Revista Java Magazine 90: EJB, JPA e JSF - Aprenda Java EE 6 construindo uma rede social

Nesta edição:

  • Eclipse Orion

    O artigo trata do Eclipse Orion, nova plataforma para o desenvolvimento de aplicações Web que tem como característica marcante ser ela própria construída sobre a plataforma Web. O Orion foi proposto recentemente pela Eclipse Foundation, dentro dos objetivos do projeto e4, que visa construir uma plataforma de próxima geração para integração de ferramentas e aplicativos baseados em componentes (plug-ins).

  • Conhecendo o Apache Pivot

    O artigo apresenta o Apache Pivot, uma plataforma open-source para o desenvolvimento de aplicações ricas em Java e XML, abordando alguns de seus recursos em uma aplicação de exemplo, desenvolvida para desktop e com acesso a banco de dados.

  • EJB, JPA e JSF: uma amizade consolidada

    Novas funcionalidades para nossa rede social, implementadas através de componentes para criação de links e apresentação de mensagens, registro de relacionamentos N-para-N em JPA e comunicação entre beans gerenciados.

  • Hibernate Annotations

    Mapeamento Objeto-Relacional (MOR) utilizando anotações para descrever os metadados necessários. Nesse artigo serão usadas diversas anotações da especificação JPA que o Hibernate implementa e algumas classes providas pelo Hibernate para que a persistência e recuperação dos dados seja tão fácil quanto o mapeamento das classes

  • Reconhecendo Gestos no Android

    Neste artigo, veremos através de um exemplo prático, como reconhecer gestos usando a Gestures API do Android. Serão apresentados os conceitos e as ferramentas necessárias, assim como os desafios de sua utilização.

  • Escopos de managed beans no JSF 2.0

    Este artigo apresenta os escopos especificados e implementados na versão 2.0 do JSF (JavaServer Faces). As características de cada escopo e o relacionamento de managed beans registrados com cada um deles fazem parte do texto desenvolvido. As possíveis relações entre os escopos, ou seja, entre os objetos registrados com eles são também informadas.

  • Customizando o Maven: plug-ins em ação

    Neste artigo abordaremos os principais conceitos relacionados à construção de plug-ins para o Maven. Em seguida desenvolveremos um exemplo completo para automatizar a criptografia de classes durante o build de um aplicativo. Por fim, mostraremos como utilizar o novo artefato em uma aplicação web