Sistemas Móveis – Parte 05

Por: Bruno Pinheiro Bastos e Eduardo Bonfim Jerônimo


Existem limitações impostas para desenvolver aplicativos voltados a dispositivos de poucos recursos computacionais e requerem alguns cuidados especiais [REF4].

Primeiramente, devemos projetar a aplicação tendo em vista o tamanho reduzido das telas. Isso demanda um bom planejamento de como dispor os elementos nas telas e dividir o uso de elementos gráficos (caixas de texto, comandos, listas etc.) em diversas telas.

Além disso, o aplicativo não deve demandar muito processamento no próprio dispositivo nem consumir muita memória. Deixar o processador estressado pode resultar no travamento da interface. Portanto, devemos projetar a aplicação para que execute tarefas mais simples ou em um servidor remoto. Outra opção é o uso de threads; isso vai permitir que o processamento de uma tarefa seja executado em paralelo com o gerenciamento do aplicativo.

Abaixo estão listados alguns dos principais problemas e desafios na programação de aplicativos para dispositivos móveis [REF4]:

- Características do Ambiente – Redes sem fio possuem largura de banda limitada, elevadas taxas de erro de transmissão devido a interferências e a possibilidade de desconexões freqüentes, seja por interferências ou por mobilidade.

-     Energia - Devido à mobilidade, dispositivos móveis devem ter suas próprias fontes de energia. O problema é que as baterias existentes não são muito duráveis.

-    Interface com Dispositivos Móveis – Dispositivos móveis geralmente têm telas pequenas, inexistência de teclados comuns ou mouse. As formas de interação com o dispositivo são diferentes e mais limitadas.

-    Capacidade dos Dispositivos Móveis – Esses dispositivos possuem recursos restritos de processamento e memória.

- Segurança – Redes sem fio são mais sujeitas a ataques maliciosos. Como não há uma rede física, os dados são propagados pelo ar e podem ser interceptados facilmente se não houver um esquema de autenticação e criptografia.

Conclusão

Ao desenvolver para dispositivos móveis, é muito importante entender toda sua infra-estrutura. Neste artigo vimos um apanhado geral sobre infra-estrutura, que nos serviu somente para nos ambientar e ficarmos a par de como os dispositivos móveis se comunicam com outros dispositivos, com sistemas na web etc.

Os sistemas móveis estão ganhando cada vez mais seu espaço na área de desenvolvimento de sistemas. Não só por ser uma novidade ou mais um atrativo pela facilidade de sua portabilidade, mas sim pela tendência de um novo campo na área de computação, levando-nos a ter a concepção, assim como já foi dito, de um novo paradigma computacional.

Enfatizamos, neste artigo, o desenvolvimento de aplicações de localização geográfica, por ser o foco desse projeto. Demonstramos alguns conceitos, aplicações e serviços que apóiam o desenvolvimento de softwares com esse fim.

É importante conhecer as Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs) que existem para esse campo de desenvolvimento. E também os conceitos, técnicas e métodos adotados pelo mashup. O mashup é uma metodologia que uniu alguns conceitos básicos já existentes para formar uma nova concepção de aplicações mais dinâmicas e quase que independentes, pelo fato de serem capazes de formar seu conteúdo automaticamente. No próximo artigo iremos adentrar mais no mundo das aplicações mashup, para que possamos entender mais como funciona esse novo conceito.

Referencias Bibliográficas

[REF4] JOHNSON, THIENNE M. JAVA para Dispositivos Móveis: Desenvolvendo Aplicações com J2ME Editora Novatec