Serialização e deserialização em Java - Revista Java Magazine 98 - Parte 1
Este artigo apresenta uma comparação entre três alternativas para a serialização e deserialização de objetos Java. As opções comparadas são a serialização binária, o uso de arquivos no formato XML e o armazenamento no banco de dados MySQL.
ArtigosJavaSerialização e deserialização em Java - Revista Java Magazine 98 - Parte 1
Este artigo apresenta uma
comparação entre três alternativas para a serialização e deserialização de
objetos Java. As opções comparadas são a serialização binária, o uso de
arquivos no formato XML e o armazenamento no banco de dados MySQL.
Em que situação o tema é útil:
O tema é útil para
desenvolvedores que procuram mais informações sobre qual abordagem de
serialização utilizar incluindo detalhes como tempo de execução para
serialização/deserialização, tamanho dos objetos, capacidade para
interoperabilidade e presença de recursos adicionais.
Resumo DevMan:
A serialização e
deserialização de objetos em Java é útil em diversos contextos como jogos, aplicações
distribuídas, servidores de cache e no mapeamento objeto-relacional (ORM). Este
artigo apresenta uma comparação técnica entre as opções de serialização e
deserialização de objetos Java que utilizam o formato binário, o formato XML e
o armazenamento de objetos dentro do banco de dados MySQL. A comparação leva em
consideração tempos de execução, tamanho de objetos, interoperabilidade e
recursos adicionais.
A linguagem de programação Java é fortemente baseada nos
conceitos definidos no paradigma de orientação a objetos. Isso quer dizer que é
comum manipular campos, métodos, variáveis e outros elementos por meio de
instâncias das classes que são armazenadas em variáveis e que permitem o acesso
às funcionalidades proporcionadas por uma classe.
A manipulação dos objetos em Java utiliza como cenário a
memória para o armazenamento das variáveis enquanto a aplicação está sendo
executada. Porém, existem diversas situações onde é necessário realizar a
persistência dos objetos, ou seja, armazená-los em outro local que não seja a
memória para depois resgatá-los e colocá-los de volta na memória, onde podem
ser manipulados.
Esta operação de persistência de objetos em locais que não
sejam a memória recebe o nome de serialização. Já a operação inversa, ou seja,
a leitura dos objetos e posterior colocação em memória é chamada de deserialização.
Atualmente existem diversas técnicas, padrões, bibliotecas, frameworks e
soluções para auxiliar o desenvolvedor Java a serializar e deserializar seus
objetos de maneira simples, rápida e com diversas funcionalidades agregadas.
Este artigo apresentará uma comparação técnica entre as
abordagens que permitem a serialização de objetos Java em arquivos binários e
no formato XML armazenados no sistema de arquivos do computador, e também abordará
a serialização binária de objetos armazenada em um banco de dados relacional. A
comparação indicará os tempos de serialização/deserialização, características
das abordagens e detalhes técnicos que podem auxiliar o desenvolvedor quando
for necessário tomar uma decisão em relação à maneira e ao local de
persistência dos seus objetos. Com base no que foi apresentado neste artigo o
leitor terá uma visão geral de como implementar a serialização e a
deserialização de objetos simples, tanto em arquivos como em um banco de dados.
Nesta primeira parte veremos o que é a serialização e
deserialização de objetos e os detalhes do ambiente de testes e do conjunto de
dados utilizado para a comparação entre as abordagens escolhidas.
Serialização e Deserialização de dados
Antes de começar a compreender os detalhes técnicos
envolvidos na serialização de objetos em Java, é importante saber quais são os
principais cenários de utilização deste recurso e o que ele proporciona para o
desenvolvedor quando ele estiver considerando os requisitos e funcionalidades
da aplicação. Veremos aplicações que envolvem interoperabilidade, servidores de
cache, mapeamento objeto-relacional,
persistência de estado em jogos e aplicações colaborativas.
A utilização de objetos implica na criação de um elemento da
linguagem de programação que terá comportamento, representado pelos métodos, e
características, representadas pelos campos que geralmente são acessados por
meio de métodos públicos getters e setters. As características armazenam
dados de acordo com os tipos de dados existentes no Java e também de acordo com
os tipos de dados criados pelo usuário. Em muitas situações é preciso realizar
a troca destes dados entre aplicações heterogêneas (não desenvolvidas em Java)
ou homogêneas (desenvolvidas na plataforma Java). Esta interoperabilidade é uma
das principais motivações para a persistência de objetos em Java através da
serialização/deserialização. Por exemplo: um sistema financeiro externo pode
exigir que, em um determinado momento, todos os dados armazenados nos objetos
de uma aplicação em Java que está sendo executada sejam enviados para uma
auditoria. Outro exemplo inclui a comunicação por meio de componentes como Web
Services, que devido ao seu baixo acoplamento e uso de protocolos abertos como
SOAP, exige algum tipo de serialização/deserialização de objetos para a troca
de informações entre sistemas diferentes.
Recentemente o uso de servidores de cache, como o Memcached, por
exemplo, tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente em aplicações Web. O
objetivo destes servidores é utilizar técnicas de cache para tornar mais rápido
o acesso a objetos já criados. Neste cenário o recurso de
serialização/deserialização assume um papel importante, pois o núcleo destes
servidores depende diretamente de como a serialização/deserialização é
empregada.
Outro exemplo comum de serialização envolve o uso de
aplicações que fazem o mapeamento entre o modelo de classes de uma aplicação
Java e o modelo de dados armazenado em um banco de dados. Geralmente a
implementação e uso deste mapeamento é conhecido pela sigla ORM (Object-Relational
Mapping), e sua implementação é facilitada por frameworks como Hibernate e Spring.
Estes frameworks utilizam os conceitos de serialização/deserialização
internamente, de forma a encapsular os detalhes envolvidos na persistência das
informações.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.