De que se trata o artigo: Este artigo aborda os conceitos de REST baseado no protocolo HTTP indicando como ele pode ser utilizado com o mundo mobile, especificamente associado ao desenvolvimento de aplicativos Android utilizando o framework CRest.


Em que situação o tema é útil
: O tema é útil para profissionais que desenvolvem soluções Android e pretendem escalar sua solução implementando o REST com base nos recursos e facilidades do protocolo HTTP.

RESTful em aplicações Android: Neste artigo é apresentando os conceitos de REST e sua implementação baseada no protocolo HTTP, mais conhecida como RESTful. Abordaremos a formalização das implementações Java RESTful, através do documento JAX-RS e os benefícios do framework CRest em aplicativos Android que consumem informações de Web Services RESTful.

Quando temos a missão de arquitetar uma solução distribuída para web rapidamente pensamos em disponibilizá-la utilizando o protocolo HTTP. Nada mais normal pensar no protocolo mais difundido da web e que possui características bastante convincentes como o desacoplamento, facilidade e objetividade no tráfego de informações.

Uma das características mais marcantes deste protocolo é a sua objetividade. Trafegar informações pelo HTTP é uma tarefa bastante simples onde basicamente devemos definir o método a ser utilizado (POST, GET etc.) e os parâmetros a serem enviados e/ou recebidos.

Evoluir a tecnologia é necessário para atender as novas demandas, porém acredito que toda solução não devesse perder o foco da simplicidade e objetividade, e o protocolo HTTP é utilizado como base para trafegar informações entre sistemas através da Web. No ano 2000 uma tese de doutorado defendida por Roy Fielding, um dos principais autores do protocolo HTTP, apresenta um conceito chamado REST.

REST, REpresentational State Transfer, ou ainda, Transferência de Estado Representacional, define um estratégia de design do software distribuído para troca de informações que, associado ao protocolo HTTP, traz uma série de benefícios ao software que o implementa.

Apesar do REST já ter sido especificado há algum tempo, ainda é extremamente aplicável atualmente, principalmente por permitir que soluções troquem informações de forma desacoplada, que é uma característica muito importante quando nos referimos a soluções mobile.

Quando nos referimos especificamente ao mundo Android, utilizar REST é uma solução interessante, principalmente por estar associado à escalabilidade da solução e simplicidade da integração.

Neste contexto, este artigo apresenta um pouco mais sobre os conceitos do REST e a facilidade na implementação deste design no mundo Android utilizando o framework CRest.

RESTful HTTP

REST não é uma especificação, norma ou algo do gênero. REST é um estilo de design de software voltado para sistemas distribuídos.

Na teoria o REST não tem vínculo com o protocolo HTTP. Sua idealização teve foco na apresentação de um estilo que poderia ser implementado utilizando muitas tecnologias diferentes baseados na criatividade e adaptação da necessidade do projeto as premissas abstratas definidas pelo conceito de REST.

O REST define alguns conceitos associados a recursos e uma interface comum, ou seja, a ideia é que todo recurso deveria responder aos mesmos métodos. Porém, a tese de Roy Fielding não diz que métodos são estes, nem quantos e como eles deveriam ser; daí a citação realizada a pouco “premissas abstratas” associado aos conceitos de Rest.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo