[links] Refatoração para Padrões – Parte 1
Refatoração para Padrões – Parte 2
Refatoração para Padrões – Parte 3
Refatoração para Padrões – Parte 4
Refatoração para Padrões – Parte 6
Refatoração para Padrões – Parte 7
Refatoração para Padrões – Parte 8
Refatoração para Padrões – Parte 9
Refatoração para Padrões – Parte 10
Refatoração para Padrões – Parte 11
Refatoração para Padrões – Parte 12
Refatoração para Padrões – Parte 13[/links] [rotulo-curso/]

[lead]De que se trata o artigo

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.

Para que serve

Para prover conhecimento ao desenvolvedor sobre refatoração para padrões e demonstrar através de um exemplo prático a aplicação das técnicas de refatoração para padrões Substituir Lógica condicional por Strategy.

Em que situação o tema é útil

O tema se torna fundamental para desenvolvedores que já estão familiarizados com padrões de projeto e já os implementam em seus softwares e que querem saber mais sobre refatoração para padrões, conhecendo os benefícios que sua utilização traz.

Autores: Jacimar Fernandes Tavares e Marco Antônio Pereira Araújo [/lead]

Uma prática comum a vários desenvolvedores, principalmente os que não possuem conhecimento sobre padrões de projeto, é a de criar extensos métodos com complexa lógica de seleção, com o objetivo de fornecer todos os caminhos para determinados comportamentos em um só lugar. Tal prática é funcional e pode ser realizada em tempo hábil, mas outras questões devem ser levadas em consideração.

Métodos com extensa lógica de seleção possuem complexidade ciclomática elevada, o que pode vir a ser um problema quando se pensa em manutenções futuras. A refatoração para o padrão Strategy fornece um mecanismo mais sofisticado que um método com extensa lógica condicional, se bem aplicada. Contudo, refatorar para o padrão Strategy não é uma tarefa simples, visto que há vários conceitos e práticas envolvidas neste processo.

A partir deste momento serão apresentados conceitos e práticas que estão diretamente ligados ao processo de refatorar para o padrão Strategy com a utilização da técnica de refatoração para padrões Substituir Lógica condicional por Strategy, uma visão geral do que é o padrão de projeto Strategy, bem como as técnicas de refatoração Mover Método (ver Nota 1), Introduzir Objeto Parâmetro, Substituir Condicional por Polimorfismo e Substituir Enumeração por Subclasse. Ao final será abordada a técnica de refatoração para padrões Substituir Lógica condicional por Strategy, onde um exemplo prático de sua utilização será apresentado.

[nota]Nota 1. Refatoração Mover Método

A técnica de refatoração Mover Método foi apresentada no artigo da edição 29 da Engenharia de Software Magazine. [/nota]

[subtitulo]O padrão de projeto Strategy [/subtitulo]

Nome do padrão de projeto: Strategy. Pertencente ao conjunto dos padrões de projeto classificados como Padrões Comportamentais.

O problema: Em alguns momentos é possível encontrar aplicações com muito código escrito para determinar como será a tomada de ações mediante algumas solicitações dos clientes da aplicação. O padrão de projeto ...

Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo