Vou abordar cada rotina de forma teórica e prática.

- Abs(): Função retorna o valor absoluto(módulo) de um valor real.

Abs(-1.5); //a função ignora o sinal negativo e retorna 1.5.

Abs(-1); //’a função ignora o sinal negativo e retorna 1.

- Frac(): Função retorna o fracionário de um valor real.

Frac(-1.5); //retorna -5.

Frac(1.5); //retorna 5.

- Int(): A Função Int, ao contrário da função Frac, retorna a parte inteira de um valor real.

Int(-1.5); //retorna -1.

Int(1.5); //retorna 1.

- Odd(): A função Odd retorna um Booleano. True no caso do valor real for Ímpar, False se for Par.

Odd(-1.5); //retorna True.

Odd(2); //retorna False.

- Trunc(): A função Trunc trunca um valor do tipo real para um valor inteiro.

Trunc(12.6); //retorna 12

Trunc(13.4); //retorna 13

Trunc(13.5); //retorna 13

Trunc(14.5); //retorna 14

Trunc(15.5); //retorna 15

- Round(): A função Round retorna um valor inteiro arredondado para o número inteiro mais próximo do valor passado como parâmentro. Ela utiliza por padrão o método do banqueiro, em que números com a parte decimal igual a 0,5 são arredondados para o número par mais próximo.

Round(12.6); //retorna 13

Round(13.4); //retorna 13

Round(13.5); //retorna 14

Round(14.5); //retorna 14

Round(15.5); //retorna 16

- Sqr(): A função Sqr retorna o quadrado de um número real.

Sqr(2); //retorna 4

Sqr(10); //retorna 100

- Sqrt(): A função Sqrt retorna a raiz quadrada de um número real.

Sqrt(4); //retorna 2

Sqrt(100); //retorna 10

- Exp(): A função Exp retorna o valor de 'e' elevado à potência do valor passado como parâmetro, onde 'e' é a base dos logaritmos naturais.

Exp(2); //retorna 7,38905609893065

Exp(4); //retorna 54,5981500331442

- Ln(): A função Ln retorna o logaritmo natural de uma expressão real.

Ln(2.72); //retorna 1,00063188030791

Ln(10); //retorna 2,30258509299405

- Random(): A função gera números aleatórios dentro de um intervalo especificado. Onde: 0 <= X < Range. Se a faixa não for especificada, o resultado é um número aleatório do tipo real dentro do intervalo: 0 <= X < 1. Para inicializar o gerador de números aleatórios, adicione uma chamada a Randomize.

Randomize;

Random(10); //retorna um número entre 0 e 10

Random(100); //retorna um número entre 0 e 100

Random; //retorna um número entre 0 e 1.


É isso ae pessoal, no próximo post irei aprofundar nas rotinas do Delphi para arredondamento, são elas: Round(), RoundTo(), SimpleRoundTo(), SetRoundMode() e GetRoundMode().