Por que eu devo ler este artigo: Segundo estudos elaborados pela IDC, uma empresa de
consultoria para indústrias de TI, a quantidade de informação dobra a cada dois
anos no mundo e com esse crescimento, os sistemas são submetidos a processar
quantidades cada vez maiores de dados. Para lidar com essa questão, foram
criadas diversas tecnologias/técnicas focadas no aumento da eficiência do
gerenciamento de memória. Com base nisso, abordaremos neste artigo algumas
dessas técnicas, como a virtualização e a paginação da memória heap em aplicações
escritas em Java, com ênfase na geração de relatórios que acessam grandes
quantidades de dados. Dessa forma o leitor terá uma referência do que fazer ao
se deparar com situações semelhantes.
A tomada de decisões
nas empresas de hoje está completamente atrelada à disponibilização de
relatórios por seus sistemas. No entanto, como a linguagem Java não possui
suporte nativo a tal recurso, precisamos de mecanismos externos que supram essa carência.
Surgiu assim o
JasperReports, uma biblioteca open source escrita em Java focada exatamente na
simplificação da construção de relatórios para aplicações desenvolvidas com a
mesma linguagem. Apesar de seu sucesso hoje em dia, as primeiras versões do
JasperReports eram bastante improdutivas, pois exigiam o domínio do seu DTD (Document Type Definition), um documento
descritor XML utilizado pelo JasperReports para gerar os relatórios. O
desenvolvedor tinha que escrever seu código num editor de textos qualquer, pois não existia uma ferramenta que abstraísse esse
trabalho. Na Listagem 1 apresentamos um exemplo de como declarar um
label no DTD. Como pode ser observado, não é nada trivial e de fácil leitura.
O intervalo entre as linhas 1 e 8 define um
texto estático, um label. Na linha 2 os atributos x e y configuram as
coordenadas do posicionamento do elemento no relatório e width e height definem
sua área delimitadora. Em seguida, na linha 3, definimos a margem esquerda
interna do texto dentro de sua região. Das linhas 4 a 6 especificamos a formatação do elemento de texto,
que no caso será exibido em negrito. Finalmente, na linha 7 adicionamos o
conteúdo que será apresentado no relatório, pela label: o texto “Descrição”.
Constatada essa
dificuldade, o iReport foi criado. Como já esperado, seu objetivo é facilitar o
desenvolvimento de relatórios, tornando transparente o conhecimento sobre como
estruturar o arquivo DTD, o que se dá com a automatização do processo de
escrita desse arquivo.
Com o iReport podemos
projetar relatórios através de uma interface gráfica que disponibiliza diversas
opções para criar layouts complexos e de maneira simples. Esta ferramenta possibilita também utilizar recursos avançados do
JasperReports que podem auxiliar em situações específicas como, por exemplo, a virtualização
da memória heap, que permite fazer swap em disco. Esta técnica faz com que pequenas porções da memória heap sejam
escritas diretamente no disco, tornando possível seu gerenciamento. A virtualização é recomendada
quando processamos uma grande quantidade de informações e temos pouca memória
heap disponível, o que pode ocasionar erros do tipo OutOfMemoryException.
Outro recurso muito interessante que pode
ser implementado com o auxílio do JasperReports e que ajuda no gerenciamento da
memória é a paginação. No entanto, a paginação não é um recurso nativo desta
biblioteca, tendo que ser implementada à parte. Veremos como fazer isso mais
adiante.
Uma vez que o nosso
foco será a demonstração de recursos mais avançados do iReport e do
JasperReports, este artigo pressupõe que o leitor já tenha noções básicas
destas ferramentas. Caso queira adquirir tais conhecimentos, recomendamos a
leitura do artigo “Gerando Relatórios com JasperReports”, publicado na Edição
19 da Easy Java Magazine.
Dito isso, para demonstrar
a virtualização e a técnica de paginação, apresentaremos um exemplo desses
recursos na prática a partir da construção de um pequeno simulador genérico de
perguntas e respostas que utiliza o Tomcat como container web, o Hibernate para
acessar a base de dados MySQL e o PrimeFaces para construir a interface
gráfica.
O PrimeFaces
O PrimeFaces é considerado a biblioteca
mais completa de componentes ricos para aplicações web ou mobile escritas em
Java. Devendo ser utilizada junto com o JavaServer Faces (JSF), foi uma das
primeiras soluções RIA a estar totalmente convertida para funcionar com o JSF
na versão 2.0.
Lançada em 2008 pela
PrimeTek, o PrimeFaces traz como uma das suas principais vantagens uma
comunidade bastante ativa, onde problemas comuns são relatados e solucionados
de forma interativa. A biblioteca tem seu código aberto e é muito bem
documentada, disponibilizando versões gratuitas e com várias opções de
componentes de interface.
As aplicações RIA têm como particularidade
oferecer recursos ricos de interface, como formas de arrastar e soltar objetos
na tela, atualização de dados sem recarregamento da página, animações e um
visual diferenciado. Devido a isso, construir uma solução RIA era extremamente
complexo, pois além de exigir conhecimentos em diferentes tecnologias, tornava
o desenvolvimento bastante improdutivo, ao obrigar o desenvolvedor a
implementar todas as rotinas necessárias para o seu funcionamento.
A proposta do PrimeFaces é auxiliar na
resolução dos problemas proporcionados pela utilização dos componentes ricos de
interface, resolvendo questões como a necessidade de adquirir conhecimentos em
várias linguagens de programação e a alta complexidade na construção das
rotinas de funcionamento de tais componentes. Essa facilidade é provida pelo
framework através da disponibilização de componentes que englobam as
funcionalidades dos recursos RIA, de modo que o desenvolvedor não precisa se
preocupar com detalhes da sua implementação. Com isso, ganhamos na
produtividade, pois ao utilizá-lo diminuímos o tempo no desenvolvimento das
funcionalidades e melhoramos também a qualidade do software, por conta da
adoção de códigos padronizados e já testados pela equipe do PrimeFaces.
Com base nisso, demonstraremos como
utilizar alguns dos seus componentes no decorrer da construção do simulador
aqui proposto e, à medida que adicionarmos tais componentes, notaremos a
facilidade com que ele lida com os recursos característicos do RIA comentados
anteriormente.
O Hibernate
Ao utilizar bancos de
dados relacionais em aplicações Java, nos deparamos com um problema conhecido
como impedância, que é a incompatibilidade entre o modelo relacional e o modelo
orientado a objetos. Esta incompatibilidade ocorre devido ao paradigma
orientado a objetos ser baseado nos princípios da engenharia de software, ao
passo que o paradigma relacional é fundamentado nos princípios matemáticos da
álgebra relacional.
Uma solução para o
problema da impedância é a utilização de bibliotecas ORM (Object Relational Mapping), que são responsáveis pelo mapeamento
entre as classes Java e as tabelas do banco, deixando esse trabalho totalmente
transparente para o desenvolvedor.
O Hibernate é a solução
ORM para aplicações Java mais utilizada do mercado e traz como principais
vantagens: ser um framework não intrusivo, ou seja, a arquitetura da aplicação
permanece independente; ter uma comunidade bastante ativa; e ser muito bem
documentado. Para seu correto funcionamento, ele precisa de metadados, isto é, informações
inseridas nas classes (ou em arquivos de configuração) que são necessárias ao
mapeamento para interligar elementos do modelo orientado a objetos a elementos
do modelo relacional. Na versão 3.5.0, versão adotada no simulador, utilizamos
anotações para mapear os relacionamentos do sistema como, por exemplo, @OneToMany, que define um
relacionamento de um para muitos entre duas entidades, e @ManyToMany, que define um
relacionamento de muitos para muitos. Em versões anteriores à 3, os
mapeamentos eram realizados através de um arquivo XML, conhecido como hibernate.cfg.
Ainda neste artigo,
demonstraremos como configurar um recurso do Hibernate responsável por exportar
todo o esquema de criação do banco de dados de forma automática. Ao utilizar
esse recurso, nos preocupamos apenas em anotar corretamente as propriedades das
classes para que o próprio Hibernate se encarregue com a administração da
estrutura do banco de dados. Desta forma, nos concentramos apenas com as regras
de negócio e o layout da aplicação.
Criando a aplicação
Como dito no início
deste artigo, criaremos um pequeno sistema simulador de perguntas e respostas
para demonstrar o mecanismo de virtualização e a técnica de paginação com JasperReports. Ao término dos simulados o
sistema disponibilizará uma opção para gerar um relatório com o histórico de
resultados das avaliações realizadas, apresentando dados estatísticos de
desempenho dos testes.
Também analisaremos na prática alguns recursos RIA do PrimeFaces, e ainda,
adotaremos o Hibernate para acessar os dados da aplicação. As páginas do
projeto, por sua vez, serão baseadas em templates
construídos com Facelets, do JSF. Além disso, o banco de dados utilizado será o
MySQL e o acesso se dará através ...
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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