O que é SQL?
Sql (Structured Query Language) é o conjunto de comandos de manipulação de banco de dados utilizado para criar e manter a estrutura desses banco de dados, além de incluir, excluir, modificar e pesquisar informações nas tabelas dele. A linguagem SQL não é uma linguagem de programação autônoma; poderia ser chamada de "sublinguagem". Quando se escrevem aplicações para banco de dados, é necessário utilizar uma linguagem de programação tradicional (Delphi, C, Java, VB e outras) e embutir comandos SQL para manipular os dados.
A Linguagem SQL é dividida nos seguintes componentes:
-
Data Definition Language (DDL): permite a criação dos componentes do banco de dados, como tabelas, índices e etc. Principais comandos DDL:
- CREATE TABLE
- ALTER TABLE
- DROP TABLE
- CREATE INDEX
- ALTER INDEX
- DROP INDEX
-
Data Manipulation Language (DML): Permite a manipulação dos dados armazenados no banco de dados. Comando DML:
- INSERT
- DELETE
- UPDTATE
-
Data Qyery Language (DQL): Permite extrai dados do banco de dados. Comando DQL:
- SELECT
-
Data Control Language (DCL): Provê a segurança interna do banco de dados. Comandos DCL:
- CREATE USER
- ALTER USER
- GRANT
- REVOKE
- CREATE SCHEMA
Com o advento da SQL-99, a linguagem SQL passou a incorporar comandos procedurais (BEGIN, IF, funções, procedimentos) que, na prática, já existiam como extensões da linguagem. Essas extensões, até hoje, são específicas de cada banco de dados e, portanto, a Oracle tem a sua própria linguagem procedural que atende a SQL, que é a PL/SQL. A Microsoft incorporou no SQL Server o Transact-SQL com o mesmo objetivo. A idéia é que, num futuro próximo, exista um padrão de programação em todos os bancos de dados relacionais.