Uma tabela pode conter milhões de registros. Contudo, mover um volume tão grande de dados para a memória pode ser inviável. Além disso, na maioria dos casos precisamos modificar ou acessar poucos registros. A linguagem SQL nos permite parametrizar consultas para filtrar seu retorno.

Cláusulas WHERE no SQL

Neste documento falaremos sobre como isso é possível através da cláusula WHERE.

Sintaxe

Usamos WHERE para filtrar dados em um comando SQL. Essa cláusula deve ser seguida por uma expressão lógica.

Vemos a seguir um exemplo da sintaxe dessa cláusula.

WHERE [condição(ões)]

Tabela de exemplo

Para acompanhar os exemplos apresentados nessa documentação considere a seguinte tabela:

Tabela Produtos
Figura 1. Tabela Produtos

Expressões lógicas

Chamamos de expressão lógica o conjunto de uma ou mais condições a serem verificadas pela cláusula WHERE. Essas expressões são construídas utilizando operadores, sobre os quais falaremos a partir desta seção.

Igualdade

Este operador realiza a operação de igualdade entre dois valores. Com ele verificamos se o valor à direita do sinal = é igual ao valor contido na coluna informada à esquerda.

No exemplo a seguir buscamos um produto pela sua descrição:

SELECT
  descricao, 
  precocusto 
FROM
  produtos 
WHERE
  descricao = "Caderno Escolar"

Obteremos como retorno a primeira linha na tabela de produtos.

Diferença

Podemos ainda selecionar dados em uma tabela utilizando o operador <>, que aplica a operação de desigualdade entre dois valores.

No exemplo a seguir buscamos todos os produtos com categoria diferente de 2.

SELECT
  descricao, 
  precocusto 
FROM
  produtos 
WHERE
  categoria <> 2

Ao final dessa consulta teremos apenas o último registro da tabela de produtos retornado, pois ele é o único que atende ao critério estabelecido.

Menor que

O operador < verifica se o valor informado à esquerda é menor que àquele a direita. Podemos usar esse operador em conjunto com =, formando um único operador <=, chamado menor ou igual, para verificar se o valor é menor ou igual ao esperado.

No exemplo a seguir buscamos todos os produtos com preço de venda menor ou igual a 10:

SELECT
  descricao, 
  precocusto 
FROM
  produtos
WHERE
  precovenda <= 10

Visto que a tabela produtos possui dois registros com preço de venda menor ou igual a 10, apenas “Caneta Azul” será retornado.

Maior que

O operador > verifica se o valor informado à esquerda é maior que àquele a direita. Podemos ainda combinar > e = resultando em >=, que verifica se o valor é maior ou igual.

No exemplo a seguir buscamos os produtos com preço de venda maior ou igual a 40:

SELECT
  descricao, 
  precocusto 
FROM
  produtos
  WHERE
  precovenda >= 40

Uma vez que a tabela produtos possui um registro com preço de venda maior ou igual a 40, “Carregador Portátil”, apenas esse registro será retornado.

BETWEEN

Algumas vezes precisamos buscar registros de acordo com um intervalo de valores. Para isso contamos com o operador BETWEEN, que recebe um valor mínimo e um valor máximo e retorna os dados da coluna que atendem a esse critério.

No exemplo abaixo buscamos na tabela produtos os registros com preço de custo entre 1 e 5.

SELECT
  descricao, 
  precocusto 
FROM
  produtos 
WHERE
  precovenda BETWEEN 1 AND 5

Para essa consulta será retornado apenas o produto “Caneta Azul”.

Nota: Podemos usar o operador NOT antes do BETWEEN - na forma NOT BETWEEN - para retornar os registros que não atendam à condição estabelecida. Executando a consulta acima com NOT BETWEEN teríamos o comportamento inverso retornando todos os registros, exceto “Caneta Azul”.

LIKE

O operador LIKE permite comparar o valor de uma coluna com uma sequências de caracteres. Com ele podemos verificar se o texto na coluna contém uma palavra ou parte dela ou até mesmo uma sentença completa.

A sintaxe desse operador pode ser vista abaixo:

LIKE [sequência de caracteres]

Esse operador permite o uso do sinal %, que substitui um ou mais caracteres no início, meio ou final do texto utilizado como parâmetro. Exemplificando esse comportamento a seguir, usamos parte de uma palavra, “%ade%”, para buscar na coluna descrição por um texto que contenha “ade”, seja em seu início, meio ou final.

SELECT
  descricao, 
  precocusto 
FROM
  produtos 
WHERE
  descricao LIKE "%ade%"

Uma vez que apenas “Caderno” contém os caracteres “ade”, esse registro será retornado.

Nota: Podemos usar o operador NOT antes do LIKE - na forma NOT LIKE - para retornar os registros que não atendam à condição estabelecida. Executando a consulta acima com NOT IN todos os demais produtos seriam retornados, exceto “Caderno”.

IN

Com o operador INpodemos criar uma lista de valores que serão comparados com o valor na coluna. Dessa forma a linha a qual o valor avaliado pertence será ignorada exceto se qualquer um dos valores na lista corresponder ao valor da coluna.

Esta lista de valores pode conter tanto números quanto sequências de caracteres:

IN (1, 2, 3)

IN (“caderno”, “caneta”)

A seguir temos um exemplo do uso deste operador, no qual buscamos os produtos de código 1 e 3:

SELECT 
  codigo, 
  descricao
FROM 
  produtos
WHERE 
  codigo IN (1, 3)

Teremos como resultado dessa consulta as linhas 1 e 3 da tabela produtos.

Nota: Podemos usar o operador NOT antes do IN - na forma NOT IN - para retornar os registros que não atendam à condição fornecida. Aplicando NOT IN ao exemplo acima, apenas “Caneta” seria retornado.

AND e OR

Há casos nos quais precisamos unir duas ou mais condições. Na linguagem SQL podemos realizar essa tarefa através de operadores lógicos como AND, que aplica a operação lógica E, e OR, que aplica a operação lógica OU.

A seguir listamos todos os produtos com preço de venda 40% maior que o preço de custo e que pertencem a categoria 2.

SELECT 
  codigo, 
  descricao,
  precocusto,
  precovenda
FROM 
  produtos
WHERE 
  precovenda >= (precocusto + (precocusto * 0.4)) AND categoria = 2

Ao final da consulta apenas a linha 2 da tabela será retornada.

Nota: O uso dos parênteses evita erros de lógica, pois por padrão as expressões dentro deles são avaliadas e resolvidas primeiro. Além disso, é uma boa prática organizar o código dessa forma para facilitar sua compreensão.

Exemplo prático

No exemplo abaixo buscamos os produtos de categoria 2 ou que tenham preço de venda maior que 10 e que possuam preço de custo menor que 20.

  SELECT 
    codigo, 
    descricao
  FROM 
    produtos
  WHERE 
    (categoria = 2 OR precovenda > 10) AND precocusto < 20
  

Como resultado obteremos as linhas 1 e 2, que atendem a todos os critérios estabelecidos.

Links Úteis

Saiba mais sobre SQL ;)

  • Guia de Referência SQL:
    Neste Guia de Referência você encontrará todo o conteúdo que precisa para aprender sobre a SQL, linguagem de consulta estruturada utilizada por programadores e DBAs para a execução de consultas e comandos nos principais SGBDs do mercado.
  • Linguagem SQL: torne seu código SQL mais legível:
    Este artigo mostra algumas técnicas para tornar o código armazenado em scripts SQL mais “polido”, ou seja, mais adequado para receber modificações no futuro.
  • Primeiros passos com a linguagem SQL:
    Neste curso conheceremos os primeiros comandos da linguagem SQL (Structured Query Language), utilizada na estruturação e consulta de bancos de dados relacionais como MySQL e SQL Server.