral, apenas profissionais com cargos mais elevados (gerentes, diretores, conselho administrativo e presidente) se beneficiam diretamente das informações da concorrência, porém saber os detalhes do mercado pode trazer novas ideias e oportunidades para qualquer profissional dentro da empresa.

Este artigo apresenta um modelo de dados para o armazenamento de informações relevantes às empresas concorrentes independente do mercado e ramo de atuação. Tal modelo pode ser integrado aos sistemas de informações existentes tais como CRMs, ERPs e até sistemas analíticos de um BI que compara resultados entre a empresa e seus concorrentes.

A modelagem que será apresentada neste artigo aborda apenas alguns aspectos gerais e não se aprofunda nos trâmites e detalhes relacionados à parte financeira, jurídica e contábil da concorrência, uma vez que tais informações são difíceis de serem obtidas.

Contudo, a modelagem pode ser facilmente adaptada para suprir as necessidades de acordo com as diferentes características do negócio como, por exemplo, acompanhamento de vendas da concorrência por períodos, preferências do consumidor, monitoria de impacto da marca, etc.

O modelo apresentado também poderá ser adaptado para integração com outros sistemas que já existam ou que possam ser desenvolvidos independentemente da plataforma ou dispositivo utilizado.

Entendendo o cenário

O livro “Arte da Guerra”, atribuído ao pensador Sun Tzu, é praticamente um manual que descreve diversas atitudes, estratégias e táticas de guerra. Recentemente o conteúdo deste material vem sendo muito explorado e utilizado no mundo empresarial, especialmente para gestores e líderes que procuram informações genéricas e recomendações práticas para fortalecer a moral da equipe.

Diversos trechos deste livro abordam como lidar com os inimigos em um campo de batalha. As mensagens de reflexão, afirmações e frases motivacionais sempre destacam que é necessário ser superior ao adversário para conseguir superá-lo antes, durante e depois de um confronto. Dentre as variadas pílulas de sabedoria deste livro destaca-se o seguinte trecho de uma frase relevante para o contexto deste artigo: “Se você não conhece nem o inimigo e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.

Analisando esta frase do ponto de vista de sistemas e informação, ela quer dizer que precisamos conhecer os detalhes de nossos concorrentes para poder derrotá-los.

No nosso contexto este conhecimento diz respeito aos seus produtos e serviços, seu posicionamento no mercado, quais são seus clientes principais e outros aspectos que podem ajudar a empresa a se posicionar e derrotar o inimigo, isto é, conquistar mais espaço de mercado e ser superior no que diz respeito à preferência do cliente.

Para compreender melhor a modelagem de um sistema que apresenta tais informações é interessante considerar um cenário e contexto que auxilia a compreensão e exemplifica o que desejamos armazenar e apresentar para os usuários deste sistema.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo