Sistemas Móveis – Parte 02

Por: Bruno Pinheiro Bastos e  Eduardo Bonfim Jerônimo

Fundamental Teórico Sobre Sistemas Móveis

Diante da possibilidade de acesso à informação em qualquer lugar e a qualquer momento, pode-se imaginar um leque enorme de possibilidades de novas aplicações e serviços para computação móvel, tais como:

·    Aplicações Pessoais - Organização Pessoal, acesso à informação, transferência de arquivos, Web, email, etc.;

·  Aplicações Corporativas - Acesso remoto a informações corporativas, apoio à tomada de decisão, vendas, distribuição, transportes, estoque, automação industrial, etc.;

·  Aplicações Financeiras - Transações eletrônicas, operações bancárias, etc.;

·  Aplicações para Medicina - Acesso a informações de pacientes, consulta a banco de dados de doenças, interação entre equipe médica, monitoração de informações clínicas de pacientes e outras;

·  Policiamento e Segurança – Consulta de dados criminais de suspeitos, consulta de dados de roubos e furtos, informações de ocorrências, etc.;

·  Aplicações Militares – Coordenação de operações, treinamento e outras;

·  Serviços de Informação em geral - Trânsito, tempo, eventos, etc.;

·  Entretenimento - Jogos pessoais e interativos.

Vale ressaltar a independência e flexibilidade do acesso às informações uma vez que podemos realizar essas atividades remotamente através de um dispositivo computacional.

Diversos serviços podem ser implementados para computação móvel. Em geral, temos acesso à troca de mensagens (SMS e MMS), chats, correio eletrônico, mas a computação móvel é muito mais do que isso.

Nada disso seria possível sem o acesso à comunicação. As redes de telefonia celular e as redes sem fio que são a infra-estrutura (Figura 1) necessária para o acesso do usuário aos serviços móveis. Atualmente, os principais padrões de redes sem fio são as tecnologias Bluetooth, WiFi (padrão IEEE 802.11), para redes locais sem fio (WLANs) e WiMax (padrão IEEE 802.16), para redes de longa distância. Diversos dispositivos já têm suporte ao Bluetooth e os mais modernos já saem de fábrica com suporte a Wi-Fi.

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Figura 1: Representação de um cenário de computação móvel. Fonte: [REF4]

Um dispositivo móvel deve ter a capacidade de realizar processamento, trocar informações via rede e ser capaz de ser transportado facilmente por seu usuário. Para isso, é importante que o dispositivo computacional tenha tamanho reduzido e não necessite de cabos para conectá-lo à rede de dados ou fonte de energia elétrica. Assim, equipamentos deste tipo devem ter as seguintes características: ser bem menor que as estações de trabalho que costumamos usar, geralmente manipulados no colo ou na palma das mãos; possuir uma bateria, para evitar a necessidade de conexões à rede elétrica através de cabos que limitariam muito a mobilidade; e ter acesso a dados através de tecnologias de redes sem fio, pelo mesmo motivo anterior.


Referencias Bibliográficas

[REF4] JOHNSON, THIENNE M. JAVA para Dispositivos Móveis:
Desenvolvendo Aplicações com J2ME Editora Novatec