Este artigo apresenta os principais recursos disponibilizados pelo Java RMI para realizar a invocação de métodos de objetos remotos, fazendo com que a comunicação entre aplicações Java localizadas em diferentes JVMs seja de simples implementação, mas muito eficiente, principalmente por que Java RMI cria uma abstração na qual o objeto remoto é acessado como se estivesse localizado na JVM local.
Através de sua forma natural e completamente integrada com a linguagem Java, o Java RMI se mostra como sendo um poderoso padrão que é utilizado no desenvolvimento de aplicações com objetos distribuídos, oferecendo uma abstração simples de comunicação entre processos, escondendo a complexidade do uso de sockets e outros mecanismos de baixo nível usados em aplicações em que objetos precisam receber ou enviar informações a outros objetos.
Em aplicações
distribuídas, é comum organizar os processos em processo servidor e processo
cliente, de forma que os processos possam estar localizados em plataformas
diferentes, em computadores diferentes. Segundo esse modelo, o processo
servidor oferece serviços aos processos clientes, porém a implementação do
modelo de comunicação entre tais processos pode ser difícil devido à
complexidade natural da utilização de sockets ou outras streams
de comunicação de dados. A complexidade aumenta quando é necessário acessar ou enviar
objetos pela internet, pois os mesmos apresentam atributos e métodos que
precisam ser convertidos para a forma binária para serem enviados por uma stream.
A fim de facilitar
a implementação de aplicações distribuídas entre diversas plataformas de
sistemas operacionais ou hardware, foi criado o padrão CORBA (Common Object
Request Architecture), disponibilizado nas linguagens mais adotadas. Sua
implementação oferece recursos para serem utilizados para facilitar a
comunicação entre objetos de aplicações diferentes, dessa forma, permitindo invocar
métodos de objetos remotos, mover objetos entre computadores diferentes e
outros.
CORBA é um padrão
multilinguagem, mas existe outro padrão criado especificamente para a linguagem
Java, chamado de Java RMI (Java Remote Method Invocation), onde são
oferecidos recursos avançados para o desenvolvimento de aplicações com objetos
distribuídos, de forma a disponibilizar classes e interfaces simples de usar, mas
poderosas; deste modo, possibilitando que a utilização de tais recursos seja totalmente
contida na linguagem Java, sem precisar de bibliotecas de terceiros e sem sobrecarregar
os programas com sintaxe adicional, e facilitando em muito o desenvolvimento de
aplicações com objetos distribuídos.
Geralmente em
aplicações Java RMI, o servidor é usado para criar objetos remotos cujos métodos
são invocados pelos clientes da mesma forma como se fossem objetos locais, simplificando
bastante as aplicações que realizam comunicação entre objetos distribuídos. Dessa
forma, o Java RMI esconde a complexidade inerente à transmissão de dados por streams
pela internet.
A fim de que os
objetos remotos sejam encontrados, um registro de objetos remotos é utilizado,
e ele possibilita vincular objetos a nomes no lado do servidor, operação
chamada de bind. No lado do cliente, o registro é consultado para que se
obtenham referências a objetos remotos.
O pacote java.rmi
O pacote java.rmi contém a implementação do Java
RMI pertencente ao JDK e disponibiliza classes, interfaces e subpacotes para
serem utilizados no desenvolvimento de aplicações com objetos distribuídos. Dentre
estes recursos, os principais são:
•
Remote: É uma interface que indica se um objeto possui métodos que podem ser
invocados remotamente por outras JVMs;
•
MarshalledObject: É uma classe, e o seu construtor recebe um
objeto e o converte para um vetor de bytes (marshalling). Suporta também
a reconstrução do objeto (unmarshalling);
•
Naming: É uma classe que oferece métodos para armazenar e consultar
referências a objetos remotos no registro de objetos remotos do Java RMI;
•
RMISecuretyManager: É uma classe utilizada por aplicações para
verificar os requisitos de segurança para acessar classes descarregadas pela
internet para serem executadas na máquina local;
•
AccessException: É uma exceção que pode ser lançada por
vários métodos da classe Naming, por
exemplo, quando um servidor tenta se registrar no registro de objetos remotos e
ocorre um erro;
•
AlreadyBoundException: É uma exceção que ocorre quando se tenta
registrar um nome no registro de objetos remotos, porém esse nome já se
encontra registrado;
•
ConnectException: É uma exceção que é lançada quando não é
possível realizar uma conexão entre objetos remotos;
•
ConnectIOException: É uma exceção que é lançada quando ocorre
uma IOException na tentativa de conexão
entre dois objetos remotos;
•
MarshallException: É uma exceção que é lançada quando ocorre
erro na operação de marshalling;
•
NoSuchObjectException: É uma exceção que é lançada quando a
aplicação tenta acessar um objeto remoto que não existe mais;
•
RemoteException: É a superclasse comum a um grande número de
exceções que podem ocorrer durante a invocação de um método remoto;
•
ServerException: É uma exceção que é lançada no servidor se
ocorrer erro no processamento de uma requisição de invocação de um método
remoto por um cliente remoto;
•
UnmarshallException: É uma exceção que é lançada quando ocorre
erro na operação de unmarshalling;
•
java.rmi.activation: É um pacote que oferece suporte à ativação
de objetos remotos. Tais objetos são objetos que necessitam de acesso ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.