Motivação

A refatoração é um processo de melhoria contínua do código cujo objetivo é otimizar a sua estrutura interna, porém, sem modificar o seu comportamento externo, ou seja, sem afetar a forma como o software funciona. Aplicar essa técnica tem como objetivo obter um software de melhor qualidade, com um design mais aprimorado e um código mais bem escrito.

Existem, atualmente, sete grupos de refatorações: Composing Methods, Moving Features Between Objects, Organizing Data, Simplifying Conditional Expressions, Making Method Calls Simpler, Dealing with Generalization e mais um grupo que trata de refatorações maiores e mais complexas, chamado Big Refactorings.

O grupo Moving Features Between Objects abrange as refatorações Move Method (Mover Método), Move Field (Mover Campo), Extract Class (Extrair Classe), Inline Class (Alinhar Classe), Hide Delegate (Ocultar Delegação) e Remove Middle Man (Remover Homem do Meio). Essas refatorações ajudam nas decisões mais fundamentais no projeto de um código orientado a objetos, que é decidir quais são as responsabilidades de cada componente. Até mesmo os desenvolvedores mais experientes costumam não acertar de primeira se uma responsabilidade adicionada a um objeto está realmente no lugar correto.

Nesse artigo nos concentraremos nas refatorações Move Method e Move Field, analisando como identificar a oportunidade de uso de cada uma e como proceder para realizá-las na linguagem Ruby.

Refatorando com Move ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo