Revista SQL Magazine 117

Nesta edição:

  • Modelagem SQL x NoSQL

    Com este artigo é possível compreender melhor como a modelagem funciona nos bancos de dados NoSQL. Neste contexto são discutidos exemplos de como as integridades de entidade, de domínio e referencial afetam a modelagem tradicional.

  • Realizando tuning com o SQL Server 2012

    Veja nesse artigo alguns recursos fundamentais para monitoramento de banco de dados com relação a desempenho. Veja como obter diagnósticos de problemas de alto consumo de recursos, melhorando assim a velocidade de consultas e transações.

  • Eventos de espera no SQL Server

    Este artigo trata da análise dos eventos de espera do seu servidor SQL Server e de como podemos utilizar essas informações em análises de desempenho e performance, direcionando nossos esforços para a otimização de consultas.

  • Monitorando uma instância SQL Server

    Este artigo abordará técnicas de monitoração que surgiram até o SQL Server 2012 e boas práticas para sua implantação. Adotar boas práticas ao gerenciar um banco de dados culmina na monitoração proativa da instância.

  • Por dentro do Oracle Database 12c

    Neste artigo será apresentada uma introdução sobre o mais novo banco de dados da Oracle, o Oracle Database 12c. Veremos as novidades e melhorias do banco de dados que foi adaptado ao conceito de Cloud Computing.

  • Bancos conectáveis com o Oracle 12c

    O artigo descreve a nova arquitetura de bancos conectáveis que surgiu a partir da versão 12c do banco de dados Oracle. Além do conceito serão mostradas algumas consultas a novas tabelas do dicionário de dados relativas a esses conceitos.

  • Alta disponibilidade no banco de dados Oracle – Parte 3

    O artigo trata de técnicas de utilização do banco de dados Oracle em ambientes de alta disponibilidade, mais especificamente para garantir alta disponibilidade do banco de dados em paradas não planejadas.

  • Avaliação de recursos do paralelismo

    Neste artigo serão descritos e realizados testes que utilizam recursos paralelos apenas de processador e uso de memória. O paralelismo em disco não será adotado, pois exige discos em níveis RAID 0 (zero) e configurações adicionais no S.O.