Por que eu devo ler este artigo:

A ideia desse artigo é demonstrar a utilização da ferramenta de desenvolvimento Maker 3, apresentando seus componentes e principais funcionalidades que facilitarão o uso da ferramenta no dia a dia dos desenvolvedores Maker. No decorrer do artigo, demonstraremos a criação de um simples projeto no banco de dados SQL Server.

Procura-se demonstrar a nova versão do Maker 3, ferramenta de desenvolvimento RAD Web. Este artigo é útil tanto para os novos desenvolvedores Maker quanto para os desenvolvedores mais experientes que ainda não tiveram contato com o Maker 3.

A crise de software surgiu devido à grande demanda de software, falta de técnicas e grande complexidade nos problemas a serem resolvidos. Apesar de ter surgido a quase 5 décadas, a crise de software ainda é muito visível no dia a dia de desenvolvedores, analistas, gerentes de projetos e principalmente o cliente final.

Projetos com orçamentos e prazos estourados, softwares com baixa qualidade e código difícil de manter são algumas das formas da crise se manifestar.

Diante destes problemas, o Maker surge para quebrar paradigmas e simplificar o processo de desenvolvimento de software. Ele é uma ferramenta de desenvolvimento web voltada para o ambiente corporativo e a sua principal característica é permitir que o desenvolvimento seja realizado sem a utilização de linhas de código. As regras de negócio do projeto são desenvolvidas utilizando fluxogramas e recursos visuais que proporcionam o aumento da produtividade e ainda agregam poderosos recursos ao produto final.

Além disso, o Maker é acompanhado de assistente de formulários, assistente de consultas, assistente de relatórios, assistente de criação de tabelas e muitos outros recursos que auxiliam o desenvolvedor durante desenvolvimento do projeto.

Mas essa ferramenta não é só para desenvolvimento em fluxogramas, o Maker é também a simplificação do processo de desenvolvimento que, muitas vezes, se torna burocrático e custoso nas organizações, o que geralmente implica em cronogramas atrasados e com orçamento além do previsto. Dessa forma, ganhamos agilidade ao empregá-lo no desenvolvimento de soluções customizadas.

Mas em que situações o Maker simplifica?

· quando seu projeto desenvolvido é facilmente portado para a plataforma .NET;

· quando seu projeto pode ser facilmente portado para a plataforma Mobile sendo Android e/ou iOS;

· quando seu projeto pode ser publicado facilmente em servidores de aplicações Java;

· quando mostra boas práticas para o desenvolvedor durante seu uso;

· abstração da documentação do projeto, que é gerada automaticamente;

· quando a migração para qualquer banco de dados é feita apenas com alguns cliques.

E tudo isso sem que nada precise ser reescrito. Desenvolver com o Maker é normalmente muito mais rápido que utilizando abordagens mais tradicionais de desenvolvimento. Isso sem falar na curva de aprendizagem que é baixa.

Not ...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo