Artigo extraído do site: www.imasters.com.br
RMAN: Preparação do Ambiente
Depois de conhecermos a ferramenta de backup, o Recovery Manager, produto que já acompanha a instalação do software Oracle Database, vamos discutir como preparar um ambiente real com RMAN.
Como dito na coluna anterior, o RMAN pode trabalhar utilizando um repositório ou catálogo para armazenar todas as informações que precisa para gerenciar todas as operações de backup. Mas, para entender perfeitamente, não vamos apenas falar de comandos e falar de um ambiente genérico, vamos mais à frente, conhecer o ambiente que trabalhamos e criar uma ambiente de backup prático, desde a infra-estrutura oferecida até estratégias e soluções que podemos utilizar.
Para começar, devemos realizar um levantamento da infra-estrutura que temos e saber qual a melhor solução para criarmos nosso ambiente de backup, informações como:
- Escolher o servidor de backup;
- Limites de hardware;
- Sistema operacional;
- Estruturas de rede;
- Dispositivos de armazenamento (FITA ou DISCO);
- E, o principal, quais são os bancos de dados que devemos realizar backup.
A fim de exemplificar, vou descrever as características de um servidor de pequeno porte para o ambiente de teste, levando em consideração as informações acima, temos o seguinte:
Ambiente de Backup
Servidor
Hostname: SERVERDB
IP: 172.16.192..1
Hardware: 1 Processadore 2.8 GB
3 Discos SATA de 140GB
1 placa de rede 10/100 MB
1 placa de rede GigaByte
2 GB de memória DDR
1 Dispositivo de Fita DLT 160GB
Sistema Operacional: Linux Red Hat Advanced Server 4
Software do Banco de dados: Oracle Database 10G Release 10.2.0
Infra-Estrutura
Redundância elétrica
Alojamento dentro de CPD (Ar-Condicionado, cabeamento estruturado, rack e etc)
Media Server
Redes Corporativa e exclusiva para backup.
Até parece besteira quando bate o olho e percebe que essas informações não tem nada a ver com banco de dados, outras pessoas podem até lhe questionar sobre o assunto, mas por que você DBA (ou outro profissional) deve estar ciente sobre isso?
Pelo simples motivo que para um bom ambiente de backup, não basta você apenas configurar o RMAN e começar a realizar diversos backup e deixar por isso mesmo, você deve ter a consciência que está guardando as informações de uma empresa, e por isso, pode custar seu emprego e milhões para uma empresa, caso perca esses dados.
Resumindo nossa infra-estrutura, quais pontos positivos conseguimos encontrar no exemplo, para escolhermos um servidor para backup:
1º - Servidor com uma capacidade razoável, para aplicar diversas estratégias.
2º - No servidor e na infra-estrutura, perceba que existem duas placas de rede, uma para rede Corporativa (megabyte), onde poderá trafegar dados para manutenção de bases, consultas e etc, e uma rede de backup (gigabyte) onde trafegará todos os dados para backup, assim, conforme o volume de dados que for trafegar, não irá criar gargalos em outros tipos de serviços mencionados acima, e fora que é bem mais rápido.
3º - Uma coisa importante, existe uma redundância elétrica, resumidamente, caso ocorra parada de energia no ambiente, nosso servidor de backup estará disponível e efetuando todas as tarefas do momento e conta um Media Server, onde aumenta a capacidade de armazenamento do backup para fita.
Ao termos em mãos a infra-estrutura para implementar o backup, devemos saber quais bancos de dados do ambiente da empresa será necessário ter backup e levantar as principais informações sobre cada um. Exemplo:
Ambiente de Banco de Dados
Servidor 1
Hostname: SERVERDB1
Sistema Operacional: Linux Red Hat Advanced Server 4
IP: 172.16.192..2
Versão do software de banco de dados: Oracle Database 10G
Banco de dados:
Nome: DBTESTE1
Armazenamento: LVM
Tamanho: 100GB
Versão: Oracle Database 10G
Ambiente: Desenvolvimento
Tipo de Arquivamento: NOARCHIVELOG
Nome: DBTESTE2
Armazenamento: ASM
Tamanho: 2TB
Versão: Oracle Database 10G
Ambiente: Produção
Tipo de Arquivamento: ARCHIVELOG
Servidor 2
Hostname: SERVERDB2
Sistema Operacional: Microsoft Windows 2000 Server
IP: 172.16.192..3
Versão do software de banco de dados: Oracle Database Express Edition
Banco de dados:
Nome: XE
Armazenamento: DISCO
Tamanho: 1GB
Versão: Oracle Database 10G
Ambiente: Desenvolvimento
Tipo de Arquivamento: NOARCHIVELOG
Isso será necessário para conseguirmos planejar e criar boas soluções para backup e recuperação rápida, sem perda de tempo. Analisar cada ambiente de banco de dados, saber o que cada um faz, o modo que ele está trabalhando, irá conseguir dimensionar suas automatizações e áreas de recuperação para cada banco de dados.
Abaixo segue um exemplo básico, de como os servidores estão se comunicando e como será feito o backup:

Analisando a figura acima, o servidor SERVERDB ficará responsável por armazenar o catálogo do RMAN para todas as bases de dados, será responsável também de enviar todos os arquivos para FITA (DLT) ou conjunto de discos (3 Discos de 140GB).
A figura também está ilustrando a rede corporativa, trabalhando na velocidade de 10/100 MB/s, que poderá enviar e receber informações do catálogo, ser utilizada para pequenas restaurações (EXP/IMP) ou outros serviços administrativos leves.
O grande poder do RMAN é ele utilizar uma estrutura multi-plataforma, em outras palavras, todos os scripts que fizer para backup ou recuperação no sistema operacional Linux (Servidor SERVERDB1), poderá ser o mesmo utilizado no sistema operacional Windows (Servidor SERVERDB2).
No ambiente que temos acima, também já podemos dizer que algumas soluções podem ser aplicadas, como:
- Criação de instância auxiliar para apoio em recuperação, no servidor SERVERDB.
- Soluções de TSPITR (Tablespace Point-in-time Recovery).
- Movimentação de tablespaces, podendo ser entre outros plataformas.
- Área para remanejamento de ARCHIVES.
- Centralização de scripts para automatização dos backup e etc.
Concluindo, nossa preparação para implantarmos o RMAM e testar em ambientes reais já está pronto, informação básica da infra-estrutura deve ser considerada pelo DBA ou equipe responsável para ter controle e segurança sobre o backup. Como dito anteriormente, não basta realizar um backup, sendo que quando precisar, ele não poderá voltar, por problemas de hardware, rede, fita e etc.
Agora, na próxima coluna, chega de “blá blá blá” e vamos literalmente implantar o RMAN no ambiente que citamos hoje, vamos criar a instância para catálogo e trabalhar um pouco com a ferramenta.