Sistemas Móveis – Parte 02
Por: Bruno Pinheiro Bastos e Eduardo
Bonfim Jerônimo
Fundamental Teórico
Sobre Sistemas Móveis
Diante da possibilidade de acesso à informação em qualquer lugar e a qualquer
momento, pode-se imaginar um leque enorme de possibilidades de novas aplicações
e serviços para computação móvel, tais como:
· Aplicações Corporativas - Acesso remoto a informações corporativas, apoio à tomada de decisão, vendas, distribuição, transportes, estoque, automação industrial, etc.;
· Aplicações Financeiras - Transações eletrônicas, operações bancárias, etc.;
· Aplicações para Medicina - Acesso a informações de pacientes, consulta a banco de dados de doenças, interação entre equipe médica, monitoração de informações clínicas de pacientes e outras;
· Policiamento e Segurança – Consulta de dados criminais de suspeitos, consulta de dados de roubos e furtos, informações de ocorrências, etc.;
· Aplicações Militares – Coordenação de operações, treinamento e outras;
· Serviços de Informação em geral - Trânsito, tempo, eventos, etc.;
· Entretenimento -
Jogos pessoais e interativos.
Vale ressaltar a independência e flexibilidade do acesso às informações uma vez
que podemos realizar essas atividades remotamente através de um dispositivo
computacional.
Diversos serviços podem ser implementados para computação móvel. Em geral,
temos acesso à troca de mensagens (SMS e MMS), chats, correio eletrônico, mas a
computação móvel é muito mais do que isso.
Nada disso seria possível sem o acesso à
comunicação. As redes de telefonia celular e as redes sem fio que são a
infra-estrutura (Figura 1) necessária para o acesso do usuário aos serviços
móveis. Atualmente, os principais padrões de redes sem fio são as tecnologias
Bluetooth, WiFi (padrão IEEE 802.11), para redes locais sem fio (WLANs) e WiMax
(padrão IEEE 802.16), para redes de longa distância. Diversos dispositivos já
têm suporte ao Bluetooth e os mais modernos já saem de fábrica com suporte a
Wi-Fi.
Figura 1: Representação de um
cenário de computação móvel. Fonte: [REF4]
Um dispositivo móvel deve ter a capacidade de realizar processamento, trocar
informações via rede e ser capaz de ser transportado facilmente por seu
usuário. Para isso, é importante que o dispositivo computacional tenha tamanho
reduzido e não necessite de cabos para conectá-lo à rede de dados ou fonte de
energia elétrica. Assim, equipamentos deste tipo devem ter as seguintes
características: ser bem menor que as estações de trabalho que costumamos usar,
geralmente manipulados no colo ou na palma das mãos; possuir uma bateria, para
evitar a necessidade de conexões à rede elétrica através de cabos que
limitariam muito a mobilidade; e ter acesso a dados através de tecnologias de
redes sem fio, pelo mesmo motivo anterior.
Referencias Bibliográficas
[REF4] JOHNSON, THIENNE
M. JAVA para Dispositivos Móveis: Desenvolvendo Aplicações com J2ME Editora
Novatec