Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo

Aborda o tema refatoração para padrões com o objetivo de mostrar como o desenvolvedor pode usá-lo para melhorar o código-fonte de suas aplicações.


Para que serve

Para prover conhecimento ao desenvolvedor sobre refatoração para padrões e demonstrar através de um exemplo prático a aplicação das técnicas de refatoração para padrões Substituir Lógica condicional por Strategy.

Em que situação o tema é útil

O tema se torna fundamental para desenvolvedores que já estão familiarizados com padrões de projeto e já os implementam em seus softwares e que querem saber mais sobre refatoração para padrões, conhecendo os benefícios que sua utilização traz.

Autores: Jacimar Fernandes Tavares e Marco Antônio Pereira Araújo

Uma prática comum a vários desenvolvedores, principalmente os que não possuem conhecimento sobre padrões de projeto, é a de criar extensos métodos com complexa lógica de seleção, com o objetivo de fornecer todos os caminhos para determinados comportamentos em um só lugar. Tal prática é funcional e pode ser realizada em tempo hábil, mas outras questões devem ser levadas em consideração.

Métodos com extensa lógica de seleção possuem complexidade ciclomática elevada, o que pode vir a ser um problema quando se pensa em manutenções futuras. A refatoração para o padrão Strategy fornece um mecanismo mais sofisticado que um método com extensa lógica condicional, se bem aplicada. Contudo, refatorar para o padrão Strategy não é uma tarefa simples, visto que há vários conceitos e práticas envolvidas neste processo.

A partir deste momento serão apresentados conceitos e práticas que estão diretamente ligados ao processo de refatorar para o padrão Strategy com a utilização da técnica de refatoração para padrões Substituir Lógica condicional por Strategy, uma visão geral do que é o padrão de projeto Strategy, bem como as técnicas de refatoração Mover Método (ver Nota 1), Introduzir Objeto Parâmetro, Substituir Condicional por Polimorfismo e Substituir Enumeração por Subclasse. Ao final será abordada a técnica de refatoração para padrões Substituir Lógica condicional por Strategy, onde um exemplo prático de sua utilização será apresentado.

Nota 1. Refatoração Mover Método

A técnica de refatoração Mover Método foi apresentada no artigo da edição 29 da Engenharia de Software Magazine.

O padrão de projeto Strategy

Nome do padrão de projeto: Strategy. Pertencente ao conjunto dos padrões de projeto classificados como Padrões Comportamentais.

O ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo