Olá pessoal, neste artigo estarei mostrando um passo a passo de como instalar o PostgreSql com a versão 8.3.9.1:

    Passo 1: Começaremos com a tela de Setup onde devemos escolher o idioma designado para      nossa instalação. Se quiser também escrever num log de instalação detalhada, basta marcar a     checkbox no fundo da tela. Em seguida, clique em Start. Depois da escolha do idioma, na     próxima tela, a instalação é alterada para o idioma que foi selecionado:



    Passo 02: Em seguida é mostrada uma tela instruindo o usuário a fechar qualquer aplicativo     que esteja sendo executado para dar sequência à instalação do postgre. Se possuir algum     aplicativo sendo executado clique em cancelar para sair da instalação ou clique em próximo     para prosseguir com a mesma :



    Passo 03: Nesta próxima tela deve-se ler atentamente às informações de instalação do     produto antes de prosseguir a nossa instalação. Assim  que terminarmos de ler as     informações, clique em próximo : 



    Passo 4: A seguir é mostrado uma tela para escolha do diretório de instalação do nosso     SQBD e a seleção das ferramentas auxiliares que vem junto com o pacote de instalação do     software. Pode-se instalar ou não as ferramentas auxiliares de acordo com a necessidade de     cada usuário que for manipular o PostgreSql. Se desejar instalar o produto em outro diretório     clique em  Explorar, senão clique em próximo :



    Passo 05:  Nesta etapa, configuraremos o programa como serviço ou como uma aplicação.     Se desejar colocar o  PostgreSql como aplicação, basta desmarcar a checkbox selecionada     por padrão pelo sistema e clicar em próximo. Se instalarmos como serviço, devemos     também nesta tela definir o nome do serviço, a conta, o domínio e a senha para utilização do     Servidor de Banco de dados. O domínio se trata do nome do terminal onde está sendo     instalado o nosso servidor.
   
    Observação: Esta conta/senha serve somente para rodar o servidor de banco de dados. Se a     senha for deixada em branco a senha é grada automaticamente, Se o usuário não existir o     programa pergunta se você deseja cria-lo, logo não é a senha de administração de banco     de     dados.




    Passo 06: Agora devemos definir a configuração do agrupamento do banco de dados.
    Começaremos por definir a porta que o firewall atribui para o Postgre, por padrão já vem     uma porta estipulada pelo programa. Se estiver utilizando esta porta para outro aplicativo,     mude-a, senão utilize a mesma. Logo em seguida devemos definir a localização de onde     estamos utilizando o     postgreSql, Escolha Portuguese – Brasil. Configure também a     codificação(Encoding) do cliente e do servidor em SQL_ASCII para não     ter problemas    
    com caracteres no banco de dados , caso já venha esta como padrão basta mante-la.
    Agora definiremos a conta que vai manipular o banco de dados de fato. Deve-se digitar o     nome do usuário e a senha para futuro acesso à ferramenta.



    Passo 07: Neste passo devemos habilitar as linguagens procedurais. Iremos habitar      somente a PL/pgSql.



    Passo 08: Este passo tem como objetivo definir as funcionalidades adicionais do postgre. Se     desejar adicionar mais algumas funcionalidades, marque as opções desejadas, em nosso caso     utilizaremos somente a opção adminPack.

   

    Passo 9: Nesta tela é dado um aviso que o banco está prestes a ser instalado. Pressione     próximo para completar a instalação.



    Passo 10: Depois do processo de instalação do postgre, é mostrada uma tela com a     instalação foi executada com sucesso. O instalador recomenda que você assine uma lista de     e-mails clicando no botão da interface para informar sobre possíveis erros na ferramenta, por      ser gratuita está sempre em desenvolvimento de novas versões. Clique em concluir para     encerrar a instalação.
   
      

Daniel Pereira
Contato : DanielSantos1984@gmail.com