Olá pessoal, neste artigo estarei mostrando como fazer relacionamentos entre tabelas no Firebird utilizando a ferramenta IbExpert, mas antes de começar o exemplo, vamos entender o que é um banco de dados relacional :
Na prática um banco de dados relacional, nada mais é do que uma base de dados que tem suas tabelas se comunicando por chaves estrangeiras. Esta filosofia veio para facilitar e muito a vida de quem modela base de dados, pois evita a duplicidade dos dados e com ajuda da normalização das tabelas nossos aplicativos ficam com um dinamismo ainda maior.
Vamos ao exemplo:
Passo 1: Para o nosso primeiro passo devemos ter tabelas que possuam chaves estrangeiras para que seja feito o relacionamento entre elas. Na estrutura da tabela abaixo podemos observar o campo ID_CLIENE que faz parte da estrutura mas ainda não possui nenhuma referência definida :
Neste instante podemos observar que a tabela de orçamento ainda não possui nenhum relacionamento com outra tabela do banco de dados.
Passo 2 : Vamos definir o relacionamento entre a tabela orçamento e a tabela de clientes criadas no mesmo banco. Veja a estrutura abaixo :
Como podemos reparar a tabela de cliente possui o campo de sua chave primária com o mesmo nome de um dos campos da tabela de orçamento. Isto não é obrigatório, é apenas para facilitar a identificar o relacionamento entre as tabelas.
Neste momento devemos ir até a tabela de orçamento e selecionar a guia Constraints.
Logo em seguida selecionar a guia foreign key(chave estrangeira) localizada abaixo de Constraints:
Passo 4: Agora é onde definimos o nosso relacionamento de uma forma bem simples.
Basta clicar com o botão secundário do mouse e escolher a opção NEW FOREIGN KEY ou pressionar a tecla ins. Após isto aparecerá um novo item para ser preenchido e criar a chave estrangeira.
Por padrão o IbExpert já cria um nome para sua Contraints, que poderá ser alterado. Iremos agora selecionar o campo ID_CLIENTE na guia on Field( estamos definindo o campo que se tornará a chave estrangeira). Agora na guia FK Table ( tabela estrangeira ) escolha a tabela de Cliente e automaticamente será preenchido o seu FK Field. Pressione agora a tecla commit para finalizar o processo ou o atalho CTRL + F9.
Neste instante nós temos a estrutura da chave estrangeira montada e pronta para ser utilizada:
O resultado final ficara assim, com o campo ID_CLIENTE na tabela de orçamento marcada por uma chave simbolizando um relacionamento com a tabela cliente:
Desta forma fizemos um relacionamento entre as duas tabelas mostradas neste exemplo. Um abraço e até a próxima.
Daniel Pereira
Contato : DanielSantos1984@gmail.com